McLaren trabalha em um novo esportivo em parceria com a Lockheed Martin Skunk Works

McLaren e Lockheed Martin Skunk Works fecharam parceria para desenvolvimento de um novo hiperesportivo, que possivelmente terá aerodinâmica como elemento chave



Foi-se o tempo que os carros eram muito inspirados na aviação. A década de 1950 que o diga com seus projetos de carros de linhas claramente inspiradas em jatos e aviões. No entanto, o segmento de superesportivos e hiperesportivos sempre é ligado com o mundo da aviação, mesmo que em maneiras diferentes. A Tesla recentemente confirmou o uso de foguetes para o Roadster, sendo esse o caso mais extremo. Agora, a McLaren e a Lockheed Martin Skunk Works fecharam uma parceria para desenvolvimento de novos carros.

A Lockheed Martin Skunk Works, também conhecida apenas como Skunk Works, é uma empresa ligada a projetos relacionados a aeronaves, programas de Pesquisa & Desenvolvimento e plataforma de aeronaves exóticas. A parceria com a McLaren ainda é uma dúvida porque não foi divulgado qual será o intuito desta parceria. É possível que a marca inglesa possa estar buscando uma parceria para desenvolvimento de um automóvel cuja aerodinâmica seja ultra eficiente.

Em comunicado, a McLaren apenas se pronunciou dizer que o “software pioneiro define os parâmetros para sistemas de alta velocidade com mais precisão e rapidez do que os métodos de projeto tradicionais”. Sem dizer muito sobre qual software, possivelmente é um sistema criado pela Skunk Works que será usado no desenvolvimento de um novo produto. Isso fica mais nítido a partir do momento que a marca fala que esse software será “empregado comercialmente no mundo do design automotivo”.



Essa parceria pode dar fruto ao desenvolvimento do substituto do McLaren P1, já em curso. Em sessão de fotos, a McLaren levou o Artura para posar ao lado do protótipo Darkstar, na Skunk Works em California High Desert, nos Estados Unidos. De acordo com Darren Goddard, Diretor Técnico da McLaren Automotive, destacou dizendo que: “Esperamos que este seja o início de uma colaboração mais longa e profunda que beneficiará nossos clientes a longo prazo”.

Mais detalhes devem ser revelados dentro de alguns meses, quando informações sobre um novo hiperesportivo devem ser apresentadas pela marca. A última novidade de um carro que seja tão forte quando o P1 foi revelado em 2020. Na época, o novo modelo foi anunciado que seria lançado em 2024 e mais algumas coisas sobre o carro foram reveladas. Tudo indica que este novo modelo deve ser desenvolvido a partir do motor V6 Hybrid, no qual a McLaren deve aperfeiçoar o conjunto híbrido depois de sua experiência com o P1, fazendo com que seu substituto seja mais eficiente.

“Não anunciamos o powertrain. Obviamente, olhando para frente, será híbrido ou elétrico. Me agradam os carros elétricos, os tenho conduzido muito ultimamente e para uso regular. São responsivos, refinados e têm um desempenho incrível. Mas os tempos de carga são realmente restritivos. Tome como exemplo o McLaren 765LT, sabemos que muitos clientes o levarão à pista. Se fosse um carro elétrico, estaria correndo 30 minutos em uma prova e depois seria preciso conectá-lo até o dia seguinte. Essa não é uma posição persuasiva. Como fabricante de menor volume, nossa estratégia se baseia em uma plataforma. De modo que poderemos necessitar uma plataforma específica para elétricos e outra compatível com mecânicas híbridas”, disse o então CEO da McLaren na época, Mike Flewitt.



Fotos: McLaren / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril