Honda confirma que versão Type-R se manterá em linha mesmo com uma nova gama de BEVs

Honda confirma permanência em linha da versão Type-R mesmo com modelo puramente elétricos, continuando como versões esportivas dos nipônicos



A Honda confirmou a permanência em linha da versão Type-R mesmo com os modelos elétricos. A Honda confirmou que até 2040 será puramente elétrica e isso indica que a versão continuará como opção esportiva dos carros da marca. A informação foi confirmada pelo Engenheiro-Chefe do Projeto Type-R, Hideki Kakinuma, que confirmou em entrevista que “sem Type R, não há Honda”.

Kakinuma confirmou ainda que, com as regras de poluentes, fica “muito difícil pensar em um modelo esportivo nesses limites”, ou seja, com um modelo a combustão. No entanto, “novos desafios para proporcionar aos nossos clientes a alegria de dirigir. Sim, definitivamente estaremos ansiosos para trazer mais [modelos] Type-R. Acredito firmemente que o prazer de dirigir é a essência central da mobilidade privada, da mobilidade pessoal", adicionou o executivo.

“A neutralidade de carbono não precisa ser focada no trem de força em si. Pode haver a possibilidade de alcançá-lo mesmo que você esteja dirigindo um carro com um ICE. Portanto, eu não rejeitaria a possibilidade de que o próximo Type-R possa ser ICE. No entanto, dadas as circunstâncias atuais, isso é muito improvável. Mas o Type-R em si não depende do trem de força. É uma certa filosofia, um princípio do prazer de dirigir, e isso envolve muitos aspectos… Se essa emoção pode ser proporcionada com um certo powertrain carbono neutro ou um pouco eletrificado – ou uma tecnologia completamente diferente – isso também será justificadamente um Tipo-R.”, acrescentou em entrevista ao Autocar.

Recentemente, foi confirmado que uma nova geração do Civic Type-R pode ser um híbrido e:HEV, antes de ser elétrico. A informação foi confirmada por Ko Yamamoto, Consultor Técnico da Honda Europa, que disse em entrevista ao Autocar que não se exclui a possibilidade de um Civic Type-R Hybrid. “Eu não excluiria a eletrificação. Não podemos fazer um trem de força elétrico puro nesta plataforma, mas imagino que possa levar até um certo nível de híbrido plug-in.”, disse Yamamoto. Neste ano, a Honda espera começar a estreitar ainda mais a gama de motores puramente a combustão e ficará difícil para o Type-R ser puramente a combustão.

“A eletrificação é apenas mais uma medida técnica, como VTEC ou um turbo, ou suspensão multilink. Existem certos atributos que são importantes para um Type-R: a resposta final, a unidade entre motorista e máquina. Como isso está sendo alcançado? Essa é outra história, e tenho certeza de que pode ser alcançada com algum tipo de eletrificação. Podemos fazer tração nas quatro rodas, é claro. Esta plataforma [que sustenta o Civic Type-R 2022] também é usada para o CR-V com tração nas quatro rodas. No entanto, acho que a tração nas quatro rodas realmente não lida com o principal do Type-R. Não é necessariamente mais rápido, mas é mais pesado.", complementou Yamamoto em entrevista no ano passado.



Fotos: Honda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto