Depois que matou o Gol na América do Sul, Volkswagen pode matar o Polo... na Europa

Futuro do Volkswagen Polo na Europa ainda é incerto pelo alto preço do desenvolvimento de uma nova geração a combustão e por conta do Euro 7



A Volkswagen parece que não dará continuidade a nenhum compacto seu na Europa quando passar a ser puramente elétrica. De acordo com informações, o modelo pode não receber uma nova geração por conta do caro regulamento do Euro 7, que pode fazer com que os carros custem 5.000 libras a mais por conta de todo um trabalho necessário de adaptação dos carros para estarem de acordo com as normas.

A informação foi confirmada pelo CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, que destacou que a marca ainda avalia se cria essa nova geração. “Tínhamos um plano muito bom, onde pensávamos que o EU7 era um obstáculo intransponível [e, portanto, seria descartado] que aceleraria a eletrificação”, disse Schäfer no Salão do Automóvel de Los Angeles, em entrevista ao Autocar.

“Planejamos pequenos carros elétricos que viriam em 2025 entre Volkswagen, Skoda e Cupra que seriam construídos na Espanha. E isso basicamente substitui o motor a combustão em veículos pequenos como o Polo, já que os carros ficam tão caros [com EU7], não adianta continuar. Então, duas [ou] três semanas atrás, saiu a notícia de que o EU7 estava chegando e estaria em um nível razoável. E pensamos, ok, vamos lá, isso pode nos ajudar um pouco na transição [mantendo modelos como o Polo à venda], não muda os planos, mas ajuda financeiramente porque você pode fazer a transição um pouco mais fácil e reinvestir em ao mesmo tempo em todos os lugares.”, adicionou o executivo.

“Mas na semana passada, outra mensagem chegou [confirmando que diretrizes mais rígidas da UE7 serão implementadas] e voltamos à estaca zero. É ainda pior. Não faz sentido ir com carros muito pequenos além da UE7. Isso aumentará o preço dos carros pequenos em 3.000, 4.000 ou 5.000 libras ou mais, então, de repente, um veículo pequeno se tornará inacessível. Precisamos de mais duas semanas. No momento, temos engenheiros avaliando o que isso significa. Mas se isso for verdade [o impacto esperado do EU7 no preço dos carros], definitivamente não vamos mais investir e vamos apenas manter o plano de eletrificar o mais rápido possível.”, destaca.

Schäfer destaca que o carro para estar de acordo com as regras de emissões do Euro 7, seria preciso também estar de acordo com as normas de segurança, que exigiriam muito dos carros compactos. Um ID.2 pode acabar sendo o substituto do Polo, que mata a exigência do carro ter todo um trabalho de engenharia para ser híbrido e passaria a ser 100% elétrico. Além dos elétricos estarem mais de acordo, seria mais fácil adicionar os equipamentos de segurança em um carro que nasce do zero.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit