Genesis apresenta o GV60, seu primeiro elétrico puro, que faz estreia na Coreia do Sul


A Genesis apresentou as primeiras imagens do seu primeiro automóvel puramente elétrico, que estreia na Coreia do Sul. Primo do Ioniq 5 e do Kia EV6, o Genesis GV60 faz sua estreia como o menor crossover da marca, ficando abaixo de GV70 e GV80. Desenvolvido a partir da plataforma modular E-GMP, o GV60 estreia com um design bem diferente dos seus irmãos maiores, o que acaba destoando um pouco da atual identidade visual da marca. Na dianteira, o elétrico possui faróis divididos em dois, sendo a parte inferior dos LEDs diurnos em DRL e a parte superior conta com alguns projetores. Ele possui uma grade dianteira fechada e apenas com o logotipo da Genesis no capô. O para-choque possui uma ampla entrada de ar inferior e uma entrada menor em estilo “U”. As laterais possuem um acabamento em cinza brilhante nas caixas de rodas e os retrovisores são substituídos por câmeras. Ele possui um caimento bem suave do teto e um apêndice em “C” na coluna C que conecta os vidros laterais com o amplo vidro traseiro. As maçanetas são escamoteáveis e ele possui um acabamento cromado na parte superior dos vidros e conta com um discreto rack de teto. As linhas das laterais são bem fluídas. Na traseira, o destaque fica por conta das lanternas que são divididas horizontalmente, assim como nos sedãs e utilitários esportivos da marca, e invade a tampa do porta-malas. Ele ainda terá um aerofólio na base do vidro traseiro, que traz a terceira luz de freio. A tampa do porta-malas é bem ampla e traz o nome Genesis ao centro, escrito por extenso. 



O para-choque traseiro possui espaço para a placa e traz refletores nas extremidades. No interior, se destaca que o carro conta com duas telas nas extremidades do painel que cumprem a função dos espelhos retrovisores. O quadro de instrumentos e a central multimídia estão lado a lado em um mesmo conjunto, sendo que cada tela possui 12 polegadas. Desenvolvido com o conceito Crystal Sphere traz um comando em forma de esfera “que informa intuitivamente ao condutor quando o veículo está pronto para ser conduzido”. Ao ser desligado, a esfera de vidro se converte em luz interna e ao ser ligado, a esfera gira e aparece. O volante ainda possui dois raios grossos que trazem a maioria dos comandos. Há ainda dois botões na parte inferior do volante que não foi explicada sua função. O painel ainda abusa de linhas horizontais, como as saídas de ar-condicionado com aberturas bem finas. Os comandos do sistema de ar-condicionado ficam mais abaixo e o console central é alto e possui dois porta-copos e o seletor de marcha. Se seguir os mesmos passos do EV6, ele deve possuir central multimídia com atualizações Over The Air (OTA). De série, deve ser equipado com piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa ativo e frenagem de emergência, Safe Exit Assist (SEA) que previne colisões laterais, Highway Driving Assist 2 (HDA 2) que monitora a manutenção da distância de segurança do veículo da frente com base na velocidade e o Remote Smart Parking Assist (RSPA), que permite estacionar o carro utilizando apenas o controle remoto. 


A Genesis não revelou qual deve ser a sua mecânica, mas se seguir o mesmo caminho dos primos de Ioniq e Kia, ele deve ser equipado com duas opções de bateria, sendo uma de 58kWh e outra de 77,4kWh. Assim como o primo Ioniq 5, o GV60 pode contar com opções de motor único ou dois motores, sendo um motor para cada eixo, com tração nas quatro rodas. Ele conta com um motor elétrico que desenvolve 170cv e 35,7kgfm e bateria de 58kWh. Esse mesmo motor com tração integral desenvolve 218cv, torque de 61,7kgfm e bateria de 58kWh, acelerando de 0 a 100km/h em 6,2 segundos. Com bateria de 72,6kWh e tração traseira, esse motor possui motor de 235cv e 35,7kgfm de torque. Com tração integral ele desenvolve 302cv e 61,7kgfm, com 5,2 segundos até os 100km/h. A bateria de 58kWh possui autonomia de 510km. A velocidade máxima é de 185km/h. Construído sobre uma arquitetura elétrica de 800V, que também conta com o sistema V2L, que possui capacidade de oferecer até 3,6kW para outros dispositivos elétricos. De acordo com a Genesis, o elétrico poderá ter capacidade de recarregar as baterias de 10% a 80% em apenas 18 minutos. Usando bateria de 77,4kWh, ele recupera 100km de autonomia em pouco mais de 4 minutos. De acordo com a Genesis, a novidade deve ser vendida com um sistema de recarga sem fio. Esse equipamento deve ser um item de série e isso será apresentado em algum momento de 2022. Desenvolvido em parceria com a WiTricity, o carregador deve ter capacidade de 7kWh ou 11kWh. Em uma distância de 25 centímetros do solo, ele possui eficiência de recarga em 94%. Mais detalhes devem ser apresentados em breve. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok