SUV menor da Volvo, o EX30, tem mais detalhes revelados e estreia ainda neste ano na Europa

Após ser antecipado com uma imagem teaser no ano passado, o Volvo EX30 será uma realidade na Europa ainda neste ano



Depois de confirmar que teremos um novo SUV menor da Volvo, eis que começaram a surgir informações do EX30, irmão menor do XC40. A novidade, na qual ficará abaixo do XC40 (que futuramente será rebatizado de EX40), estreia com motor puramente elétrico. A novidade será desenvolvida a partir da plataforma modular Sustainable Experience Architecture (SEA) da Geely e vai ser apresentado possivelmente no segundo semestre de 2023.

Ele será produzido apenas na China, de onde ele será enviado para vários mercados no mundo. Seu design vai se inspirar no EX90, com linhas mais limpas, mas que ainda lembram que estamos diante de um Volvo. "Será um carro urbano e destinado a um grupo demográfico mais jovem, que poderá assiná-lo e torná-lo seu primeiro Volvo", disse CEO da marca, Jim Rowan. Ainda ao Automotive News Europe, Rowan disse que ele será equipado com “equipamentos de segurança de ponta, uma pilotagem fantástica e alta qualidade”.

O consumidor ainda vai poder “escolher a faixa que melhor se adapta ao seu estilo de vida e ao seu orçamento”. Mostrado apenas com a silhueta no lançamento do EX90, a Volvo deixa a dupla dos dois de frente de um telão que, em certo momento, fixa no ano de 2023, indicando que o então desconhecido ali será apresentado neste ano. Pelas imagens, o EX30 lembra o EX90 pelo desenho das lanternas divididas entre a parte superior, conectada ao vidro traseiro e a parte inferior em ‘C’. Tudo que temos até o momento é uma projeção acima do Kolesa.

Esse modelo pode ser o tão comentado projeto de desenvolver um SUV menor que o XC40. Os rumores desse carro cresceram a partir do momento que os suecos apresentaram o XC40, em 2017. Na época, no entanto, ele era cotado para ser lançado como XC20 ou XC30. Puramente elétrico, ele pode aproveitar o motor elétrico usado em XC40 e C40. O motor em questão é o motor elétrico no eixo dianteiro que desenvolve 231cv e 33,7kgfm de torque; Na dupla, o motor é associado a uma bateria de 67kWh que oferece 415km de autonomia, que seria suficiente para um SUV para o porte do EX30.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Toyota dá a entender que o Celica pode ressurgir como cupê esportivo criado pela GR