Lexus LFR pode ser o batismo do esportivo japonês baseado no Electrified Sport Concept

Cotado para ser desenvolvido, Lexus Electrified Sport Concept será puramente elétrico, estreia nos próximos anos e pode ser batizado de LFR



A Lexus confirmou que tem interesse em desenvolver o LFR com uma versão de produção, substituindo o LFA espiritualmente. O carro será apresentado nos próximos anos sendo puramente elétrico. Ele foi apresentado no evento em que Toyota e Lexus apresentaram, juntas, 17 conceitos. A partir dali, os modelos seriam lançados com motores elétricos e o Electrified Sport Concept estava lá, ou seja, será um esportivo elétrico como seu nome bem diz.

De acordo com informações, a Lexus registrou o nome em patente no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, o nome LFR foi registrado e se aproxima do nome LFA, usado no último esportivo da marca, como destacou o Motor1. O esportivo terá um desempenho exemplar, com uma aceleração de 0 a 100km/h em 2 segundos e uma autonomia de 700km. Esses serão dois objetivos da Lexus, que terá que conciliar o peso das baterias com uma boa autonomia.

De acordo com Koji Sato, CEO da Lexus, a versão de produção do Electrified Sport Concept pode contar com algum tipo de transmissão manual junto a um motor elétrico, mas isso parece muito mais um rumor. Em informações ao Top Gear, Sato disse que o carro está em desenvolvimento e confirmou que o cupê também servirá como “uma vitrine para o futuro da dinâmica de condução da Lexus, expressando a assinatura geral de condução da Lexus”.



Sato ainda confirma que a parte mais difícil do desenvolvimento é “expressar a emoção do LFA num veículo elétrico. A resposta do veículo é uma das vantagens do motor [elétrico], o torque repentino é um caráter muito único com um BEV – o motorista pode esperar uma reação mais rápida à sua entrada”. Não se descarta ainda que o carro venha com algum tipo de câmbio manual simulado, que a Toyota registrou recentemente.

A Toyota é a segunda empresa a confirmar a intenção de desenvolver um câmbio manual para carros elétricos. A Toyota confirmou ainda registrou a intenção em imagens de patente, indicando que essa tecnologia pode estar avançando. O projeto segue em desenvolvimento e conta com um controlador especial que altera o torque do motor elétrico a fim de deixar que o carro entregue força de maneira parecida com um carro a combustão. O sistema ainda parece ter um pedal de embreagem que vai precisar ser pressionado para a troca das marchas, apesar de ele ser chamado de um ‘pseudo-câmbio’, tendo borboletas atrás do volante, sensor de posição do pedal e um seletor de marcha.

Outra novidade será o Steer-by-Wire, um sistema de vetorização de torque, que vai aprimorar a dinâmica de direção nos elétricos. Para ajudar na autonomia, ele pode contar com aerodinâmica ativa que pode ajudar no “fluxo de ar para controlar o movimento do corpo”. Outro cuidado deve ser seu peso. Por contar com baterias, ele precisa ser leve para equilibrar seu peso final. Até sua estreia, estima-se que o carro tenha uma bateria de estado sólido.



Fotos: Lexus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto