Honda lança a 11º geração do Civic no Brasil, agora importado e e:HEV, por R$ 244.900

Honda Civic retorna ao nosso mercado como importado novamente e estreia uma mecânica 100% híbrida, capaz de desenvolver 184cv, mas assusta pelo preço



Foram 25 anos de produção nacional do Honda Civic. E a Honda deve muito ao sedã médio por conta dele ter sido o primeiro carro feito em solo nacional. Mas a queda de interesse por sedãs fez a Honda deixar de produzir em solo nacional o Civic. Agora, ele volta a ser importado, chega muito mais competitivo e quer ser um carro mais de nicho. O sedã médio passa a ser importado da Tailândia, o híbrido é mais um carro a vir com a mecânica e:HEV, que estreou aqui com o Accord, em 2021.

A nova geração do Civic se baseia muito nas linhas mais sóbrias do Accord, que é um sedã mais classudo e menos esportivo que o Civic tinha em nosso mercado até então. Visualmente, o novo Civic se destaca pelos faróis retangulares, finos e compridos, conectados a grade dianteira que fica menor e mantém uma peça na cor da carroceria, responsável por fazer a junção entre os faróis, que lembra o novo Fit. O para-choque ainda conta com uma nova entrada de ar inferior e outras duas peças nas extremidades do para-choque para os faróis de neblina, que se conecta com a entrada de ar inferior.

O capô possui linhas que nascem na grade dianteira, mas não são ousadas. Nas laterais, se percebe como o Civic não deve seguiu uma nova geração revolucionária, mas sim manteve um design mais próximo do décimo Civic. Isso pode ser visto pelos vidros laterais do modelo, que se assemelha bastante com o perfil do Accord, que possui um friso cromado na parte superior dos vidros laterais. Ele ainda tem um friso que nasce no para-lama dianteiro e define toda a linha de cintura do Civic, além de um friso que nasce nas laterais do para-choque dianteiro e cresce na base inferior das portas.



Ele passa a ter retrovisores com base nas portas, além de uma antena do tipo barbatana de tubarão. As rodas tem aro de 17 polegadas. O porta-malas, nesta 11º geração, ainda deve estar mais definido nas linhas do Civic, com o terceiro volume mais definido. O sedã deve ter um porta-malas mais pronunciado e as lanternas serão mais horizontais e invadem a tampa do porta-malas, substituindo um estilo bumerangue da geração anterior. As lanternas invadem a tampa do porta-malas de maneira mais invasiva na tampa, além dele contar com o espaço para a placa, que permanece na tampa.

No para-choque, ele possui linhas mais simples e limpas, com refletores horizontais, em posição intermediária, além de um pequeno defletor de ar com acabamento prateado. O interior, no entanto, passou por mudanças mais bruscas. Buscando linhas mais minimalistas, o novo Civic elimina boa parte dos botões físicos, mantendo apenas os comandos do sistema de ar-condicionado, pisca-alerta, central multimídia e freio de mão eletrônico. A central multimídia pode contar com uma tela de 9 polegadas, ambas com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, sem fio.

O Civic ainda ganha um quadro de instrumentos com tela digital, que tem uma tela de 10,2 polegadas, totalmente personalizável. À frente da alavanca de câmbio ele possui uma tomada de 12V e as entradas USB. O console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los sem necessidade de cabo. A nova geração do Civic é desenvolvido a partir da Honda Architecture (HA).



O sedã possui 4,679 metros de comprimento, 2,735 metros entre os eixos, 1,802 metro de largura e 1,432 metro de altura. O sedã possui porta-malas de 495 litros e pesa 1.449kg. A Honda detalhe que a nova geração do Civic vem com melhorias em termos de direção e suspensão, que atuam para melhorar o conforto e o prazer de dirigir o sedã médio. A japonesa também confira melhorias em termos de dinâmica e a rigidez torcional da carroceria é mais elevada.

Mecanicamente, a nova geração do Civic passa a ser equipado com um motor elétrico de 184cv e 32,1kgfm, junto de um motor 2.0 16v a gasolina de 143cv e 19,1kgfm, alimentado por injeção direta, uma das grandes novidades em relação ao que equipa o Accord Híbrido. Já o segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU – Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.

De acordo com o InMetro, o sedã médio tem um consumo de 18,3km/l na cidade e 15,9km/l na estrada – o nível de eficiência energética é de 1,21MJ/km. O motor 2.0 possui um ciclo Atkinson com sistema de injeção direta de combustível, pelo qual ocorrem múltiplos pulsos na câmara de combustão, processo conhecido como “Multistage Injection”. O motor ainda possui uma eficiência térmica de 41%, um dos melhores do mercado. Comparado com os motores a combustão, que tem eficiência de 30%.



Ele terá três modos de condução: EV Drive, 100% elétrico; Hybrid Drive, elétrico e combustão; e Engine Drive, somente combustão - que se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias, etc. Na maioria da condução urbana, o Civic roda no modo EV Drive, mas o Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador. O Engine Drive, modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor a combustão. Na prática, o Engine Drive é ativado em situações de velocidades mais elevadas e constantes, ou seja, exatamente a condição em que motores a combustão trabalham em sua zona de máxima eficiência térmica.

Ele ainda possui um modo de operação atuante com frenagens e desacelerações que recuperam energia. Ele traz a tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, possibilita a seleção entre “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Em “Sport”, a resposta ao acelerador será mais direta, beneficiando uma condução esportiva. Em “Eco”, a atuação do acelerador privilegiará a economia, enquanto em “Individual” é possível a personalização de parâmetros como a resposta do acelerador e do sistema de direção. O modo “Normal” faz com que os ajustes retornem ao padrão que prevê um balanceamento entre performance e eficiência.

Ele será vendido em nosso com apenas quatro opções de cores: as perolizadas Branco Topázio e Preto Cristal e; as metálicas Cinza Basalto e Prata Platinum. O interior será em cinza claro quando a cor externa for Branco Topázio. Em todas as demais, o acabamento interno será na cor preta. O Civic começa a ser vendido em nosso mercado com três anos de garantia, sem limite de quilometragem. O sedã médio ainda tem garantia de oito anos ou 160.000km, sendo vendido apenas na versão topo de linha Touring.



A Honda confirmou que o novo Civic híbrido chega ao nosso mercado com o myHonda Connect, que traz informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone. As principais funções do myHonda Connect são: Notificação Automática de colisão - Na eventualidade do motorista se envolver em um acidente com deflagração do airbag, o carro enviará uma mensagem à central de relacionamento myHonda Connect, que poderá acionar suporte médico e os contatos de emergência previamente cadastrados pelo usuário.

O myHonda Connect trazem detecção remota de falha, onde o carro constantemente avalia o bom funcionamento de seus sistemas. Ao encontrar alguma falha, na qual uma luz se acende no painel do veículo, um breve descritivo da ocasião (e como proceder) estará disponível no aplicativo; alarme de segurança - Se o alarme de segurança do veículo for disparado, um alerta será enviado para o celular do usuário, em qualquer lugar que ele esteja; localização do veículo estacionado com a verificação da localização na qual o veículo se encontra estacionado e, se desejar, estabelecimento de rota até o carro.

O aplicativo ainda possui painel de informações do veículo com verificação remota do status das portas, janelas, luzes e calibragem dos pneus, além do diagnóstico geral; rastreamento do veículo em movimento com acompanhamento da localização do carro em tempo real no mapa. Há ainda controle geográfico, quando o usuário determina, no mapa, uma área de controle. Em seguida, seleciona se deverá ser notificado quando o veículo entrar ou sair deste perímetro; alerta de velocidade que após determinar uma velocidade máxima, o usuário receberá uma notificação todas as vezes que o veículo rodar além deste limite estabelecido.



O myHonda tem ainda Assistência 24h com veículos novos Honda têm 2 anos de assistência 24h grátis. Por essa função do aplicativo, o cliente poderá solicitar serviços de guincho, chaveiro, carga de bateria, entre outros; controles remotos com comandos no app, o usuário poderá remotamente acionar o ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas e acionar buzinas e luzes. Há ainda o modo últimas viagens, com dados de todas as viagens serão gravados e armazenados no aplicativo e o usuário poderá, posteriormente, verificar trajetória e estatísticas da viagem, tais como duração e velocidades máxima e média.

Há também ainda manual digital do proprietário com versão digital simplificada do manual do veículo, Assistente de Voz – por meio do assistente de voz Google, o usuário poderá realizar comandos remotos e verificar status do carro (Painel de Controle); Notificações – Comunicação entre a Honda e o cliente; Agendamento de serviços – possibilidade de agendar revisões na concessionária de preferência.

Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, basta baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços: diagnóstico, alerta de velocidade, cerca geográfica, assistência 24 horas, viagens, manual do veículo e agendamento de revisão. Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades, adicionando: notificação automática de colisão, alarme de segurança, rastreamento em tempo real, controles remotos, localização veicular, comandos de voz e painel de controle. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, uma vez que a Honda está oferecendo um ano de degustação aos seus clientes.



Civic Touring e:HEV

De série, o Civic passa a ser equipado com central multimídia com tela de 9”, prática e intuitiva em termos de utilização, seja por toque ou comandos de voz. A central possui ainda Apple CarPlay e Android Auto. Funções como telefone, navegador e controle do sistema de áudio via touchscreen são complementados por comandos físicos das funções “Home”, “Voltar” e “Volume”, facilitando a operação quando com o carro em movimento.

A adoção de um painel de instrumentos digital de 10,2” colorido exibe de maneira organizada e personalizável diversas informações sobre a condução, mas sempre priorizando a visualização e compreensão imediata dos dados prioritários, como velocidade, nível de energia armazenado/regenerado e dos dispositivos de gerenciamento do estado geral de funcionamento do veículo. No painel também é possível visualizar a representação gráfica do fluxo de energia do powertrain em tempo real, o que estimula o motorista a uma utilização mais consciente e econômica do Civic e:HEV.

A operação do painel é compartimentada, seguindo a lógica básica de que, no volante, os comandos à esquerda atuam nos parâmetros da porção esquerda do painel, com o mesmo ocorrendo à direita. Uma exclusividade do Honda Civic Híbrido é o We Power, instrumento que age como uma espécie de conta-giros, mas que substitui a apresentação em RPM pelo percentual de potência. Sob condução mais forte e com o modo Sport ativo, o Civic Híbrido será tracionado exclusivamente pelo motor elétrico, que direcionará sua força para as rodas simulando trocas de marchas.



Nesta condição, a rotação do motor acompanhará as trocas de marchas, realçando a percepção de esportividade, com uma sonoridade e dinâmica similar à de carros esportivos com transmissão de dupla embreagem. Nas frenagens e desacelerações, o ponteiro do We Power desce à área Charge, indicadora do status da recuperação de energia. A força de desaceleração pode ser ajustada por meio de paddle-shifts junto ao volante, com indicação do nível (quatro, no total) também no campo Charge. O Civic híbrido traz diversos outros equipamentos e tecnologias.

Fazem parte deste pacote: bancos dianteiros com múltiplos ajustes elétricos para motorista e passageiro e estabilizador corporal, chave com partida remota do motor, central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado dual zone com difusores frontais camuflados, painel digital com 10,2 polegadas, banco traseiro com encosto rebatível, carregador sem fio para celular, difusores de ar e portas USB iluminadas na traseira, teto solar e limpadores de para-brisa inteligentes. Há ainda o pacote Honda Sensing, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular, operada por um microprocessador de imagem de alta capacidade.

Ele traz: ACC – Controle de cruzeiro adaptativo, que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades; CMBS – sistema de frenagem para mitigação de colisão que aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera.



O sedã vem com LKAS – sistema de assistência de permanência em faixa, que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação; RDM – sistema para mitigação de evasão de pista que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes; AHB – ajuste automático de farol, com comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

As funções como o ACC e o LKAS ficaram ainda melhores, visando ações mais próximas às promovidas pelo ser humano. Nas ultrapassagens, por exemplo, informações como ativação da seta e movimentação do volante passam a ser consideradas pelo ACC, tornando a manobra mais natural. Aprimorado, o LKAS mantém o Civic no centro da faixa mesmo em situações de vento lateral, inclinação da pista e ultrapassagem de veículos longos. Além do Honda Sensing, o Civic e:HEV traz, pela primeira vez na Honda, airbags laterais também na traseira. Assim, são oito airbags no total: dois frontais, dois de cortina e quatro laterais (dois na dianteira e, como citado anteriormente, dois na traseira).

A lista dos equipamentos de segurança tem ainda: assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento na dianteira e na traseira.



Preço

  • Honda Civic Touring e:HEV – R$ 244.900



Fotos: Honda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Onix e Onix Plus devem ganhar reestilização até o início de 2024 no Brasil

Chevrolet lança Feirão de Fábrica neste final de semana e Acelera Chevrolet até dia 31/03

Depois do Tiggo 5X, Chery lança no país o Tiggo 7 Sport, que chega por atraentes R$ 134.990

Volkswagen Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan Jetta e Amarok tem promoção até dia 31