Após adiamento do novo Civic, Honda confirma mais três novidades para este ano no Brasil

Além do novo Civic, Honda reconfirma o lançamento de mais três modelos no Brasil durante este ano de 2023, com Civic Type-R, CR-V e ZR-V



A Honda confirmou no Brasil que terá quatro lançamentos em nosso mercado neste ano de 2023. A marca japonesa vai apostar nas novas gerações do Civic e CR-V, dois grandes conhecidos em nosso mercado, além dos inéditos Civic Type-R e ZR-V, que também chegam neste ano. Os quatro modelos podem chegar a cinco se a Honda conseguir trazer a nova geração do Accord ainda neste ano, o que faria com que todo portfólio da marca fosse completamente renovado em menos de dois anos.

Aqui, o lançamento abre com a nova geração do Civic e:HEV, atrasada de 2022. Importado da Tailândia, a nova geração do Civic possui um motor 2.0 16v a gasolina com injeção direta de ciclo Atkinson, junto de dois motores elétricos com uma bateria de 72 células. O motor elétrico desenvolve 184cv e 32,1kgfm e possui um câmbio automático de marcha única.

O câmbio é um E-CVT, que possui 2 motores elétricos, poucas engrenagens e uma embreagem hidráulica, algo até que simples diante da complexidade de outros sistemas. Já o motor 2.0 16v de ciclo Atkinson desenvolve 141cv (4cv a menos que o motor híbrido do Accord) e 17,8kgfm, que combinado com o elétrico entrega cerca de 215cv e 32,1kgfm. De acordo com a Honda, esse motor a gasolina recebeu atualizações que aumentaram a sua eficiência energética para 41%, um dos melhores resultados de um carro a combustão.

Segundo a Honda, ele emite 110g/km de CO2, com um consumo médio de 25km/l e emite 96g/km de CO2. O motor ainda recebe duas unidades de controle atualizadas, sendo uma para o motor a combustão e outra para o motor elétrico. O sedã terá os modos de propulsão EV Drive, puramente elétrico, Hybrid Drive, com o conjunto híbrido e a operação dos dois motores, e o Engine Drive, quando apenas o 2.0 16v atua, e os modos de condução Eco, Normal, Sport e Individual.



Além disso, o Civic Híbrido possui uma extensa lista de tecnologias de segurança e assistência ao condutor, com destaque para o Honda Sensing. Outra novidade é o myHonda Connect, exclusiva plataforma de conectividade da marca, recém-lançado no novo HR-V, que traz um menu completo de serviços, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

Visualmente, o novo Civic terá faróis retangulares, finos e compridos, conectados a grade dianteira que fica menor e mantém uma peça na cor da carroceria, responsável por fazer a junção entre os faróis, que lembra o novo Fit. O para-choque ainda conta com uma nova entrada de ar inferior e outras duas peças nas extremidades do para-choque para os faróis de neblina, que se conecta com a entrada de ar inferior.

Na traseira, o sedã traz um porta-malas mais pronunciado e as lanternas serão maiores e com um estilo mais horizontal, abandonando o estilo bumerangue. As lanternas invadem a tampa do porta-malas de maneira mais invasiva na tampa, além dele contar com o espaço para a placa, que permanece na tampa. Ainda no primeiro semestre, a Honda traz o Civic Type-R. O retorno do Civic Hatchback ao nosso mercado acontece com sua versão mais esportiva.



Ele vem com motor 2.0 Turbo a gasolina que desenvolve 330cv e 42,8kgfm, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas. Pesando 1.430kg (14kg mais pesado que o antecessor), o Civic Type-R se torna o Civic mais potente, superando o anterior em 10cv. Para isso, a Honda confirmou que trouxe um turbocompressor que gera mais pressão em uma faixa de rotação mais ampla, graças a um aumento do fluxo de entrada de ar e um sistema de escape mais eficiente, com válvulas ativas.

No segundo semestre, a Honda lança o ZR-V, importado do México. O ZR-V nasce a partir do momento que vemos o CR-V crescendo e abrindo um buraco entre o HR-V e o CR-V. O ZR-V virá ao Brasil importado do México e pode ser vendido em duas versões, EXL e Touring, como acontece no México. Sua mecânica ainda é uma incógnita, mas estima-se que ele venha com o motor 1.5 Turbo Flex de 182cv e 24,5kgfm (números ainda incertos para o padrão nacional). Feito no Brasil, o motor deve ser exportado para o México. O ZR-V possui 4,568 metros de comprimento, 2,655 metros entre os eixos, 1,840 metro de largura e 1,621 metro de altura. O porta-malas possui capacidade de generosos 690 litros de capacidade. O design externo já era conhecido, que se baseia nas linhas do novo Civic.

Por fim, o novo CR-V também chega no segundo semestre. Em sua nova geração, o SUV médio passa a ter sete lugares e estreia com motor híbrido e:HEV. Este desenvolve 207cv de potência combinada e torque de 34,1kgfm, vindo com dois motores elétricos lado a lado. Trazendo um sistema chamado de Linear Shift Control, ele vem com um câmbio automático e-CVT que imita as sensações de aceleração e troca de marchas. Com esse conjunto híbrido, ele terá velocidade máxima de 185km/h. A capacidade de reboque desse motor será de 1.000kg. Se usar o mesmo motor 2.0 do Accord e:HEV, o CR-V terá o 2.0 16v de ciclo Atkinson que desenvolve 145cv e 17,8kgfm. Ele terá opção de tração dianteira ou integral, podendo dividir a força em 50% para cada eixo.




Fotos: Honda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Foton lança Aumark por R$77.900!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!