Hyundai diz que deve investir nota baixa do HB20 em teste de auditoria do LatinNCAP


Depois de ter a sua nota rebaixada, a Hyundai confirmou que deve averiguar os motivos que levaram o HB20 a ter tido uma nota menor que no ano passado. O segundo teste do LatinNCAP, que funcionou como uma auditoria, surpreendeu até mesmo os executivos da marca coreana. Em nota, a Hyundai disse que deve investigar a razão da unidade usada na auditoria ter dado um resultado diferente do modelo patrocinado, testado em setembro de 2019. Comprado pela ONG, diferente da unidade anterior, cedida pela Hyundai, o resultado diferente pode ter indicado que as unidades do hatch e do sedã compacto tiveram algum tipo de reforço. Em nota, o próprio LatinNCAP disse que o carro é o mesmo. Segundo informações da entidade, o carro teve uma deformação da estrutura e os pontos de impacto foram semelhantes, mas o comportamento do painel interno foi diferente, suficiente para apresentar danos aos passageiros. A Hyundai diz que não fez nenhuma alteração no carro ou no processo de produção que pudesse justificar a diferença no resultado em dois testes de colisão. Do lado dos coreanos, eles divulgaram que precisam “entender a causa real para resultados tão diferentes e caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração”. O rebaixo das notas não é algo estranho para o LatinNCAP. Vários testes de carros compactos já foram refeitos pelo órgão e indicaram notas mais baixas. Foi assim com Fiat Palio, Peugeot 208, Nissan March e Renault Sandero. Confira abaixo a nota do LatinNCAP e da Hyundai.



Notas

 

“É surpreendente e decepcionante que um fabricante como a Hyundai, líder em segurança nos mercados globais, seja caracterizado por um fraco desempenho de segurança na América Latina. O HB20 é concorrente direto do Novo Chevrolet Onix, cujo modelo original é o mais vendido do Brasil. O Novo Onix oferece melhor desempenho, cinco estrelas para proteção do ocupante adulto e infantil, seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade e proteção para pedestres como equipamento de segurança padrão. É possível produzir veículos populares cinco estrelas no Brasil; portanto, os brasileiros deveriam questionar a Hyundai sobre por que eles estão sendo tratados como cidadãos de segunda classe, enquanto outros fabricantes como a Chevrolet oferecem aos latino-americanos a mesma segurança básica que a proporcionada aos clientes em outros mercados globais”

 

Alejandro Furas, Secretário-Geral do LatinNCAP

 

“A Hyundai desenvolveu o HB20 originalmente para o Brasil e, posteriormente, passou a exportá-lo para países vizinhos, sempre com base na mesma qualidade global de todos os seus produtos. Não houve qualquer mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP em menos de um ano. A Hyundai está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019. Nenhuma conclusão pode ser elaborada antes dessa investigação completa. Mas a Hyundai assegura que, caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração”

 

 Hyundai Motor Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Toyota dá a entender que o Celica pode ressurgir como cupê esportivo criado pela GR