Novo Toyota Prius pode aparecer aqui até meados de 2024, com novo motor híbrido
Toyota Prius pode voltar ao nosso mercado em 2024 com nova geração do hatch híbrido. Aqui, ele pode ser vendido com motor mais potente
Ao retirar o Prius de linha no Brasil em 2021, a Toyota
confirmou que o modelo poderia retornar no nosso mercado, no futuro.
Responsável por inaugurar o motor 1.8 Hybrid no Brasil, hoje presente em
Corolla e Corolla Cross, o híbrido cumpriu sua função inicial e agora, com uma
nova geração, pode ganhar um novo papel. Uma das opções é que ele venha com
motor híbrido plug-in (PHEV), o que seria inédito no mercado, visto que aqui
nunca tivemos um PHEV da marca.
Recentemente, a Toyota apresentou em um evento o RAV4 Prime.
A mecânica está na nova geração do Prius e ele poderia ser, novamente, o
precursor de uma tecnologia no país. Por aqui, ele poderia ser lançado entre
este ano de 2023 e o ano que vem. O motor em questão pode ser o 2.0 16v Dynamic
Force a gasolina de 148cv junto de um motor elétrico dianteiro de 160cv e uma
bateria de 13,6kWh que dão 223cv de potência. Com esse conjunto, ele acelera de
0 a 100km/h em 6,7 segundos. Ele ainda pode rodar 75km no modo puramente
elétrico.
Outra opção é o motor híbrido (HEV) de 196cv. Este é um 2.0
16v Hybrid (HEV) é formado pelo motor 2.0 16v a gasolina de 152cv 19,4kgfm
junto de um motor elétrico de 42cv que juntos desenvolvem 196cv, com tração
dianteira, tendo um câmbio automático e-CVT que simula 10 marchas. Em sua nova
geração, o Prius traz faróis em ‘C’ com luzes diurnas também em ‘C’ e que nas
extremidades possuem os faróis normais com projetor.
A parte inferior do ‘C’ dos faróis ainda possui uma pequena grade dianteira com entrada de ar de uma barra horizontal. Acima, há uma grade na cor da carroceria que sustenta o logotipo da marca. O para-choque dianteiro possui linhas mais limpas, com destaque para uma entrada de ar inferior retangular, que tem três barras horizontais e vem com um contorno prateado. Essa entrada de ar inferior estão dentro de um acabamento em plástico preto, com um prolongamento para as extremidades que sustenta os faróis de neblina em LED.
O capô possui linhas mais vincadas a partir do desenho da grade e dos faróis, com um estilo em ‘V’. Nas laterais, o novo Prius se destaca pelo desenho aerodinâmico desta nova geração. O capô parece relativamente curto, com uma coluna A super inclinada e com um desenho da carroceria com caimento suave também. O desenho dos vidros segue esse design da carroceria, enquanto a parte inferior possui uma linha ascendente das janelas. Um friso nasce a partir do para-lama dianteiro, desvia dos vidros laterais e termina na porta traseira.
Há ainda um novo friso intermediário que começa no para-lama dianteiro e termina na porta traseira e um que se inicia da parte inferior da carroceria e sobe de maneira ascendente para as portas e define a linha do para-choque traseiro. Ele ainda possui novos retrovisores com repetidores de seta e as portas tem maçanetas convencionais nas portas dianteiras e maçaneta próxima aos vidros traseiros, num estilo camuflado. O novo Prius ainda possui um acabamento em preto brilhante no arco das caixas de rodas.
As laterais ainda tem teto solar panorâmico, antena de teto do estilo tubarão e rodas de liga leve de 17 até 19 polegadas, dependendo da versão. De traseira, o novo Prius também quer fazer esquecer todo o design estranho que ele já teve. Além de um vidro traseiro inclinado, a nova geração parece ter um pequeno aerofólio na traseira pelo próprio desenho da carroceria. As lanternas passam a ser mais compactas e afiladas, se conectando entre si por meio de uma barra em LED. Ele ainda possui outras luzes nas extremidades da carroceria. As lanternas contam com um acabamento pintado em preto, onde a parte superior da tampa do porta-malas também é pintada em preto.
Nas extremidades, esse acabamento em preto possui um prolongamento vertical juntamente de um friso que invade o para-choque traseiro. A tampa do porta-malas ainda possui um brake-light e abaixo está o logotipo da Toyota. A tampa do porta-malas ainda traz o nome Prius escrito por extenso e o logotipo que identifica qual motor híbrido ele está usando, no lado direito. O para-choque traseiro ainda tem uma lanterna de neblina central e a parte inferior tem um acabamento em plástico preto que abriga a placa traseira. Além da placa, nas extremidades esse acabamento sustenta os refletores horizontais e as luzes de ré.
Fotos: Toyota / divulgação



Comentários
Postar um comentário