Stellantis prepara desenvolvimento de picape média a ser produzida em Córdoba, Argentina

Surgem informações de que a Stellantis poderia produzir picapes médias na unidade de Córdoba, na Argentina, de onde hoje é feito apenas o Fiat Cronos



A Stellantis pode estar desenvolvendo um projeto de picapes médias que serão produzidas na unidade de Ferreyra, em Córdoba, na Argentina. Até o momento, se tinha informações de que a Stellantis produziria a Peugeot Landtrek na unidade de Nordex, no Uruguai. Executivos da Stellantis, no entanto, disseram que a picape média será lançada apenas neste ano, como destacou Gabriel Cordo Mirando, Gerente da Peugeot Argentina, recentemente.

A picape média poderia acabar sendo produzida na unidade de Ferreyra, ao lado do Fiat Cronos. Dentro da unidade de Córdoba, a existência deste projeto é conhecido como Projeto KP1, que dará origem a uma picape nascida com a fusão entre a PSA e a FCA. Ainda não se sabe se essa picape nasce diferente em relação à Peugeot Landtrek, ou será uma troca de logotipos e novos nomes, com a engenharia de emblemas. Caso isso aconteça, Peugeot e Fiat podem vender a picape. Elas vão compartilhar componentes e a mesma base em chassi.

Além de Peugeot e Fiat, seria possível até mesmo a RAM ter uma versão sua. Segundo o Motor1 Argentina, o Projeto KP1 na unidade de Córdoba já é um trabalho que conta com uma várias equipes e busca a aprovação final do modelo, que deverá ser acompanhada por um anúncio de investimentos na unidade argentina. O site argentino ainda confirma que isso não seria uma coisa para “antes de 2024”. Produzir uma picape média na Argentina é um sonho bem antigo da Fiat.

Com a liderança que a marca possui na região, nada impede que a picape média da Peugeot e da Fiat sejam feitas na unidade, que tem mais capacidade produtiva que a unidade terceirizada do Uruguai. Sobre a Peugeot Landtrek, a picape está em testes em nosso mercado e na Argentina e Uruguai desde 2021. Recentemente, já era um rumor que a Fiat teria a sua versão da Peugeot Landtrek. No caso da Peugeot, a Landtrek pode ser vendida apenas em sua versão topo de linha.



Já como Fiat, a picape pode ser lançada com versões mais simples. É certo afirmar que a picape média estreia ainda no primeiro semestre de 2023, mas como Fiat é certo que ela ganhará um novo nome. Isso porque Landtrek é da Peugeot. Aqui, as picapes segue em testes, mas as mesmas já estão praticamente prontas. Diga-se que a picape está passando por testes finais de desenvolvimento para ser lançada em nosso mercado e também na Argentina.

Com produção, até então, em Nórdex, no Uruguai, a picape virá com motor 2.0 BlueHDi da Peugeot, mas que deve ser retrabalhado para desenvolver mais. Na Europa, esse motor entrega 181cv e 40,8kgfm, mas deve ganhar atualizações para passar dos 200cv e ter cerca de 45kgfm de torque, ao menos. Aqui, o câmbio deve ser automático de 6 marchas, associado a uma tração 4x4 como opção. A versão Fiat ainda ganhará câmbio manual de 5 ou 6 marchas, dependendo da escolha da engenharia.

Desenvolvida em parceria com a Changan, a Peugeot desenvolveu a picape com inspiração na Toyota Hilux, por ser a referência (e líder) no segmento. O projeto previa um modelo com capacidade de 1 tonelada na caçamba que pudesse ser de uso comercial. O modelo da Peugeot tem 5,329 metros de comprimento com cabine dupla e 5,390 metros com cabine simples, tendo 3,180 metros entre os eixos, 1,963 metro de largura e 1,897 metro de altura. Ela conta com capacidade de carga de 1 tonelada que pode chegar a 1,2 tonelada em algumas versões, com capacidade de rebocar 3 toneladas.



Fotos: Peugeot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Foton lança Aumark por R$77.900!

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!