Alpine apresenta o A110 R, que estreia no Salão de Paris com nova redução de peso de 34kg

Alpine apresenta no Salão do Automóvel de Paris o A110 R, a versão que traz um peso menor para o cupê esportivo da marca e que entrega 300cv



A Alpine apresentou oficialmente a nova versão do A110, que chega ao mercado europeu após ser apresentado no Salão do Automóvel de Paris. O cupê esportivo estreia com a versão R. Com base no A110 S, o A110 R se destaca por eliminar gorduras para ser mais rápido e concorrer com modelos da linha Porsche 718 GT4, além de trazer novidades em termos de apêndices aerodinâmicos.

O principal destaque do esportivo fica por conta do seu baixíssimo peso de 1.082kg, 34kg mais leve que os 1.116kg do A110 S. O esportivo faz uso da fibra de carbono e abusa deste material. Ele traz a fibra de carbono no capô, inteiramente feito em fibra de carbono e que diminui o peso em 2,9kg. Há ainda novas rodas de fibra de carbono que apresentam um design diferente para a dianteira e a traseira. Elas tem mais abertura de ar na dianteira, que ajuda na refrigeração dos freios, e rodas na traseira que é semelhante a um disco na traseira, diminuindo o arrasto aerodinâmico.

As rodas são de 18 polegadas e são 12,5kg mais leves que as rodas padrão do S. Por dentro, as novidades ficam por conta de nova estrutura e bancos do esportivo. Ele traz assentos Salbelt Track de estilo concha e feitos em fibra de carbono, que eliminam 5kg de peso. Os bancos ainda são estilo de competição, com cintos de segurança com seis pontos de fixação. O interior ainda ganha puxadores das portas em tecido em microfibra. Outra novidade fica por conta do vidro traseiro, onde sai o vidro e entra um material com acabamento em fibra de carbono. Essa peça cobre o motor e incorpora o brake-light.

Esse material possui ainda duas entradas de ar na parte superior que ajuda a refrigerar o motor. O carro ainda ganha um novo splitter dianteiro, saias laterais e um novo difusor de ar na traseira, com aletas nas extremidades, todos feitos com material em fibra de carbono. Na traseira, as aletas ajudam o A110 R a reduzir a turbulência aerodinâmica e é auxiliado por carenagens nos braços da suspensão traseira. As saias laterais possuem aletas, antes da roda traseira, que ajuda na passagem do ar pelas rodas que, vale lembrar, na traseira, tem um acabamento aerodinâmico.



Na traseira, o cupê ainda ganha um novo aerofólio com fibra de carbono e com pescoço de cisne. Esse aerofólio adiciona ao carro um downforce de 29kg. O splitter na dianteira contribui para que o carro tenha ainda 14kg a mais de downforce. Na mecânica, ele é equipado com o motor 1.8 Turbo a gasolina, mas recalibrado para 300cv e 34,6kgfm, associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. Com o peso menor, o esportivo acelera de 0 a 100km/h em 3,9 segundos (contra 4,2 segundos do A110 S) e chega a velocidade máxima de 285km/h, 10km/h a mais de máxima.

A Alpine ainda adicionou que o carro traz um novo sistema de escape com tubos de parede dupla e que não tem válvulas de escape, com impressão 3D para isolar os gases de escape e proteger as peças próximas. O som do motor fica mais alto e a Alpine reduziu parte do isolamento acústico para que o som do motor fique em maior evidência. Há ainda uma substituição da divisória do vidro que separa o cockpit do compartimento do motor por uma divisória em alumínio. O carro ainda é mais 1 centímetro mais baixo que o A110 S e pode ser rebaixado em mais 1 centímetro em condições de pista, por exemplo.

Esse rebaixe da altura provém de barras estabilizadoras que são entre 10% e 25% mais rígidas na dianteira e na traseira, respectivamente. Já as molas oferecem outros 10% a mais de rigidez nas partes dianteira e traseira. Ele ainda ganha novos amortecedores que podem ser ajustados manualmente por meio de 20 configurações diferentes, novos discos de freio e novos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 semi-slick. Por fim, o A110 R ainda ganha uma inédita opção de cor, a Racing Mat Blue. Na europa, a versão serão vendida por 103 mil euros.







Fotos: Alpine / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Nos EUA, Chevrolet Trax é visto como sucessor do Cruze, mas não há planos para nós