Tesla abandona sensores ultrassônicos para a condução autônoma em favor do Tesla Vision

Tesla deixará de oferecer os sensores ultrassônicos em Model 3 e Model Y, enquanto Model S e Model X continuam com o equipamento ainda este ano



A Tesla confirmou que seus carros vão deixar de usar os sensores ultrassônicos para a condução autônoma dos carros. O sistema ainda deixará de ser fabricado também para Model S e Model X ainda neste ano de 2023. O sistema ultrassônico era usado pelos carros da Tesla como uma maneira de perceber o mundo ao seu contorno durante a condução. O sistema será substituído pelo o que a marca chama de ‘Tesla Vision’.

O Tesla Vision não vai fazer o uso de radar e confiaria em uma série de sensores que serão instalados na dianteira dos seus carros. Com isso, os carros deixarão de ter câmeras e o radar em favor de novos sensores. A única câmera que os carros vão ter será a do sistema de piloto autônoma, que ganhará a função de ser o olho do carro também na condução autônoma.

Agora, a Tesla começou o processo de mudança com o fim da produção de Model 3 e Model Y com sensores ultrassônicos em favor do Tesla Vision. “Hoje, estamos dando o próximo passo no Tesla Vision removendo os sensores ultrassônicos (USS) do Model 3 e do Model Y. Continuaremos esse lançamento com o Model 3 e o Model Y, globalmente, nos próximos meses, seguidos pelo Model S e Model X em 2023”, disse a marca em comunicado.

Até o momento, os sensores ultrassônicos foram usados para detecção de objetos de curto alcance e a aplicação como estacionamento automático dos carros. Agora, os carros serão baseados em redes neurais. “Juntamente com a remoção do USS, lançamos simultaneamente nossa rede de ocupação baseada em visão – atualmente usada no Full Self-Driving (FSD) Beta – para substituir as entradas geradas pelo USS. Com o software de hoje, esta abordagem dá ao piloto automático um posicionamento espacial de alta definição, maior alcance de visibilidade e capacidade de identificar e diferenciar entre objetos. Tal como acontece com muitas funcionalidades da Tesla, a nossa rede de ocupação continuará a melhorar rapidamente ao longo do tempo.”, complementa a Tesla.

Ao ser lançado agora em seus carros, a Tesla ainda confirma que vai fazer uma série de atualizações remotas em seus carros, que vão melhorar a condução. Na estreia do Tesla Vision, a marca não vai habilitar o Park Assist, Autopark, Summon e Smart Summon, como destacou um relatório levantado pelo site Electrek



Fotos: Tesla / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Foton lança Aumark por R$77.900!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!