Mazda confirma que vai revelar novo plano estratégico de eletrificação global em breve

Atualmente com o MX-30, Mazda confirma planejamento de um novo plano estratégico que terá para carros elétricos até meados de 2030



A Mazda confirmou que trabalha com a criação de um plano estratégico para carros elétricos que será apresentado dentro de alguns meses. A marca possui atualmente apenas um carro elétrico, o MX-30. Até meados de 2030, a Mazda confirma que espera que 25% das suas vendas globais sejam de modelos puramente elétricos, o que parece pouco ambicioso devido a mercados como Europa e América do Norte.

Segundo informações do Automotive News Canadá, a Mazda ouviu seus concessionários que parecem estar céticos sobre uma ‘virada elétrica’ tão rápida como as concorrentes acreditam que vai acontecer. Para isso, a Mazda tem focado em trabalhar em um prazo, que quer estender até meados de 2030, sobre a lucratividade que cada carro traz para a marca. Mesmo assim, a empresa espera vender 450.000 elétricos até 2030 – o que também não parece ser uma meta muito ambiciosa.

Esse plano estratégico seria apresentado no ano passado, mas os conflitos globais entre a Rússia e a Ucrânia, além de benefícios fiscais que o governo dos Estados Unidos quer conceder no país e outros pontos levados em consideração fizeram a marca mudar seus planos. “Demorou muito tempo porque houve muitas mudanças. Tentamos absorver e levar em consideração todas as mudanças para um roteiro claro.”, disse um dos executivos da marca japonesa.

Com a promessa de reavivar o motor rotativo como um motor gerador de energia, com o MX-30. Ao que tudo indica, o crossover vai continuar a ser elétrico e o motor Wankel vai funcionar como um extensor da autonomia, com uma mecânica que vai trabalhar para fornecer energia para a bateria. Atualmente, o MX-30 é criticado por vir apenas com uma bateria de 35,5kWh, que oferece pouco, cerca de 200km, no ciclo WLTP. O MX-30 é equipado com um motor elétrico que desenvolve 146cv de potência com torque de 27,6kgfm.

Recentemente, o MX-30 também recebeu melhorias como uma redução no tempo de recarga rápida, que passou de 36 minutos para 26 minutos. Outra alteração veio com o barulho do trem de força, que ajuda o motorista a reconhecer a quantidade certa de torque que é gerado pelo motor. Por ser compacto, um motor Wankel poderá ser facilmente adaptado ao MX-30, podendo estar alocado no cofre dianteiro ou até mesmo próximo ao motor elétrico.



Fotos: Mazda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit