Mercedes-Benz apresenta oficialmente o EQS SUV, segundo utilitário puramente EV da marca


A Mercedes-Benz apresentou oficialmente o seu novo utilitário esportivo elétrico, o EQS SUV, que fez sua estreia no Salão do Automóvel de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O modelo chega ao mercado norte-americano e europeu dentro das próximas semanas. O EQS SUV será o segundo SUV elétrico da marca com espaço para sete ocupantes – depois do EQB. Além disso, é o primeiro SUV que nasceu de um outro modelo, o EQS. Grande, o EQS SUV possui 5,125 metros de comprimento, 3,210 metros de entre-eixos, 1,959 metro de largura e 1,718 metro de altura. Ele possui porta-malas de 645 litros ou 880 litros com as duas fileiras, com cinco lugares. Com a terceira fileira, o porta-malas tem 195 litros de capacidade, aumenta para 800 litros com a terceira rebatida e chega aos 2.020 litros com as duas últimas rebatidas. Com as duas últimas fileiras rebatidas, o espaço interno sobe para 2.100 litros. Desenvolvido pela plataforma modular Modular Electric Architecture (MEA), o EQS SUV se destaca por trazer a nova identidade visual da marca da linha EQ, que se destaca por contar com uma grade dianteira fechada e com acabamento em preto brilhante com várias estrelas, além de faróis conectados com a grade dianteira, com um estilo retangular. Os faróis ainda possuem uma linha em LED na parte superior que se conectam por meio de um friso na grade dianteira, também iluminado. O SUV ainda possui um para-choque dianteiro com uma entrada de ar inferior que nas extremidades possui uma nova entrada de ar, junto de um acabamento em preto brilhante que interligam as duas entradas de ar. Na parte superior da entrada central e na parte inferior das entradas aos extremos, está um friso cromado. O capô ainda possui dois frisos e o logotipo menor da Mercedes. Nas laterais, o SUV se destaca pela ampla área envidraçada, que possui um acabamento cromado nos entornos dos vidros, além de retrovisores com base nas portas, um acabamento em preto brilhante que traz o nome EQS no desenho dos vidros, na coluna A. Quando visto de lado, o SUV possui um capô curto e as rodas se destacam. 



Há ainda um acabamento em preto brilhante em toda a parte inferior da carroceria e as maçanetas são retráteis. O teto do utilitário esportivo ainda possui um acabamento na cor preta e um amplo teto solar panorâmico. Na traseira, o EQS SUV possui lanternas horizontais que se conectam e ficam mais finas no centro da tampa do porta-malas. O para-choque traseiro ainda possui falsas saídas de escape na parte inferior, com um acabamento cromado, e refletores horizontais acima, além de uma pequena saída de ar nos extremos da peça. No interior, o SUV possui um acabamento requintado, além de bastante tecnológico. Ele se destaca pela MBUX Hyperscreen, enorme tela que conta com inteligência artificial e o aprendizado da relação máquina-homem. A marca ainda confirma que a Hyperscreen já diz muita coisa pelo nome. A gigantesca área de tela deve cobrir todo o painel, com três telas OLED, incluindo uma específica para o passageiro. Além do quadro de instrumentos e da central multimídia, a terceira tela deve agregar novas funções. Com 56 polegadas de uma ponta a outra, a tela deve contar com um vidro curvo que deve agregar medidores digitais e outras funções EV distintas que monitoram a regeneração da energia dos freios, estado de carga e dinâmica de condução. A central multimídia, tela central, deve ser grande e terá um mapa de navegação e controles minimalistas de telefone e áudio. Uma tela curta e ampla aparece no painel bem na frente do passageiro, exibindo funções extras que podem ser funções de entretenimento do carro, quando o assento estiver ocupado, claro. Nas extremidades da tela deve ficar as saídas do ar-condicionado, aparentemente flutuantes sobre a tela. A tela ainda deve contar com um contorno plástico com revestimento bem fino de Silver Shadow, que reforça a sensação de luxo do interior. Isso deve trazer um efeito flutuante elegante porque a iluminação deve fazer com que essa borda passa a sensação de iluminação. O painel de vidro consegue suportar temperaturas de 650ºC, que garante nitidez e resistência para a tela. 


A Mercedes disse que a tela ainda é segura em questões de acidente e é resistente a impactos porque ela possui pontos de quebra predeterminadas nas extremidades e tem cinco pontos de montagem que cedem de maneira direcionada graças a uma subestrutura. A MBUX Hyperscreen ainda deve contar com recursos de memorização de funções, mas sem inteligência artificial. Ela ainda terá comando de voz com o Hey Mercedes. Dentro da MBUX Hyperscreen, a Mercedes oferece três telas touch screen. Há o quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com os comandos de 17,7 polegadas e uma tela para o lado do passageiro, com tela de 12,3 polegadas. As versões mais simples do SUV terá uma central multimídia com tela vertical de 12,8 polegadas, que terá vários recursos de serviços digitais e dois formatos para o Head-Up Display (HUD), um deles com realidade aumentada. De acordo com a Mercedes-Benz, o SUV possui a segunda fileira de bancos com regulagem elétrica e a terceira fila de bancos possui bancos individuais. De diferente em relação ao EQS está o console central com acabamento em madeira com estrelas que representam o logotipo da Mercedes, assim como novos apoios de braços das portas e friso envolvente no topo da guarnição. Os bancos possuem acabamento em couro e são climatizados. Na mecânica, ele dispõe de um motor elétrico eATS no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, com tração 4MATIC. Com tração integral, ele possui a função Torque Shift garante distribuição variável do torque de acionamento entre os motores elétricos traseiros e dianteiros e tornando o uso dos eATS mais eficientes. Ele possui duas opções de motor, sendo a primeira a 450+, a segunda é a 580 4MATIC, ou seja, as mesmas configurações do EQS. Ambas são equipadas com uma bateria de 107,8kWh e tração traseira ou integral. Com tração traseira, ele possui motor elétrico que desenvolve 360cv de potência e torque de 57,9kgfm, enquanto o modelo de tração integral possui dois motores elétricos, um em cada eixo. Ele entrega 544cv e torque de 87,5kgfm, junto do sistema TorqueShift que “garante uma distribuição de torque inteligente e continuamente variável”. 


De acordo com a Mercedes, tanto a versão 450+ como a 580 4MATIC podem entregar cerca de 600km de autonomia, dependendo do modo de condução. A versão 450+ possui uma autonomia de até 660km e a versão mais potente, 580 4MATIC, possui autonomia que varia de 536km a 600km. O EQS SUV conta com um carregador de bordo de 11kW ou 22kW, em Corrente Alternada. Em Corrente Continua, a bateria de 400V pode ser recarregada em carregadores de até 200kW. Em recarga rápida, em 31 minutos ele passa de 10% a 80% da bateria. Essa recarga recupera 300km de autonomia em apenas 15 minutos. Ainda sobre a mecânica, o EQS SUV possui um eixo four-link na dianteira e uma suspensão multi-link independente na traseira. Há ainda a suspensão pneumática AirMatic com amortecedores ADS ajustável. Segundo a Mercedes, ele possui o sistema Dynamic Select com os modos Eco, Comfort, Sport e Individual, as versões 4MATIC contam com modo Off-Road.Em termos de tecnologia, o SUV possui tecnologia remota Over-The-Air (OTA), sistemas como Trailer Maneuvering Assist (assistente de condução com trailer), MBUX (Mercedes-Benz User Experience) ou o sistema de realidade aumentada poderão ser ativados posteriormente a compra. Ele ainda possui eixo traseiro direcionável possui com um ângulo de esterço de até 4,5º. Ele ainda possui uma opção de esterço de 10º. Focado em segurança, a Mercedes desenvolveu com célula de passageiros rígida com zonas de deformação especiais e todos os bancos possuem sensor de cinto de segurança. Ele ainda possui o sistema Energizing Air Control Plus que melhora a qualidade do ar no interior e as portas automáticas de conforto na frente e atrás; o HEPA (High-Efficiency Particulate Air), que traz um nível de filtragem muito alto para reter partículas finas, micropartículas, pólen e outros substâncias que entram com o ar externo; há ainda Inteligência Artificial que traz inúmeros sensores disponíveis, que ajudam desde para estacionar, pode estacionar e sair com o veículo usando somente o smartphone, como para a condução, como o opcional Drive Pilot permite um alto grau de automatização circulando em uma velocidade de até 60km/h. Ele ainda pode ser equipado com alerta adicional do perigo de cochilos do Attention Assist, controle de cruzeiro adaptativo Active Distance Assist Distronic, Active Lane Keeping e Blind Spot Assist, Active Stop-and-Go Assist, Active Steering Assist, Active Brake Assist com função de tráfego cruzado, e Pre-Safe Plus incluindo Pre-Safe Impulse Side. Ele será produzido na unidade de Tuscaloosa, nos Estados Unidos. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano