BMW diz que elétricos com autonomia de 1.000km é mais do que suficiente

BMW confirma que seus carros não terão autonomia superior a 1.000km e diz que quantidade de autonomia é mais que suficiente para seus elétricos



A BMW confirmou em entrevista que seus carros elétricos não terão mais que 1.000km de autonomia. A informação foi confirmada durante entrevista, onde a marca alemã confirma que essa quantidade de autonomia já supera a maioria dos carros a combustão. A alemã confirma que até poderia criar baterias com maior alcance, mas não vê necessidade em baterias com alcance muito grande.

Com a chegada da plataforma modular Neue Klasse em meados de 2025, a BMW espera que as baterias Gen6 possam ser as mais eficientes que a marca vai apresentar. Para Thomas Albrecht, chefe de Efficient Dynamics da BMW, disse em entrevista ao Autocar que as novas baterias terão aumento de 30% de alcance. “As baterias Gen6 nos darão 30% ou mais de alcance do que o atual Gen5, mas não ultrapassaremos 1.000km [620 milhas] de alcance, embora possamos. Não achamos que um alcance tão longo seja necessário.”, destacou.

Essas novas baterias ainda terão uma tecnologia que vai permitir que a recarga seja feita de maneira mais rápida. A marca confirmou que elas serão 30% mais eficientes, suportando uma capacidade de recarga rápida de 270kW. Recentemente, o grupo alemão definiu que a base Neue Klasse vai fazer com que os elétricos tenham células de formato cilíndrico.

As novas baterias contam com um novo diâmetro padrão de 46 milímetros e duas alturas diferentes: 95 ou 120 milímetros. Em comparação com as células prismáticas da quinta geração de células de bateria BMW, o teor de níquel nas células redondas BMW de sexta geração é maior no lado do cátodo, enquanto o teor de cobalto é reduzido. No lado do ânodo, o teor de silício será aumentado. Como resultado, a densidade de energia volumétrica da célula melhorará em mais de 20%.



“Com esta próxima geração de bateria, seremos muito mais flexíveis na forma como integramos a célula. Todo o veículo está se tornando mais adaptável a isso”, disse Marie-Therese Von Srbik, Chefe de Desenvolvimento de Células de Bateria da BMW. A marca também quer produzir carros elétricos com essa bateria em seis novas fábricas, espalhadas em países como Canadá, China, Europa, México e Estados Unidos.

Os custos com baterias serão cortados em cerca de 50% em comparação com os carros que usam as baterias de quinta geração, reduzindo o custo de fabricação destes carros, podendo chegar ao mesmo nível dos carros a combustão. Essas novas baterias contarão com novas células cilíndricas que vão permitir essa redução de custo e aumento da capacidade de recarga.

“Ainda estamos buscando uma vida cíclica com os metais em nossas baterias. Até conseguimos nosso primeiro circuito fechado com um de nossos fabricantes na China. Mas no geral é um loop muito longo. As baterias têm uma vida longa e você precisa pensar em uma nova indústria nesse meio tempo, mas podemos chegar a um ponto em que a maioria, senão todos os metais preciosos em nossas baterias, pode ser de fontes recicladas.”, disse Von Srbik.

“Investigamos as baterias de fosfato de íons de lítio, mas a densidade de energia no nível da célula é muito menor, portanto, para uma abordagem altamente integrada, faz mais sentido usar essa tecnologia em veículos de menor alcance”, disse  executiva. Mais detalhes dessas novas baterias serão apresentados em 2024.



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025