Subaru apresenta a terceira geração do Crosstrek, que estreia como geração evolutiva

Ex-XV, Subaru apresenta a terceira geração do Crosstrek, que estreia e se mantém com proposta mais crossover do Impreza sendo mais moderno



A Subaru apresentou a terceira geração do XV, que agora muda de nome e será rebatizado para Crosstrek. O hatch aventureiro chega com um novo design e traz mais tecnologia. Visualmente, ele fica mais moderno e adere a um design mais ousado e que deixa o modelo mais interessante. De acordo com a Subaru, a nova geração do Crosstrek é desenvolvido a partir da plataforma modular Subaru Global Platform (SGP), mas traz evoluções.

Com pouco mais de dez anos de mercado, a Subaru apresentou a terceira geração do Crosstrek. Lançado em 2012 na primeira geração, o modelo ganhou atualizações importantes na segunda geração, apresentada em 2017. Agora, a terceira geração o Crosstrek traz linhas mais ousadas. Visualmente, o Crosstrek possui faróis compactos e com um estilo mais triangular e mais esticado, com iluminação Full-LED.

Tocando os dois faróis está um friso prateado que faz com que os dois faróis se conectem. Esses frisos só são interrompidos pelo logotipo da marca, enquanto a grade dianteira de estilo hexagonal traz um novo desenho, com uma grelha que imita favos de colmeia. A grade ainda fica bem maior com a nova geração, ganhando mais destaque. O para-choque dianteiro ainda ostenta uma entrada de ar inferior mais fina.

Há ainda um acabamento em plástico preto que se prolonga para as extremidades inferior da dianteira. O acabamento fica mais grosso e forma um ‘L’ deitado, onde estão os faróis de neblina, que seguem circulares. Em termos de design, o capô possui linhas mais aerodinâmicas que se destacam e criam ‘ombros’ nas extremidades do capô. Visto de lateral, o crossover mantém o acabamento em plástico preto na parte inferior da carroceria.



As caixas de rodas ganham um acabamento mais grosso e de formas mais abstratas na parte superior das caixas de rodas. Como todo Subaru, o Crosstrek possui linhas simples com poucos frisos. Destaque para um friso inferior que chama mais atenção, nascendo na porta dianteira e morrendo na porta traseira. Os retrovisores passam a ter base nas portas e o desenho das janelas ganha um caimento mais suave, tendo uma janela vigia bem pequena.

O teto traz rack de teto e a antena é do tipo barbatana de tubarão. As rodas variam de 17 a 18 polegadas e o Crosstrek ainda mantém uma altura em relação ao solo bem boa. Nesta nova geração, ele tem 20 centímetros. De traseira, a nova geração trazer lanternas com um desenho em ‘C’, com um prolongamento que invade a tampa do porta-malas que fica menor. Com iluminação em LED, as lanternas ainda possuem detalhes em preto.

A tampa do porta-malas possui um espaço para a placa bem amplo, enquanto acima o logotipo da marca aparece sozinho, em destaque. O vidro traseiro é mais inclinado e o Crosstrek ainda tem um aerofólio que traz brake-light e nas extremidades tem um acabamento em preto brilhante. O para-choque traseiro possui linhas modernas também, com destaque para o acabamento em plástico preto nas extremidades, com desenho mais triangular.



Eles possuem saídas de ar e trazem ainda os refletores verticais, também com desenho mais triangular. O para-choque traseiro possui um difusor de ar com quatro frisos verticais. Já no interior, o novo Crosstrek possui uma central multimídia vertical de 11,6 polegadas como o principal destaque. Essa central possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, sem fio. No entanto, o Crosstrek não vem com um quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas.

O carro ainda deve contar com mostradores analógicos, tendo um quadro de instrumentos com tela central. O painel ainda possui detalhes em preto brilhante. O túnel central possui a alavanca do câmbio automático, em posição elevada. O volante é basicamente o mesmo dos últimos modelos da Subaru e tem três raios e comandos multifuncionais. Há ainda saídas de ar-condicionado verticais nas duas saídas centrais que se envolvem com a central multimídia, enquanto as saídas de ar das extremidades do painel possuem desenho horizontal.

O interior ainda possui bancos estofados em tecido ou couro, dependendo da versão, com um novo desenho, melhorando o conforto. Nas versões com acabamento em couro, ele possui costuras prateadas. As soleiras também são novas e ganham um acabamento antiderrapante e resistente a arranhões. Desenvolvido sobre a plataforma modular SGP, o novo Crosstrek possui 4,480 metros de comprimento, 2,670 metros entre os eixos, 1,800 metro de largura e 1,580 metro de altura. Pesando entre 1.540kg a 1.620kg, o novo Crosstrek possui uma melhor rigidez torsional e menor nível de ruído, vibração e aspereza.



Em termos de equipamentos, a nova geração do Crosstrek se destaca por vir com a nova geração do EyeSight, que vem com uma câmera monocular grande angular e software aprimorado. O Crosstrek ainda possui faróis full-LED e luzes de curva também em LED, algo inédito para a Subaru. De série, ele ainda vai manter os mesmos equipamentos da antiga geração, ou seja, o modelo recém apresentado também é uma evolução do Crosstrek anterior.

Na mecânica, a Subaru manteve os mesmos motores da geração anterior. Isso significa que ele vem com o 2.0 Boxer que desenvolve 154cv e 20,1kgfm, acoplado a um câmbio manual de 6 marchas ou automático CVT. A tração é a mesma do modelo anterior, o Symmetrical All-Wheel Drive e conta com auxílio do Active Torque Vectoring. Há o 2.0 e-Boxer de 150cv de potência e 20,1kgfm junto de um pequeno motor elétrico de 17cv de potência e 6,6kgfm de torque.

O câmbio é automático CVT. De acordo com informações, usando uma bateria de íons de lítio de 0,57kWh e 118V. A autonomia elétrica é de até 27km no modo elétrico quando as baterias estejam plenamente carregadas. A velocidade máxima no modo EV é de 40km/h. Nos EUA, ele será vendido com o motor 2.5 16v Boxer que desenvolve 185cv de potência com torque de 24,3kgfm, acoplado a um câmbio automático CVT Lineartronic.

As vendas começam nos próximos meses, primeiro no Japão. Ao longo do ano, ele começa a ser lançado em outros mercados. Aqui no Brasil, a nova geração deve aterrissar em meados deste ano ou início de 2024.





Fotos: Subaru / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil