Motor criado entre Toyota e Yamaha, o 5.0 V8 a hidrogênio, é testado a bordo de um Lexus RC

Lexus parece estar usufruindo e testando o motor movido a células de hidrogênio que poderá se manter como um V8 a combustão, mas ecológico



A Lexus confirmou que é o RC que está usando o motor desenvolvido em parceria entre Toyota e Yamaha. O motor em questão é o 5.0 V8 Hydrogen. De acordo com a Yamaha, o motor desenvolve 450cv de potência com torque de 55kgfm a 3.600rpm. A revelação deste motor modificado segue o anúncio de novembro de 2021, a partir de uma colaboração entre Toyota, Mazda, Subaru e Kawasaki para pesquisar o uso de combustíveis alternativos em motores a combustão atuais.

Apesar dos testes, ainda não há informação de quando esse motor poderá estar em um carro de produção, por exemplo. “‘Motor’ está em nosso nome completo, e temos um compromisso nesse aspecto”, disse o Diretor Esportivo da Yamaha, Yoshihiro Hidaka. Ainda não há informações de esse motor vai ser produzido ou é apenas uma mostra de que o hidrogênio pode manter vivo.

“Os motores a hidrogênio têm uma sensação inata amigável que os torna fáceis de usar, mesmo sem recorrer a auxílios eletrônicos de direção. Todo mundo que veio para testar o carro protótipo começou um pouco cético, mas saiu do carro com um grande sorriso no rosto no final. Enquanto assistia a isso, comecei a acreditar que há realmente um enorme potencial nas características exclusivas dos motores a hidrogênio, em vez de simplesmente tratá-lo como um substituto da gasolina.”, disse o Engenheiro da Yamaha, Takeshi Yamada.

Se o projeto seguir adiante, o motor apresentado no ano passado poderia ser usado em uma nova geração do Lexus LC, por exemplo. Atualmente, o RC, que vem usando esse motor para testes, usa conjuntos como o motor 5.0 V8 que desenvolve 478cv e 53,5kgfm, com câmbio automático de 8 marchas, que poderia ser facilmente comparado com o conjunto a hidrogênio. O motor em questão V8 a combustão do RC é usado na versão RC-F. 



Fotos: Lexus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil