Retrômobilismo#18: Além do jipe, Bandeirante também tinha a picape!


A Toyota fixou suas raízes no Brasil em 1958, mas só em 1962 quando a linha Bandeirante começou a sua trajetória no Brasil. Fabrica em São Bernado do Campo a partir de Maio de 1962, a Bandeirante Picape foi a grande rival de Ford F100, Chevrolet Brasil e Willys F75, um segmento maior que o jipe Bandeirante. O modelo vinha com motor 3.4 Diesel com 4 cilindros que rendia 78cv a 3000rpm 4x4 de origem Mercedes-Benz. Levava até 3 ocupantes, e tinha variações de carroceria, como simples, simples alongada e cabine dupla. Em 1962 mesmo a picape chegava com caçamba curta. Já a cabine dupla surgiu em 1965. Em 1968 o Bandeirante Picape já era 100% nacionalizado com todas as peças podendo ser compradas pelo consumidor, o que titulou toda a sua carreira por ser robusto e com peças fáceis de achar.


Com as vendas dos modelos, em 1978 a Toyota no Brasil deixava de ter deficit. Em 1973 o modelo tinha algumas mudanças, como o novo motor 3.8 de 4 cilindros 4x4 que desenvolvia 85cv a 2800rpm, com o conhecido câmbio de 4 velocidades. Em 1981 o Bandeirante passava por um tapa no visual, a primeira desde o lançamento em 1962. Mudava apenas a grade dianteira do modelo, que passava a ser na cor preta. No mesmo ano o modelo passava a vir com câmbio de 4 velocidades e uma caixa de transferência com duas velocidades, como no Jeep, ou seja, o Bandeirante tinha 4 velocidades mais 4 velocidades da reduzida. Em 1985 o Bandeirante ganhava mudanças internas, com marcador de combustível, termômetro do motor, manômetro do óleo e voltímetro, todos no painel principal, com conta-giros e relógio do lado direito. A linha de acessórios da Toyota tinha "santantônio", quebra-mato, rodas largas, faróis auxiliares e cores mais alegres, em busca de um público jovem. Dois anos depois o sistema de freios era redimensionada, que era um ponto negativo, e a direção assistida era oferecida como equipamento opcional, para os que exigiam um certo conforto.


Já buscando uma nova fatia de consumidores, em 1989 a Toyota lançava a Bandeirante Picape chassi, que tinha caçamba de madeira, típico modelo que é ainda é encontrados nos modelos mais novos desse segmento. No mesmo ano chegava o chassi longo a caçamba longa, além da volta da cabine dupla, que não existia desde 1966. Em 1990 vinha mais leves mudanças visuais, as últimas da linha Bandeirante. Mudava novamente a grade dianteira que ficava mais atual, que saía a inscrição "Toyota" para a entrada do logo da marca, além de novos faróis e lanternas que vinha acompanhado do novo motor 4.0 Diesel também de origem Mercedes-Benz, de 4 cilindros 4x4, com potência de 90cv a 2800rpm. Motor que mudaria de novo em 1994, quando a Toyota passou a ofereceu seu próprio motor. Nesse mesmo ano, o modelo ganhava motor 3.7 de 4 cilindros Diesel 4x4 que rendia 96cv a 3400rpm, com torque de 24,4kgfm de força, que vinha com novo câmbio de 5 velocidades. A última mudança vinha em 1999, quando a Toyota ofereceu a cabine dupla com 4 portas.


Lançado junto do jipe, a Bandeirante picape também saía de linha em Novembro de 2001, ao vender em conjunto com o Bandeirante, 103.750, mas levando em consideração o modelo montado em CKD, foram totalizadas 104.621 unidades. O tamanho sucesso do jipe e da picape se deu graças a sua confiabilidade, resistência e robustez. Com 39 anos de produção nacional e 43 anos de mercado brasileiro, o Bandeirante marcou época em vários lugares, prestando serviços a empresas, Exército Brasileiro e outras forças armadas do Brasil. Pelo sucesso de sua robustez tem até um ditado: "Se fosse depender do Bandeirante, mecânicos estariam desempregados!". É uma bom exemplo sobre a linha Bandeirante.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

Novo TR4? Mitsubishi quer desenvolver Pajero subcompacto para brigar com Suzuki Jimny

Mitsubishi Outlander Sport sai de linha em definitivo por não conseguir atender ao PL7

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista