Ford Fiesta vai sair de linha em 2023 sem deixar substituto; hatch ganha vídeo de despedida

Após 47 anos, Ford confirma o fim de linha do Fiesta, que sai de cena no final deste primeiro semestre na Europa, depois de sete gerações



Nascido como um compacto para os consumidores europeus, o Ford Fiesta vai sair de linha oficialmente na Europa, marcando o seu fim de carreira. O hatch compacto está atualmente em sua sétima geração e vendeu mais de 18 milhões de unidades globalmente, mostrando todo o sucesso que o compacto teve nestes quase 50 anos. A confirmação do seu fim de linha veio com um vídeo de despedida do Fiesta, publicado pela própria norte-americana.

De acordo com as informações, o fim de linha do Fiesta ocorre no final deste primeiro semestre de 2023, provavelmente no mês de junho. Ao que parece, o vídeo dá a entender que o Fiesta será substituído pelo Puma EV, que será apresentado em alguns meses. No vídeo de despedida, conta a história de um avô contando uma história para o seu neto. O nome do livro fictício é ‘Fiesta – pequeno carro familiar’ e conta a história de um carro desenvolvido para o povo.

O avô no vídeo ainda destaca que “o seu trabalho está feito”, indicando que o Fiesta cumpriu com sua missão ao longo destes 47 anos de mercado – quase 48 anos. O nome do vídeo é Farewall Fiesta (ou ‘Bons sonhos, Fiesta’). Atualmente, o Fiesta é produzido na unidade de Colônia, na Alemanha, que será transformada em uma fábrica de elétricos. Ela receberá o nome de Ford Cologne Electrification Center, mudando sua produção para carros 100% elétricos. Nestes 47 anos de mercado, o Fiesta já ganhou uma série de variantes.

Além de ser um hatch, a partir da quarta geração recebeu uma variante sedã com o Fiesta Sedan (que se manteve viva até a sexta geração), picape (a Courier, que viveu apenas durante a quarta geração) e minivan (com a B-MAX, que conviveu com a sexta geração). Recentemente surgiu a informação de que a Ford estaria acelerando seu plano de eletrificação para a Europa.



"Na Ford Europa, estamos acelerando os nossos esforços para abraçar totalmente a eletrificação; os nossos veículos de passageiros serão totalmente eléctricos até 2030 - e todos os veículos da nossa carteira Ford serão até 2035. Em preparação para a transição para um futuro elétrico, cessaremos a produção de S-Max e Galaxy em Valência, Espanha, em abril de 2023 e a produção de Fiesta em Colónia, Alemanha, no final de junho de 2023”, disse a marca em comunicado.

“Lançaremos três novos carros de passageiros elétricos e quatro novos veículos comerciais elétricos na Europa até 2024. Planejamos vender mais de 600.000 veículos elétricos na região até 2026, e a produção de carros elétricos no Centro de Eletrificação de Colônia atingirá 1,2 milhão de veículos ao longo de um período de seis anos", acrescentou a marca norte-americana. Em toda sua carreira, o Fiesta foi produzido em 13 países: Reino Unido, Espanha, México, Argentina, Brasil, África do Sul, e outros.

A última mudança do Fiesta foi apresentada em 2021, com a reestilização da sétima geração, como bem noticiamos aqui (veja). A mudança tinha trazido apenas novos faróis dianteiros, que passam a contar com luzes diurnas em Matrix LED em todas as versões, nova grade dianteira, que passa a ser maior, e um novo para-choque dianteiro. Dependendo da versão, o novo para-choque dianteiro possui uma entrada de ar inferior maior, conectadas com os nichos dos faróis de neblina nas extremidades. Fecham as novidades da dianteira o novo capô, com novas linhas. Visto de lateral, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve, e a traseira trouxe apenas lanternas com lentes levemente escurecidas.

No Brasil, a trajetória do Fiesta começou em 1994, na quarta geração importada da Espanha e apresentado no Salão de São Paulo daquele ano, com vendas que começaram em 1995. No final de 1996 ele já ganhava uma nova geração, com produção nacional em São Bernardo do Campo (SP), onde foi produzido até a quinta geração. Esta passou a ser produzida em Camaçari (BA), na nova fábrica da marca, juntamente com o EcoSport. Em sua sexta geração, chegou primeiramente importado do México, mas depois voltou a ser produzido em São Bernardo do Campo, onde ficou até sair de linha e ser o automóvel responsável por encerrar aquela linha de produção.



Vídeo de despedida



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok