Bentley registra patente de encosto de cabeça que se expande em caso de colisão

Bentley registra imagens de patente de um novo sistema de encosto de cabeça para bancos, que quer trazer mais segurança em casos de colisão



A Bentley registrou as primeiras imagens de patente de um novo sistema de encosto de cabeça dos bancos, que pode estar presente em seus carros futuros. O novo sistema apresentado pela marca é um encosto de cabeça ativo. Registrado no Escritório de Patentes do Reino Unido, a proteção de cabeça se torna essencial em caso de colisão, impedindo que a cabeça do ocupante bata na coluna B interna do carro ou bate no teto.

Para isso, o site CarBuzz identificou um novo registro de patente de um encosto que se expande em caso de colisão, impedindo que a cabeça bate em outros pontos do carro. Como existem os airbags frontais e de cortina, a marca inglesa quer impedir que os condutores não tenham a cabeça jogada para fora do encosto. Internamente, a imagem mostra uma série de peças internas ao encosto de cabeça.

Há peças que podem ser divididas nas proporções 50/50, com seções divididas entre primária e secundária, encaixando-se na condição de pré-implementação. O apoio tem encaixa direto no banco como qualquer outro carro e oferece um sistema de montagem secundário, que faz parte do apoio de cabeça principal em sua posição inativa. Em uma colisão, que acione os airbags, o suporte primário continua na mesma proporção, mas o secundário se expande a partir da área do primário.

Ao se expandir para as laterais, ele protege mais a cabeça no whiplash (que inclusive é testado em colisão com crash-tests). Ele se abre a partir da trava que libera o airbag, tendo uma mola que é pré-carregada ou um elemento de detonação do airbag padrão, forçando rapidamente as duas seções do apoio de cabeça a se separarem. Essa expansão traz um estofamento igual ao do encosto de cabeça, fazendo com que seja possível amortecer a cabeça em caso de colisão, impedindo que ela bate fora do encosto de cabeça.

A solução parece simples e não foi vista em nenhuma outra marca. O sistema pode estar previsto nos futuros carros da marca, com a linha mais luxuosa Mulliner ou até mesmo em carros específicos. O sistema ainda terá que passar por uma série de testes de viabilidade, por contar com vários controles eletrônicos e mais semicondutores.




Fotos: Bentley / divulgação e Escritório de Patentes do Reino Unido / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Primeira Quinzena, agosto de 2023: Ford Ranger avança e SUVs chineses surgem no Top 50

Lynk & Co revela mais um teaser do 10 EM-P na China, em testes finais de desenvolvimento

Hyundai convoca recall para HB20, HB20S e Creta por falha em módulo de bomba de óleo

Hyundai revela primeiro teaser do reestilizado Ioniq 6 com a inédita versão esportiva N

Fábrica da Tesla no México tinha conseguido autorizações para construção, mas...

Hyundai confirma investimento de US$ 190 milhões para fazer novo Santa Fe nos EUA