Peugeot apresenta o e-308 e e-308 SW na Europa, com motor 100% elétrico de 156cv

Peugeot apresenta as versões elétricas das novas gerações de 308 e 308 SW na Europa, que estreiam com novo motor elétrico de 156cv



A Peugeot apresentou as versões puramente elétricas das atuais gerações de 308 e 308 SW na Europa. A dupla de modelos estreiam com a primeira versão puramente elétrico do 308 na história e vão conviver com as versões a combustão e híbridas do modelo. E basicamente, os 308 elétricos não mudam praticamente em nada em relação às demais versões da dupla.

Visualmente, as mudanças se concentram na grade dianteira que passa a ser quase toda fechada, tendo uma entrada de ar apenas na parte inferior da grade, enquanto a entrada de ar inferior ajuda a resfriar a bateria. Além disso, as laterais recebem novas rodas de liga leve de desenho mais aerodinâmico de 18 polegadas. Já a traseira recebe para-choque traseiro sem saída de escape e o logotipo e-308 aparece no lado esquerdo da tampa do porta-malas.

No interior, quase nada muda também. É perceptível que eles ganham novos grafismos para a central multimídia, que passa a oferecer condições da bateria, como mostra a imagem de divulgação. O câmbio já era por botão, continua lá, no console central. Fora isso, nada muda. Já na mecânica, tudo novo. A dupla passa a ser vendida com um motor elétrico de 156cv e 26,5kgfm, vindo com uma bateria de 54kWh que traz uma nova composição química que resulta numa fórmula final de 80% níquel, 10% manganês e 10% de cobalto.



Com uma arquitetura elétrica de 400V, os modelos oferecem uma autonomia de 400km, no ciclo WLTP. Com a base EMP2, os modelos possuem um consumo de 12,7kWh por 100km, a partir de um conjunto de esforços necessários como bateria, aerodinâmica, otimização do peso e redução de perdas por atrito, como os pneus, que são específicos do 308 elétrico. Tanto o 308 como a 308 SW virão com modos de condução Normal, Eco e Sport. Um modo Brake vai funcionar como um ‘one-pedal’.

Este, ao tirar o pé do acelerador, já começa a frear o veículo automaticamente, otimizando a recuperação de energia. Para recarga, os modelos virão com um carregador trifásico de 11kW, que é um WallBox. Em uma estação de recarga rápida de 100kW, os elétricos recuperam de 20% a 80% em apenas 25 minutos. De série, ele recebe novidades como o Controle de velocidade adaptativo com função Stop & Go, Monitoramento de longo alcance do ângulo morto (75 metros) e o Alerta de tráfego traseiro, que alerta para potenciais perigos ao fazer marcha à ré.

Há ainda novidades como volante compacto e aquecido, dedicado ao prazer de condução e a uma agilidade totalmente sob controle, painel de instrumentos digital 3D, configurável e personalizável e uma central multimídia com tela táctil central de 10 polegadas. Na Europa, eles começam a ser vendidos com concessionárias ou via e-commerce, com vendas 100% no digital (Selling Online). Por fim, os e-308 vem com o aplicativo MyPeugeot para smartphone permite comunicar-se com o veículo e programar remotamente um carregamento, ou ativar remotamente o pré-condicionamento térmico. As vendas começam neste ano de 2023, na Europa.




Fotos: Peugeot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto