BMW confirma desenvolvimento de um carro a hidrogênio mais acessível até meados de 2030

Após iniciar produção do motor do iX5, BMW confirmou que já trabalha em um segundo carro a hidrogênio, que será mais econômico e surge até 2030 



Parece que a BMW já trabalha em um segundo carro eletrificado movido a base de células de hidrogênio. A informação foi confirmada durante a apresentação do Rolls-Royce Spectre, onde Oliver Zipse, Presidente do BMW Group, confirmou algumas novidades. De acordo com o executivo da empresa alemã, a marca já prevê que a opção de motor será uma tendência da eletrificação e entende que mais algumas marcas trabalham com a opção.

“Nesta década haverá um produto viável da BMW com hidrogênio. Você vai ver isso. Acreditamos no hidrogênio por muitas razões. Acreditamos que – e falo agora do lado da BMW mas acaba por ser para todas as marcas do Grupo – se queres conduzir sem emissões e não tens uma estação de carregamento, esta é a única possibilidade que temos”, destacou Zipse em entrevista ao Top Gear.

“Em algumas áreas implementar uma infraestrutura de hidrogênio é mais fácil do que uma infraestrutura elétrica, por exemplo em áreas onde não há conexão com a rede elétrica. Para o hidrogênio, você só precisa do tanque. Haverá instâncias neste mundo em que você terá essa situação. Esse será o principal mercado? Não, não vai.", acrescentou o executivo. Por enquanto, o iX5 Hydrogen será o primeiro carro da marca a vir com esse tipo de mecânica.

A BMW destacou que o SUV virá com um motor movido a células de hidrogênio que alimenta a bateria. Esse motor desenvolve 170cv. Já o motor que move o iX5 é um elétrico de 374cv, que faz parte da quinta geração da linha de motores elétricos eDrive. Ele ainda será equipado com uma bateria desenvolvida especialmente para o iX5.

De acordo com a BMW, o motor a células de hidrogênio funciona a partir de uma reação química ocorre na célula de combustível entre o hidrogênio dos tanques e o oxigênio do ar. Manter um fornecimento constante de ambos os elementos para a membrana da célula de combustível é de importância crucial para a eficiência do sistema de acionamento.



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok