Tesla abandona sensores ultrassônicos para a condução autônoma em favor do Tesla Vision

Tesla deixará de oferecer os sensores ultrassônicos em Model 3 e Model Y, enquanto Model S e Model X continuam com o equipamento ainda este ano



A Tesla confirmou que seus carros vão deixar de usar os sensores ultrassônicos para a condução autônoma dos carros. O sistema ainda deixará de ser fabricado também para Model S e Model X ainda neste ano de 2023. O sistema ultrassônico era usado pelos carros da Tesla como uma maneira de perceber o mundo ao seu contorno durante a condução. O sistema será substituído pelo o que a marca chama de ‘Tesla Vision’.

O Tesla Vision não vai fazer o uso de radar e confiaria em uma série de sensores que serão instalados na dianteira dos seus carros. Com isso, os carros deixarão de ter câmeras e o radar em favor de novos sensores. A única câmera que os carros vão ter será a do sistema de piloto autônoma, que ganhará a função de ser o olho do carro também na condução autônoma.

Agora, a Tesla começou o processo de mudança com o fim da produção de Model 3 e Model Y com sensores ultrassônicos em favor do Tesla Vision. “Hoje, estamos dando o próximo passo no Tesla Vision removendo os sensores ultrassônicos (USS) do Model 3 e do Model Y. Continuaremos esse lançamento com o Model 3 e o Model Y, globalmente, nos próximos meses, seguidos pelo Model S e Model X em 2023”, disse a marca em comunicado.

Até o momento, os sensores ultrassônicos foram usados para detecção de objetos de curto alcance e a aplicação como estacionamento automático dos carros. Agora, os carros serão baseados em redes neurais. “Juntamente com a remoção do USS, lançamos simultaneamente nossa rede de ocupação baseada em visão – atualmente usada no Full Self-Driving (FSD) Beta – para substituir as entradas geradas pelo USS. Com o software de hoje, esta abordagem dá ao piloto automático um posicionamento espacial de alta definição, maior alcance de visibilidade e capacidade de identificar e diferenciar entre objetos. Tal como acontece com muitas funcionalidades da Tesla, a nossa rede de ocupação continuará a melhorar rapidamente ao longo do tempo.”, complementa a Tesla.

Ao ser lançado agora em seus carros, a Tesla ainda confirma que vai fazer uma série de atualizações remotas em seus carros, que vão melhorar a condução. Na estreia do Tesla Vision, a marca não vai habilitar o Park Assist, Autopark, Summon e Smart Summon, como destacou um relatório levantado pelo site Electrek



Fotos: Tesla / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok