MINI Aceman deve aparecer em versão de produção em 2024, como SUV 100% elétrico

Com o crescimento do Countryman em sua nova geração, a MINI vai apresentar um novo SUV menor e puramente elétrico, o Aceman, em meados de 2024



Ao apresentar o Aceman Concept no ano passado, a MINI confirmou que o modelo servia para antecipar a nova identidade visual da marca inglesa, mas não ficará apenas por isso. De acordo com informações, o Aceman Concept vai se tornar um modelo de produção. E, inclusive, ele já roda em testes de desenvolvimento, já com carroceria definitiva, como mostra o CarScoops. Com o Countryman crescendo na sua terceira geração, que será apresentada em breve, o Aceman vai ser o ‘SUV verdadeiramente MINI’.

Cumprindo um papel que foi deixado pelo Paceman, o Aceman terá quatro portas e ficará posicionado entre a Cooper e o Countryman, com o Cooper sendo a base da linha. Rumores indicam que o SUV compacto será um substituto para a Clubman, que poderá sair de linha ao fim dessa geração. O Aceman terá cerca de 4 metros de comprimento, sendo parecido com as proporções do Countryman de primeira geração e será cerca de 50 centímetros menor que o novo Countryman, que surge este ano.

Ao ser apresentado como conceito, o Aceman tinha SUV possui 4,05 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,59 metro de altura. O Aceman ainda nasce para ser um concorrente direto para o Smart #1 e também vai ser produzido na China, assim como seu rival. É possível que ele seja produzido junto com o Cooper SE, em uma fábrica em conjunto com a GWM. Ainda é cedo para afirmar a mecânica, mas é certo que ele será elétrico.

Não pode se descartar a possibilidade dele contar com o mesmo motor do Cooper SE. O elétrico usa o motor elétrico 184cv e 27,5kgfm de torque. Claramente, o modelo viria com uma bateria maior que as de 32,6kWh do hatch, para oferecer uma autonomia entre 400km a 500km. Vindo com a identidade visual ‘Charismatic Simplicity’ ou ‘Simplicidade Carismática’, o Aceman se destaca por trazer uma dianteira com faróis menor circulares na dianteira, ganhando um desenho semicircular com luzes diurnas DRL em LED que repetem o mesmo desenho.



Há ainda uma reinterpretação da grade dianteira com um desenho octogonal com contorno iluminado. A parte superior traz uma representação da Union Jack, que representa a bandeira do Reino Unido, com pontos iluminados e que traz uma continuidade desse desenho no layout dos faróis. Essa representação da antiga entrada de ar ainda traz o nome Aceman. O para-choque ainda traz uma entrada de ar inferior retangular e, nas extremidades, o SUV traz um elemento vermelho vertical.

Visto de lateral, as caixas de rodas possuem um desenho mais retilíneo e com acabamento das caixas de rodas com desenho mais quadrado. Esse acabamento em plástico preto está em toda a parte inferior da carroceria. As laterais não tem muitos vincos, tendo um mais discreto que define a linha de cintura das lanternas. Um contorno diagonal abaixo dos pilares A traz modelagem da superfície e as linhas criam um efeito cônico emocionante entre os arcos das rodas dianteiras e traseiras que dão uma expressão dinâmica à vista lateral do Aceman.

Essas não são escamoteáveis mas sim embutidas na carroceria, ajudando na aerodinâmica. O desenho das janelas é tipicamente MINI, enquanto o teto parece ter um estilo flutuante, que pode ser pintado em outra cor. A parte inferior das portas tem um novo friso, com o nome ‘MINI’ escrito por extenso em tom azul. As rodas contam com 20 polegadas e tem seis raios, com acabamento prateado e um centro triangular em preto brilhante.

Por fim, ele traz um rack de teto bem generoso. De traseira, o Aceman traz lanternas verticais com a representação da bandeira do Reino Unido, com uma tampa do porta-malas com o novo logotipo da MINI e o nome Aceman em letras espaçadas. O para-choque traseiro traz linhas limpas, com um acabamento em plástico preto com um difusor e que, ao centro, traz um difusor de ar, e, nas extremidades tem um acabamento vertical em vermelho. O spoiler de teto em preto e a superfície de vidro da janela traseira são mais recuados visualmente para o fundo.



Fotos: MINI / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok