Toyota apresenta a quinta geração do Prius, que estreia com motores híbridos de até 223cv

Toyota apresenta a quinta geração do Prius, a mais bela das gerações, e híbrido estreia com novos motores e mais tecnologia para viver nova fase da eletrificação



A Toyota apresentou a quinta geração do Prius na Europa e no Japão. O hatch híbrido chega com um design muito melhorado e que nem parece ser um Prius. Além disso, recebe atualizações em sua mecânica e nos equipamentos de série. Seu grande destaque, os motores híbridos, estreiam com opções híbridas (HEV) e híbrida plug-in (PHEV), que oferece uma autonomia de até 75km no modo puramente elétrico.

Comemorando aniversário de 25 anos de lançamento, a quinta geração do eletrificado da Toyota traz um design inspirado na nova linha de carros elétricos da Toyota, a bZ. No entanto, o Prius aparece como apenas híbrido – até o momento. Em seu design, a nova geração se destaca principalmente pelas linhas mais esportivas e sensuais, que em nada lembram as gerações anteriores de design polêmico. Na dianteira, o hatch traz faróis em ‘C’ com luzes diurnas também em ‘C’ e que nas extremidades possuem os faróis normais com projetor.

A parte inferior do ‘C’ dos faróis ainda possui uma pequena grade dianteira com entrada de ar de uma barra horizontal. Acima, há uma grade na cor da carroceria que sustenta o logotipo da marca. O para-choque dianteiro possui linhas mais limpas, com destaque para uma entrada de ar inferior retangular, que tem três barras horizontais e vem com um contorno prateado. Essa entrada de ar inferior estão dentro de um acabamento em plástico preto, com um prolongamento para as extremidades que sustenta os faróis de neblina em LED.

O capô possui linhas mais vincadas a partir do desenho da grade e dos faróis, com um estilo em ‘V’. Nas laterais, o novo Prius se destaca pelo desenho aerodinâmico desta nova geração. O capô parece relativamente curto, com uma coluna A super inclinada e com um desenho da carroceria com caimento suave também. O desenho dos vidros segue esse design da carroceria, enquanto a parte inferior possui uma linha ascendente das janelas. Um friso nasce a partir do para-lama dianteiro, desvia dos vidros laterais e termina na porta traseira.



Há ainda um novo friso intermediário que começa no para-lama dianteiro e termina na porta traseira e um que se inicia da parte inferior da carroceria e sobe de maneira ascendente para as portas e define a linha do para-choque traseiro. Ele ainda possui novos retrovisores com repetidores de seta e as portas tem maçanetas convencionais nas portas dianteiras e maçaneta próxima aos vidros traseiros, num estilo camuflado. O novo Prius ainda possui um acabamento em preto brilhante no arco das caixas de rodas.

As laterais ainda tem teto solar panorâmico, antena de teto do estilo tubarão e rodas de liga leve de 17 até 19 polegadas, dependendo da versão. De traseira, o novo Prius também quer fazer esquecer todo o design estranho que ele já teve. Além de um vidro traseiro inclinado, a nova geração parece ter um pequeno aerofólio na traseira pelo próprio desenho da carroceria. As lanternas passam a ser mais compactas e afiladas, se conectando entre si por meio de uma barra em LED. Ele ainda possui outras luzes nas extremidades da carroceria. As lanternas contam com um acabamento pintado em preto, onde a parte superior da tampa do porta-malas também é pintada em preto.

Nas extremidades, esse acabamento em preto possui um prolongamento vertical juntamente de um friso que invade o para-choque traseiro. A tampa do porta-malas ainda possui um brake-light e abaixo está o logotipo da Toyota. A tampa do porta-malas ainda traz o nome Prius escrito por extenso e o logotipo que identifica qual motor híbrido ele está usando, no lado direito. O para-choque traseiro ainda tem uma lanterna de neblina central e a parte inferior tem um acabamento em plástico preto que abriga a placa traseira. Além da placa, nas extremidades esse acabamento sustenta os refletores horizontais e as luzes de ré.

O interior também traz uma mudança radical de estilo e novamente faz o Prius se aproximar dos carros da linha bZ. Ele possui um quadro de instrumentos com uma tela de 7 polegadas, TFT LCD, que fica posicionada em uma parte mais alta do painel que permite que o motorista veja as informações por cima do aro do volante. O quadro de instrumentos muda de cor a partir dos alertas que o pacote Toyota Safety Sense envia. O painel ainda possui uma central multimídia com tela de 8 polegadas ou 12,3 polegadas, com estilo flutuante. A central é a Toyota Audio Multimedia, que inclui atualizações Over-The-Air (OTA).



A central ainda possui acesso Wi-Fi, Bluetooth, seis alto-falantes, seis portas USB, Apple CarPlay sem fio, Android Auto e rádio via satélite. O volante possui um novo desenho, com comandos multifuncionais mais verticais e com o logotipo da marca ao centro, com volante de três raios. O painel ganha linhas mais horizontais, com uma faixa prateada que percorre quase todo o painel e que é responsável pelo painel ter um pequeno degrau na parte superior, próximo ao para-brisa. As saídas de ar-condicionado são horizontais, tanto nos extremos como no centro. Abaixo das saídas centrais, o novo Prius possui os comandos do sistema de ar-condicionado e o botão do Start/Stop fica ao lado das saídas centrais.

O console central traz ainda a manopla de câmbio e um espaço para celulares e porta-copos. Desenvolvido a partir de uma plataforma modular TNGA-C de segunda geração, o Prius passa a ter 4,600 metros de comprimento, 2,750 metros entre os eixos, 1,780 metro de largura e 1,430 metro de altura, além de ter uma aerodinâmica de 0,24Cx. De acordo com a Toyota, ele será vendido com um total de oito cores de carroceria estão disponíveis, incluindo duas cores base sólidas recém-desenvolvidas de Ash e Mustard que criam uma impressão esportiva.

Na mecânica, ele será oferecido em duas opções: HEV e PHEV. O HEV traz o motor 1.8 16v Hybrid que agora desenvolve 140cv, com câmbio automático CVT. Já o 2.0 16v Hybrid (HEV) é formado pelo motor 2.0 16v a gasolina de 152cv 19,4kgfm junto de um motor elétrico de 42cv que juntos desenvolvem 196cv, com tração dianteira, tendo um câmbio automático e-CVT que simula 10 marchas. O motor elétrico é instalado no eixo traseiro e permite que tenha uma tração AWD-i, chamado pela Toyota de E-Four, aumentando a potência para 199cv. Empregando um motor de alta potência e outros recursos, ele oferece melhor desempenho em subidas em superfícies de baixa fricção, como estradas cobertas de neve, e maior estabilidade nas curvas. Segundo a marca, ele obtém consumo de 28,6km/l com motor 2.0 e 32,6km/l com o 1.8.



O PHEV traz um motor 2.0 16v Dynamic Force a gasolina de 148cv junto de um motor elétrico dianteiro de 160cv e uma bateria de 13,6kWh que dão 223cv de potência. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 6,7 segundos. Ele ainda pode rodar 75km no modo puramente elétrico, onde a bateria está localizada abaixo do banco traseiro, permitindo que ele tenha um melhor centro de gravidade, mais baixo, e uma maior capacidade de carga no porta-malas.

Ele ainda possui o "Modo My Room" que permite aos usuários desfrutar de ar-condicionado e sistemas de áudio da fonte de alimentação externa ligando o interruptor durante o carregamento, tornando o espaço interno ainda mais confortável. O novo Prius tem suspensão MacPherson na frente, uma configuração de triângulo duplo na traseira, que é mais rígida do que a plataforma usada no modelo de saída.

De série, a nova geração é equipada com Advanced Park (com função remota), que permite fácil estacionamento automático e saída de vagas em diversas situações de estacionamento e, com operação fora do carro por meio de um aplicativo de smartphone exclusivo. O carro também pode entrar e sair de vagas de estacionamento remotamente. Ele ainda oferece uma câmera monocular para o pacote Toyota Safety Sense na frente, uma câmera traseira para o Digital Inner Mirror e um gravador de direção no veículo. Os dados são armazenados na ECU para evitar o corrompimento de dados e outros problemas associados a cartões SD e gerenciar adequadamente dados importantes da câmera.



Ele ainda é equipado com duas tomadas acessórias de 100VAC/1.500W, sendo uma na parte de trás do console central e outro no porta-malas. Os usuários podem selecionar o modo de fonte de alimentação externa BEV, que usa energia da bateria sem precisar ligar o motor, ou o modo de fonte de alimentação externa HEV, que recarrega a bateria do motor se a energia restante for muito baixa. Há também teto solar panorâmico que pode ser totalmente e os modelos PHEV estão equipados com um sistema de carregamento solar de segunda geração que consegue uma conversão mais eficiente de energia solar em eletricidade. Isso gera energia equivalente a dirigir até 1.250km por ano.

A energia elétrica gerada durante o estacionamento é usada para carregar a bateria de tração, com o sistema não apenas fornecendo eletricidade para a direção, mas também para o ar-condicionado e outras funções. A energia elétrica gerada durante a condução é usada para complementar o sistema de bateria auxiliar. O Toyota Safety Sense 3.0 adiciona alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa, aviso de saída de faixa, detecção de pedestres e ciclistas, alerta de tráfego cruzado traseiro, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego.

Há ainda reconhecimento de sinais de trânsito, segurança assistência de saída, alerta de banco traseiro e assistência automática de farol alto. Os recursos de segurança disponíveis incluem frenagem de emergência automática reversa, sensores de estacionamento, assistente de estacionamento, câmera de estacionamento com visão Surround e aviso de colisão reversa. Ele ainda pode ser equipado com sistema de áudio premium JBL de oito alto-falantes, tecnologia de chave digital. De acordo com a Toyota, ele será vendido nas versões LE, XLE e Limited. A produção deve ocorrer na fábrica da Toyota em Aichi, no Japão. 








Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Peugeot lança promoção com 208 e 2008, que serão vendidos com descontos de até R$ 17 mil