CAOA ainda prepara novidades mecânicas do Hyundai HR para o Proconve L7 no país

Sem estar sendo produzido em Anápolis (GO), Hyundai-CAOA se prepara para trazer novidades também ao HR, principalmente para se adaptar ao Proconve L7



A Hyundai-CAOA parou no tempo. A empresa, responsável pelos comerciais leves produzidos em Anápolis (GO) e também responsável pelos importados da Hyundai no país parece não estar mais produzindo nenhum veículo no Brasil, com a exceção do caminhão HD80. O HR, por exemplo VUC da marca sul-coreana e primo do Kia Bongo, ainda não recebeu uma atualização do motor 2.5 Turbo Diesel, o que impede a sua produção para se adequar ao Proconve L7. 

O mais estranho é o fato que o PL7 já entrou em rigor há quase um ano. E desde então a CAOA não deu sequer atenção aos seus modelos feitos aqui, desde o Tucson (que parou em 2018 no tempo) e com o HR. Vale destacar que o HR sempre foi um dos mais vendidos do seu segmento, sendo tradicionalmente o líder (a Kia agradece). No entanto, desde o ano passado suas vendas vem definhando, com o que parece ser, estar sobrevivendo de estoques.

Em entrevista para a revista Quatro Rodas, Mauro Correia, Presidente da CAOA Montadora, confirmou que prepara novidades para a Hyundai e o HR faz parte dessas mudanças. Muito provavelmente estamos falando em ajustes do motor para ele se adequar às regras de emissões do Proconve L7. “O Hyundai HR também estaria em vias de ganhar atualizações com o mesmo objetivo”, disse Correia.

Atualmente, o HR era equipado com um motor com sistema EGR de recirculação de gases de escape, sendo que não precisava do uso do Arla 32, aditivo usado no sistema SCR – Reversão Catalítica Seletiva. No entanto, esse sistema não é classificado como Euro 5 ou Proconve L7. E é isso que está atrasando a retomada da produção do VUC (Veículo Utilitário de Carga).

Em 2022, o HR vendeu apenas 644 unidades, contra as 3.301 unidades de 2021, ou seja, tudo indica que as vendas de 2022 ainda são de unidades 2021/2022, muito provavelmente. O HR era vendido com motor 2.5 Turbo Diesel de 130cv e 26,0kgfm, com câmbio manual de 6 marchas. Seu irmão, Kia Bongo, produzido no Uruguai, recebeu as atualizações em agosto de 2022.

Seu irmão usa o mesmo 2.5 Diesel, que foi atualizado para desenvolver 130cv de potência com troque de 26,0kgfm, uma perca de 2cv sobre os 132cv que entregava anteriormente. Ele ainda manteve o câmbio manual de 6 marchas e o tanque de combustível passa a ter uma capacidade de 60 litros de capacidade.



Fotos: Hyundai / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok