Europa: VAG acredita que preço da energia ainda é impeditivo de vendas dos seus BEVs

Apesar do crescimento nas vendas de modelos elétricos, VAG crê que maior impeditivo seja o custo da energia elétrica; VAG quer se proteger de crises geopolíticas 



A Volkswagen AG (VAG) segue acreditando que seus carros elétricos poderiam estar vendendo muito mais se não fosse o preço da energia elétrica, principalmente na Europa. Com toda a questão do racionamento que o continente vive desde as instabilidades causadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia, que causado um certo receio em parte dos consumidores. Os custos relacionados com energia também entraram em pauta no ano passado, algo que não se via e muito menos se previa.

Com o preço do consumo de energia aumentando em quase todos os países da Europa, certamente isso vai puxar um pouco o crescimento dos carros elétricos, até que se resolva que a Europa tem condições de produzir energia renovável, por exemplo, seja com energia solar ou eólica. De acordo com informações do site Hibridos y Electricos, o custo da energia em alguns países da Europa aumentou em até 20%. Além da energia, o custo para encontrar novos fornecedores de matérias-primas indicam que a Europa e sua indústria terá anos agitados.

Oliver Blume, CEO da VAG, confirmou em entrevista que o grupo precisa se proteger contra crises geopolíticas que vão interferir também na empresa, seja com fornecedores ou até indo mais além, como a questão da energia elétrica. Recentemente, a VAG firmou uma parceria de desenvolvimento com a Xanadu, empresa canadense que trabalha com tecnologia quântica em baterias para carros elétricos.

A parceria entre as duas empresas vai estabelecer um programa de pesquisa plurianual para melhorar o desempenho de algoritmos quânticos para simular materiais de bateria, com foco em diminuir custos computacionais e acelerar uso de computadores quânticos na Volkswagen. A simulação precisa ser eficiente para fazer com que a marca use materiais de bateria que são mais eficientes, sendo esse o maior desafio da marca alemã. Essa eficiência deve ter computadores quânticos que serão tolerantes a falhas.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv