CEO da Stellantis diz que grupo pode deixar de produzir na China em um futuro breve

Stellantis diz que poderia fechar suas fábricas na China e que importaria os carros para o mercado, se fosse necessário, destacou o CEO do grupo



Ao que parece, a Stellantis pode reverter sua presença na China. Com vendas em queda naquele mercado, as empresas que pertencem ao grupo ítalo-franco-americano podem deixar de produzir no gigante asiático. Durante o Salão do Automóvel de Paris, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, confirmou que a empresa quer adotar uma nova estratégia global e que a China poderia perder suas fábricas.

"Se avançarmos com essa estratégia – que é a nossa estratégia agora – não precisaremos de fábricas na China", disse Tavares ao Automotive News Europe. O executivo confirmou ainda que poderia importar modelos produzidos nos Estados Unidos e até mesmo na Europa para a China, visto que existe essa capacidade. Além disso, isso faria com que a Stellantis deixasse de lado as joint-ventures que possui na China e ainda venderia seus ativos.

Recentemente, a Jeep deixou de produzir modelos como Renegade, Compass, Cherokee e Grand Commander na China, encerrando a joint-venture que possuía com a GAC. O mesmo pode acabar acontecendo com outras empresas que possuem produção na China, como Citroën, Peugeot e DS. A única diferença é que existem modelos destas marcas que foram desenvolvidos especialmente para o mercado chinês e sair destes mercados impactaria no lineup destas marcas.

Seria basicamente o que a Jeep fez, com a diferença que apenas o Grand Commander era um modelo destinado para a China. Tavares ainda confirma que as montadoras estrangeiras à China vêm enfrentando dificuldades no país. "Vemos que, para os fabricantes ocidentais, vender carros na China está se tornando cada vez mais difícil. Há uma mudança absolutamente importante acontecido no mercado chinês", destaca o executivo.

A saída da Jeep das linhas de produções chinesas também foi uma atitude geopolítica. “Chegamos à conclusão de que era melhor fechar a joint-venture. A marca Jeep continuará a fortalecer sua oferta de produtos na China com uma linha eletrificada aprimorada de veículos importados”, descrevendo a joint-venture como um negócio deficitário. Além de uma parceria deficitária, a Stellantis alega que para operar na China se vê muita intromissão política nas empresas. Em contrapartida, a GAC disse que o fim da parceria é uma “falta de respeito pelos clientes da Stellantis no mercado automotivo chinês”.



Fotos: Jeep e Stellantis / divulgação

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Atenção: nenhuma marca do Grupo Stellantis sairá do nosso mercado. Tanto que a notícia aborda sobre a China, onde o grupo vem perdendo espaço assim como ocorre com as demais marcas ocidentais. A fake news sobre a saída da Citroën aconteceu nos últimos dias pelo WhatsApp, mas não é uma informação verídica. Atenção!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil