Mazda confirma que vai revelar novo plano estratégico de eletrificação global em breve

Atualmente com o MX-30, Mazda confirma planejamento de um novo plano estratégico que terá para carros elétricos até meados de 2030



A Mazda confirmou que trabalha com a criação de um plano estratégico para carros elétricos que será apresentado dentro de alguns meses. A marca possui atualmente apenas um carro elétrico, o MX-30. Até meados de 2030, a Mazda confirma que espera que 25% das suas vendas globais sejam de modelos puramente elétricos, o que parece pouco ambicioso devido a mercados como Europa e América do Norte.

Segundo informações do Automotive News Canadá, a Mazda ouviu seus concessionários que parecem estar céticos sobre uma ‘virada elétrica’ tão rápida como as concorrentes acreditam que vai acontecer. Para isso, a Mazda tem focado em trabalhar em um prazo, que quer estender até meados de 2030, sobre a lucratividade que cada carro traz para a marca. Mesmo assim, a empresa espera vender 450.000 elétricos até 2030 – o que também não parece ser uma meta muito ambiciosa.

Esse plano estratégico seria apresentado no ano passado, mas os conflitos globais entre a Rússia e a Ucrânia, além de benefícios fiscais que o governo dos Estados Unidos quer conceder no país e outros pontos levados em consideração fizeram a marca mudar seus planos. “Demorou muito tempo porque houve muitas mudanças. Tentamos absorver e levar em consideração todas as mudanças para um roteiro claro.”, disse um dos executivos da marca japonesa.

Com a promessa de reavivar o motor rotativo como um motor gerador de energia, com o MX-30. Ao que tudo indica, o crossover vai continuar a ser elétrico e o motor Wankel vai funcionar como um extensor da autonomia, com uma mecânica que vai trabalhar para fornecer energia para a bateria. Atualmente, o MX-30 é criticado por vir apenas com uma bateria de 35,5kWh, que oferece pouco, cerca de 200km, no ciclo WLTP. O MX-30 é equipado com um motor elétrico que desenvolve 146cv de potência com torque de 27,6kgfm.

Recentemente, o MX-30 também recebeu melhorias como uma redução no tempo de recarga rápida, que passou de 36 minutos para 26 minutos. Outra alteração veio com o barulho do trem de força, que ajuda o motorista a reconhecer a quantidade certa de torque que é gerado pelo motor. Por ser compacto, um motor Wankel poderá ser facilmente adaptado ao MX-30, podendo estar alocado no cofre dianteiro ou até mesmo próximo ao motor elétrico.



Fotos: Mazda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Foton lança Aumark por R$77.900!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!