BMW inicia a produção do iX5 Hydrogen em escala reduzida em fábrica de Munique

A BMW iniciou a produção do iX5 Hydrogen, com as primeiras unidades movidas a hidrogênio em uma produção em pequena escala em Munique



A BMW apresentou oficialmente o iX5 Hydrogen recentemente com alguns detalhes. Depois iniciou a produção do motor a hidrogênio e agora começou a produção do modelo a células de hidrogênio, em uma escala reduzida. O SUV está sendo produzido na fábrica-piloto do Centro de Pesquisa e Inovação de Munique (FIZ), na Alemanha. O primeiro carro a hidrogênio da marca alemã já encerrou o seu desenvolvimento com testes e deve começar a ser vendido ainda neste ano.

“O hidrogênio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar à medida que avançamos em direção à neutralidade climática. Temos certeza de que o hidrogênio está prestes a ganhar importância significativa para a mobilidade individual e, portanto, consideramos uma mistura de sistemas de acionamento elétrico por bateria e célula de combustível como uma abordagem sensata a longo prazo. As células de combustível também não requerem nenhuma matéria-prima crítica, como cobalto, lítio ou níquel, portanto, ao investir nesse tipo de sistema de acionamento, também estamos fortalecendo a resiliência geopolítica do BMW Group. Nossa frota de teste de hidrogênio BMW iX5 nos permitirá obter novos e valiosos insights, permitindo-nos apresentar aos clientes uma gama de produtos atraentes assim que a economia do hidrogênio se tornar uma realidade generalizada”, diz Frank Weber, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, Responsável pelo Desenvolvimento.

A unidade fabril de Munique é uma fábrica piloto que tem 900 funcionários, que trabalham nas linhas de oficina, montagem, engenharia de modelos, construção de veículos conceituais e manufatura aditiva. Para o iX5 Hydrogen, especialistas em tecnologia de hidrogênio, desenvolvimento de veículos e montagem inicial de novos modelos têm trabalhado juntos para integrar a tecnologia de ponta de acionamento e armazenamento de energia.



“A produção do BMW iX5 Hydrogen e dos sistemas de célula de combustível desenvolvidos pela BMW demonstram nossa suprema flexibilidade e know-how incomparável no campo da fabricação em pequena escala. Isso mostra que já possuímos a experiência necessária para integrar a tecnologia de hidrogênio no sistema de produção BMW iFACTORY como um tipo adicional de propulsão.”, comenta Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, Responsável pela Produção.

A produção acontece da seguinte forma: a unidade de Spartanburg confirmou que envia unidades do X5, que são equipados com um novo conjunto de piso na oficina da planta piloto que permite acomodar os dois tanques de hidrogênio no túnel central e sob a unidade do banco traseiro. A produção ainda pede um sistema elétrico específico dele, com um sistema de 12V e 400V, com uma bateria de alto desempenho, motor elétrico e célula de combustível são todos integrados durante a fase de montagem, juntamente com peças de produção padrão.

As baterias de alto desempenho ficam instaladas no eixo traseiro, enquanto o motor elétrico é um produto da atual tecnologia BMW eDrive de quinta geração. Os motores a hidrogênio são fabricados no centro de competência interno da BMW para hidrogênio em Garching, ao norte de Munique, desde agosto do ano passado. A BMW destacou que o SUV virá com um motor movido a células de hidrogênio que alimenta a bateria. Esse motor desenvolve 170cv. Já o motor que move o iX5 é um elétrico de 374cv.







Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok