Hyundai apresenta a nova geração do Grandeur, globalmente vendido como Azera, na Coreia

Hyundai apresenta a sétima geração do Grandeur, na Coreia do Sul, conhecido globalmente como Azera, que traz uma nova encarnação com design excêntrico 



A Hyundai confirmou a estreia da nova geração do Grandeur, na Coreia do Sul. O sedã é conhecido globalmente como Azera e estreia com um design de linhas bem diferentes. O sedã estreia com desenho que presta uma homenagem para a primeira geração lançada em 1986, especialmente pelo desenho das janelas laterais. Além disso, ele estreia a nova filosofia de design da marca, com a barra em LED na dianteira.

Sendo o sedã mais caro da Hyundai em linha, a nova geração do Azera estreia com linhas mais aerodinâmicas em relação ao modelo apresentado em 2016 e reestilizado em 2020. Chamada de Seamless Horizon Lamp, a nova identidade visual da marca vai continuar com o conceito ‘ame ou odeie’. Na dianteira, o novo Azera se destaca por vir com a barra diurna em LED, tendo os faróis principais em um desenho mais quadrado e levemente vertical, com projetores em LED. Os faróis principais ainda trazer uma grade dianteira.

Esta possui uma abertura com losangos, chamados pela Hyundai de joia paramétrica, e com o espaço da placa ao centro. Mais abaixo ele possui uma nova entrada de ar inferior com o mesmo padrão das joias. O capô dianteiro possui linhas bem aerodinâmicas e com o logotipo da Hyundai no capô. Há poucos vincos no capô, tendo um que traz justamente o recorte do capô. Nas extremidades do para-choque dianteiro, ele ainda possui um friso em plástico preto.

Esse friso está de maneiras ascendente nas laterais, na traseiras e se conectam com o outro lado do carro. Falando de perfil, se percebe que o sedã possui uma dianteira bem mais aerodinâmica. Ele ainda possui um friso que nasce a partir do para-lama dianteiro e define a linha de cintura do sedã, levemente decrescente. O sedã ainda presta uma homenagem para a primeira geração do Azera, com vidros laterais com desenho mais quadrado. A linha dos vidros também é decrescente, acompanhando o friso lateral.



O sedã ainda possui um pequeno vidro vigia na coluna C, que aparece separado do vidro da porta traseira tal qual aconteceria com o primeiro Azera. O sedã ainda traz a linha inferior já mencionada, com estilo crescente, enquanto o arco das caixas de rodas tem um desenho mais definido. O perfil ainda tem retrovisores com base nas portas e as maçanetas são retráteis. O teto traz antena do tipo barbatana de tubarão e as rodas complementam o design, de até 20 polegadas e com desenho raiado.

De traseira, o Azera traz linhas mais arredondadas e quebra as linhas mais retas. A traseira tem um desenho do terceiro volume que lembra um arco, onde o desenho que vem dos vidros parece formar um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas. Ele ainda possui lanternas afiladas que cortam toda a traseira, com luzes em LED. A tampa do porta-malas ainda traz o logotipo da Hyundai e abaixo está a lanterna.

Mais abaixo, o sedã possui o nome Grandeur escrito por extenso. Nos mercados onde ele é chamado de Azera, o nome deve ser substituído. O desenho em arco da traseira também define o corte do para-choque traseiro. O para-choque ainda possui a faixa em preta e ainda abriga o espaço para a placa na parte inferior. Mais abaixo existe uma nova faixa, onde está o refletor único, mas comprido.

Desenvolvido a partir da plataforma modular N3, o novo Grandeur/Azera possui 5,035 metros de comprimento, 2,895 metros entre os eixos, 1,880 metro de largura e 1,460 metro de altura. O sedã pesa entre 1.620kg a 1.800kg, dependendo da mecânica e versão. Internamente, o design também não é nada convencional. Inclusive, é onde vemos uma segunda homenagem que a marca sul-coreana prestou para a primeira geração.



O sedã possui um volante de três raios, sendo o cubo do volante com um desenho mais vertical e com um raio central inferior grosso, que ainda tem uma faixa prateada na parte inferior. Ele ainda traz dois raios laterais do volante, com os controles multifuncionais como sistema de áudio e outros sistemas. O painel ainda tem um desenho que parece ter dois andares. A parte superior tem um acabamento em preto e a parte inferior em bege.

O painel possui um quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas, ao lado de uma central multimídia também de 12,3 polegadas. As duas telas estão em um acabamento em preto brilhante que, ao fim da tela da central, possui um prolongamento com uma parte decrescente e que chega até as portas. Esse acabamento possui barras em LED verticais. A central passa a ter reconhecimento de voz aprimorado e ainda apresenta uma atualização remota Over-The-Ar (OTA), além de conectividade sem fio.

Já a parte inferior do painel traz as saídas de ar-condicionado em uma barra horizontal que percorre todo o painel. Nela, estão as saídas das extremidades e ao centro, junto de um acabamento prateado. Ao centro, abaixo das saídas de ar estão alguns comandos físicos. Um terceiro display aparece logo abaixo com os comandos do sistema de ar-condicionado. O console central traz espaço para carregamento por indução, enquanto o câmbio passa a ser na coluna, como é possível ver na imagem do painel, atrás do volante.



O console ainda possui um descansa-braço. De acordo com a marca, o sedã ainda possui detalhes no interior em madeira e alumínio, enquanto os bancos podem ter estofados em couro Nappa de processamento ecológico, além de bancos com couro antibacteriano. Na mecânica, a nova geração será vendida com motor 2.5 16v SmartStream de 198cv e 25,3kgfm e o 3.5 V6 GDI de 300cv e 36,6kgfm, ambos acoplados a um câmbio automático de 8 marchas.

Ele ainda poderá ser vendido com um sistema híbrido (HEV) formado pelo motor 1.6 T-GDI de 180cv junto de um motor elétrico de 60cv de potência e bateria de 1,49kWh. Juntos, os motores desenvolvem 230cv de potência e torque de 35,7kgfm, com câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira/integral. Ela ainda será vendido com um motor GLP (gás natural) formado pelo motor 3.5 V6 de 240cv e 32,0kgfm, com câmbio automático de 8 marchas.

Em termos de tecnologia, a nova geração virá com tecnologia biométrica para ligar o carro, com um botão no lado esquerdo do quadro de instrumentos onde o motorista pode colocar o dedo para o reconhecimento. Esse sistema permite que o veículo dê até a partida do motor, bem como a realização de pagamentos no veículo sem uma chave inteligente ou carteira. Essa experiência é possível graças à função Digital Key 2.



A Chave Digital 2 é uma tecnologia que permite trancar e destrancar portas com um SmartWatch ou smartphone, e designar direitos de utilização até três pessoas. Se você colocar seu smartphone no carregador sem fio do veículo, poderá até ligar o motor. Ele ainda é equipado com equipado com sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) que reduzem o risco de acidentes em situações de direção e aumentam a conveniência de dirigir.

Com isso, ele vem com Forward Collision‒Avoidance Assist 2 (FCA 2), Lane Keeping Assist (LKA/LFA), Blind‒Spot Collision‒Avoidance Assist (BCA), Intelligent Speed ​​Limit Warning and Assist (ILSA), Blind‒Spot View Monitor (BVM), High Beam Assist (HBA), Navigation‒based Smart Cruise Control (NSCC), Highway Driving Assist 2 (HDA 2) e Rear Cross‒Traffic Collision Avoidance Assist (RCCA) auxiliam o motorista em situações perigosas que podem ocorrer em todas as direções enquanto dirigindo.

Além disso, o Aviso de Saída Segura (SEW), o Assistente de Prevenção de Colisão em Estacionamento Reverso (PCA‒R) e o Assistente de Estacionamento Inteligente Remoto (RSPA) ajudam a dirigir com segurança em estacionamentos. O novo Azera será produzido na unidade de Asan, na Coreia do Sul. A partir de lá, ele deve ser exportado para vários mercados. 





Fotos: Hyundai / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto