Alpine apresenta o A110 E-Ternité Concept, que antecipa como será o futuro elétrico da marca


A Alpine deve se tornar uma marca eletrificada muito em breve. A marca esportiva da Renault vai apresentar uma nova gama de automóveis que serão puramente elétricos, mas, antes disso, a marca apresenta um conceito que antecipa essas mudanças. Com um plano ambicioso de se tornar elétrica, o A110 E-Ternité Concept aparece como uma prévia do que veremos nos próximos anos. De acordo com a marca, o conceito foi desenvolvido para ter performance, equilíbrio e agilidade tão boa ou parecida em comparação com a versão térmica. Visualmente, o conceito se destaca na dianteira por ser equipado com faróis com luzes diurnas DRL em LED circulares e que possui uma capa na parte superior dos faróis e o para-choque recebe novidades como o nome Alpine com recortes no entorno, tanto em linhas horizontais como verticais. Ele ainda manteve a mesma abertura de ar inferior, com barras horizontais. A novidade fica por conta de um splitter, na cor da carroceria. Nas laterais, as novidades ficam pelas novas rodas de liga leve com cinco aros e pelos detalhes em azul nas caixas de rodas e um componente que imitam três ‘A’ no para-lama dianteiro. O Alpine A110 E-Ternité possui um teto solar que pode ser removido e permite uma experiência próxima de um conversível. De acordo com a marca, a estrutura não afetasse a rigidez do A110 de produção em série, com duas estruturas de teto injetadas produzidas com carbono reciclado. 



Por fim, a traseira traz um novo vidro traseiro que possui na sua composição, linho, que ajuda a diminuir o peso do vidro. A traseira ainda traz um logotipo da Alpine com as mesmas barras verticais e horizontais que separam as letras do logotipo, que traz o nome da marca por extenso. Nas extremidades do para-choque traseiro e bem abaixo das lanternas está um badge com a bandeira da França, no lado direito. No lado esquerdo, ele traz novamente os três ‘A’. Por fim, o para-choque traseiro traz um novo desenho para o difusor de ar, com materiais em preto brilhante e com refletores horizontais. Ao centro ele traz uma lanterna de neblina, sustentado por um friso branco, na cor da carroceria. Mais abaixo estão as aletas verticais que ajudam no fluxo de ar. No interior, o conceito se destaca por trazer uma nova central multimídia que tem um formato de tablet e que oferece uma experiência de conectividade mais intuitiva e natural. Ela possui conectividade com Android Auto, além de vir com um sistema de som com 8 alto-falantes para criar uma experiência de som Surround. O interior ainda se destaca por vir com materiais que aliam performance e sustentabilidade. Em termos de sustentabilidade, o carro é criado com materiais feitos a partir de componentes de linho ecológicos, mais resistentes que a fibra de carbono. Esse material é usado para compor o capô, teto, janela traseira, grade, saia traseira e estrutura dos bancos. 


O motor é um elétrico que desenvolve 242cv e 30,6kgfm, números que são próximos ao do A110 de produção. Com o motor elétrico, ele acelera de 0 a 100km/h em 4,5 segundos e chega a velocidade máxima de 250km/h. Na mecânica, o esportivo possui bateria de 60kWh que basicamente é a mesma do Mégane E-Tech Electric. Essa bateria possui uma autonomia de 420km. Para adaptar a bateria no esportivo, a Alpine precisou fazer ajustes como as caixas de baterias foram criadas especificamente para o A110, o que ajudou também na sua distribuição de peso. Ele possui 12 módulos de bateria, sendo quatro módulos de bateria instalados na dianteira e outros oito localizados na traseira, com uma distribuição de peso de 42/58. A bateria pesa 392kg e o peso total subiu em 258kg, uma vez que a marca reduziu o peso de outros materiais como uma forma de compensar. Ainda falando sobre sua mecânica, o A110 E-Ternité Concept possui um câmbio automático exclusivo e uma suspensão inteiramente revisada, assim como as molas exclusivas e barra estabilizadora traseira modificada, reforços traseiros e amortecedores da Ohlins. “Quero eletrificar a Alpine para que ela se insira na eternidade”, disse Luca de Meo, CEO da Renault Group, recentemente. O desafio está sendo enfrentado pelo CEO da Alpine, Laurent Rossi, que apresentaram o conceito como uma prévia do futuro e para comemorar os 60 anos do A110. O atual A110 não recebe um motor elétrico, mas seu substituto deve nascer até meados de 2026, puramente elétrico.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto