Peugeot quer apostar em carros híbridos flex no Brasil, possivelmente com 208, 1008 e 2008

Marca francesa confirmou que quer desenvolver modelos híbridos no Brasil, sendo bicombustíveis, possivelmente com motor 1.0 12v Turbo para compactos



A Peugeot parece que vai apostar em modelos híbridos nacionais também. A marca francesa quer apostar em modelos Hybrid Flex, algo que a Toyota está na vanguarda desta tecnologia. Esse conjunto híbrido deve chegar ao nosso mercado ainda nesta década, possivelmente junto com os motores que a Fiat também vai desenvolver. É esperado que os franceses também ajudem no desenvolvimento do sistema eletrificado e Flex para nosso mercado, a ser usado em modelos como 208 e 2008.

A informação foi confirmada durante o lançamento do e-2008, que deve ser produzido na Argentina em alguns meses. O SUV compacto pode ser, inclusive, um dos primeiros carros da Peugeot com esse motor. “As soluções desta transição energética são diversas. Acreditamos muito na hibridização de produtos movidos a etanol, que faz sentido por toda a eficiência energética do etanol. Isso vinculado a uma motorização híbrida tem potencial muito grande no mercado. Estamos totalmente inseridos nisso e temos planos de trabalhar no futuro com produtos a etanol híbridos”, disse o Vice-Presidente da Peugeot América do Sul, Felipe Daemon, ao Automotive Business.

Os primeiros híbridos da Stellantis com produção nacional (e na Argentina), serão com motor 1.0 12v Turbo junto a um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV). No entanto, a Peugeot confirmou que o plano vai um pouco mais além com o desenvolvimento de híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV). A Peugeot ainda vê a unidade de Porto Real (RJ) como uma fábrica habilitada para a produção de veículos híbridos e bicombustíveis.



Esse novo Peugeot fluminense deve ser o 1008, que será um SUV subcompacto que deve vir com motor 1.0 12v Turbo. Enquanto na Europa ele deve nascer como um modelo elétrico e irmão do Jeep Avenger, no Brasil ele estreia com motores híbridos. O motor híbrido-leve deve chegar em meados de 2024, com motores 1.0 12v Turbo Flex (T200) e 1.3 16v Turbo Flex (T270) serão equipados com um sistema híbrido-leve. Além de melhorias no desempenho, a dupla fica mais econômica e vai emite menos em CO2.

Os modelos terão um consumo entre 1km/l a 2km/l a mais de média, com um incremento que chega a 15%. O sistema traz um motor/gerador no lugar do alternador que é ligado ao virabrequim via correia dentada, que exige menos do motor, diminuindo seu consumo. Atualmente, a dupla é equipada com motores 1.0 12v T200 Flex desenvolve 130/125cv de potência (Etanol/Gasolina), com torque de 20,4kgfm com ambos os combustíveis, aliado a um câmbio automático CVT que simula 7 marchas.

O outro é o motor 1.3 16v Firefly Turbo Flex, que desenvolve 185/180cv de potência com torque de 27,5kgfm, acoplado a um câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. Esse sistema deve ajudar a Stellantis e a Fiat na redução de emissões de poluentes por conta do Proconve L8, que deve entrar em vigor a partir de 2025. Já sobre os motores HEV e PHEV, ainda é difícil afirmar quais seriam os motores, mas certamente chegam após 2025.



Fotos: Peugeot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Jeep desenvolve a chegada de Compass e Commander Blackhawk, com 272cv, até maio

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Rivian revela um novo teaser do R2, que tem mais detalhes revelados antes da sua estreia

Fiat revela novo teaser da Titano; picape média ganha site e confirma estreia para 14 de março

Honda Group confirma investimento de US$ 2,99 bilhões em joint-venture com a GS Yuasa