Porsche apresenta o 911 Dakar, uma versão off-road do esportivo que homenageia versão rali

Depois do Lamborghini Huracán Sterrato, é a vez da Porsche apresentar o 911 Dakar, a versão aventureira do clássico esportivo da marca alemã 



A Porsche está apresentando uma nova versão do 911, a Dakar, que chega ao mercado prestando uma homenagem ao 911 de competição de rali, que concorreu no Rally Paris-Dakar de 1984, que foi simultaneamente o nascimento de todos os tração integral no Porsche 911. Para prestar uma homenagem ainda mais efetiva, a marca vai oferecer o pacote Rallye Design Package opcional, que dá uma cara de carro de competição ao cupê.

De acordo com a Porsche, o 911 Dakar se destaca pelos ajustes que a marca fez no esportivo. Ele tem uma altura em relação ao solo que é 5 centímetros mais alto que um 911 Carrera, além de contar com um sistema que aumenta a altura em relação ao solo em 3 centímetros extras. Com isso, tendo 8 centímetros em relação ao solo extras, o 911 Dakar possui uma relação ao solo simular a de alguns utilitários esportivos.

A marca alemã ainda confirmou que a nova versão terá chassi ajustado que oferece uma configuração de alto nível em aventuras off-road com velocidades de até 170km/h. Ele possui pneus off-road ao ser calçado com pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus especialmente desenvolvidos (tamanho 245/45 ZR 19 na frente e 295/40 ZR 20 na traseira) para o esportivo. Os pneus foram desenvolvidos para serem mais difíceis de receber cortes. Opcionalmente, ele ainda serão vendido com pneus Pirelli P Zero estão disponíveis.

Visualmente, a versão Dakar ainda se destaca por vir com um novo para-choque dianteiro, com uma entrada de ar inferior em preto, com luzes diurnas nas extremidades e entradas de ar maiores. O esportivo ainda traz gancho de reboque em alumínio vermelho na dianteira e possui um splitter dianteiro mais pronunciado, com um acabamento prateado em destaque. O capô ainda tem duas saídas de ar. Nas laterais, destaque para as novas rodas de liga leve de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira.



As entradas de ar laterais na dianteira redesenhada também são protegidas contra pedras projetadas por grades de aço inoxidável. O esportivo ainda conta com rack de teto com estilo cesta, que pode levar uma série de componentes ali. Com capacidade de levar até 42kg, o rack acomoda equipamentos de rali como botijões de combustível e água, pás dobráveis e pranchas de tração. O rack de teto pesa 28kg e ainda traz quatro faróis auxiliares em LED, com desenho horizontal, dois lado a lado, que auxilia em ambientes mais escuros.

O 911 Dakar ainda possui spoiler traseiro fixo feito em polímero de fibra de carbono reforçado (CFRP), mesmo material que compõe a tampa do porta-malas, com um difusor de ar que veio do GT3. O difusor ainda possui um reboque de alumínio vermelho. Há ainda elementos em aço inoxidável nas soleiras dianteiras, traseiras e laterais. No interior, as novidades ficam por conta dos bancos do tipo concha e perde os bancos traseiros, que possui detalhes e costuras contrastantes em azul, quando equipado com um pacote. Ele ainda traz o logotipo Dakar no painel, do lado do passageiro. O interior ainda possui acabamento com superfícies Race-Tex padrão com costura decorativa em Shade Green, que também está disponível exclusivamente como acabamento externo metálico para o 911 Dakar.

Ele ainda é equipado com vidros leves e uma bateria mais leve que fazem o papel de uma redução de peso. A Porsche confirma que ele possui 1.605kg de peso, 10kg a mais que um 911 Carrera 4 GTS, com câmbio PDK. Na mecânica, o 911 Dakar se destaca por vir com motor 3.0 Boxer que desenvolve 480cv de potência com torque de 58,1kgfm, sempre com câmbio automatizado de dupla embreagem PDK de 8 marchas, além de vir com tração integral. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 3,4 segundos e com máxima de 240km/h.



A Porsche ainda adicionou novidades ao Dakar como eixo traseiro direcionável, coxins do motor do 911 GT3 e estabilização antirrolagem PDCC. Ele ainda traz dois novos modos de direção, que podem ser selecionados usando o botão rotativo no volante, sendo o modo Rallye e o Off-Road, que se unem ao Normal, Sport e Wet. O primeiro é ideal para superfícies soltas e irregulares e apresenta tração nas quatro rodas com foco traseiro. No modo Off-Road, a folga alta é ativada automaticamente. Este modo é projetado para tração máxima em terrenos difíceis e na areia. Ambos os novos modos de direção também apresentam o novo Rallye Launch Control.

A marca ainda vende o pacote Rallye Sport Package, que se destaca por vir com Porsche Exclusive Manufaktur traz carroceria em dois tons, em Branco e Azul Genciana. Nas laterais, o carro ainda pode contar com um número de corrida que pode ser escolhido entre 0 a 999. Além das faixas decorativas em vermelho e dourado que partem do capô e dos faróis. Os adesivos são inspirados no 911 do Rally Paris-Dakar de 1984, também traz a inscrição "Roughroads" iluminada, ao abrir as portas. O termo é uma marca registrada e reflete o conceito do 911 Dakar e sua adequação para a condução off-road.

As rodas nesse pacote são pintadas em branco e tem uma faixa vermelha na lanterna traseira. O interior ainda possui acabamento em Race-Tex estendido e contornos de couro, bem como cintos de segurança e detalhes em Sharkblue. De série, o carro possui ainda barra anti-capotamento, cintos de segurança de seis pontos e extintor de incêndio é opcional. A série especial terá uma produção limitada de 2.500 unidades. 





Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto