Autônomo da Zeekr já está em desenvolvimento e é antecipado com a M-Vision Concept

Zeekr apresenta a M-Vision Concept, uma van autônoma que deve se tornar realidade dentro de alguns anos; modelo é testado pela Waymo, nos EUA



A Zeekr apresentou as primeiras imagens do seu novo conceito autônomo, a M-Vision Concept. O modelo surge como uma minivan de porte que varia entre compacto e médio e nasce como um modelo puramente autônomo que será testado pela Waymo. O modelo foi apresentado nos EUA com a promessa de ser um modelo que poderá estar nas ruas dentro de alguns anos.

Visualmente, a M-Vision Concept não tem nada em comum com os demais modelos da Zeekr, 001 e 009. A minivan nasce com um desenho que traz linhas simpáticas e bem simples, visto que a marca quer apostar na sua funcionalidade enquanto um modelo autônomo. Em termos de design, a M-Vision possui faróis dianteiros retangulares com luzes diurnas em LED e dois projetores em LED. A tampa do capô traz um acabamento em preto brilhante, enquanto o para-choque dianteiro é praticamente liso.

Existe uma entrada de ar inferior com pontos em 3D e um espaço para a placa logo acima. Inspirada em minivans, ela tem uma dianteira em cunha e com um desenho que logo se conecta com o para-brisa. Falando nele, ele é bem amplo e se conecta com os vidros laterais, que parecem formar uma peça única. Nas laterais, ainda se destaca pelas portas que tem aberturas deslizantes, abrindo em sentidos contrários. As maçanetas são por botão e as rodas tem desenho aerodinâmico, de quatro raios.

O vidro lateral traseiro ainda possui uma área ampliada. Nas laterais ainda é perceptível que o modelo tem uma série de sensores no para-lama dianteiro e traseiro, além de um radar LiDAR no teto. De traseira, a M-Vision Concept possui um vidro traseiro e uma tampa do porta-malas que formam uma peça só, em preto brilhante. Ao centro, está o logotipo iluminado da Zeekr e as lanternas estão em uma barra em LED que cortam toda a traseira. O para-choque traseiro ainda tem espaço para a placa traseira e um difusor de ar com pontos vazados.



A Zeekr não revelou detalhes do interior, confirmando apenas que existe espaço para cinco ocupantes. Ela não tem volante e possui uma tela central, alto-falantes nas laterais e saídas de ar-condicionado ocultas, com bancos revestidos em lã e tecido. As informações ainda dão conta que as fileiras de bancos podem ficar frente a frente, por conta dos bancos dianteiros girarem 180º. Durante o trajeto, a marca confirma ainda que os passageiros podem fazer reuniões, terminar trabalhos de casa, ver um espetáculo, relaxar e até dormir.

Desenvolvida sobre a nova arquitetura SEA-M, a Zeekr confirmou que o modelo foi projetado na Suécia “com o único propósito de Rideshare”. A nova plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA) ganhou refinamentos para ser chamada de SEA-M. Essa base foi desenvolvida especificamente para “robotaxis, MPVs e veículos de logística” com uma distância que variam de 2,700 a 3,300 metros de comprimento. A Zeekr confirma que o modelo terá capacidade de rodar 16 horas por dia.

O transporte permite que passageiros de até 1,95 metros de altura tenham conforto no caminho. Previsto para começar a rodar em 2024 nos Estados Unidos, a M-Vision está em desenvolvimento para vir com tecnologia de condução autônoma Nível 4. Ela será equipada com a última geração do software ‘Waymo Driver’. Vindo com a capacidade de rodar até 500.000km em cinco anos, os modelos terão mais detalhes revelados em breve.






Fotos: Zeekr / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok