Projeto Artemis da Audi deve atrasar por conta de problemas do software da Cariad

Projeto Artemis da Audi corre risco de não ser tão tecnológico assim por conta do atraso no desenvolvimento do software criado pela Cariad



Assim como aconteceu com a Porsche, com o desenvolvimento do novo Macan, a Audi também será afetada pelo atraso da Cariad na criação do software para a nova linha de carros elétricos. A Cariad, para quem não sabe, é o braço direito da Volkswagen AG (VAG) responsável pelo desenvolvimento de software e de componentes mais avançados para os carros. E a criação de um novo software, chamados de 1.1 e 1.2, está atrasada.

Anunciado em meados de 2020, o Projeto Artemis estava programado para ser apresentado em 2024, fazendo parte de uma linha de carro elétrico de alta eficiência. O Projeto Artemis teve a função de criar, em um primeiro momento, um novo time para trabalhar no desenvolvimento de um carro elétrico com condução autônoma e que seria lançado em 2024. O Artemis tem objetivo de desenvolver veículos elétricos equipados com sistema de direção altamente automatizado, além de usar outras tecnologias.

Segundo informações do site Automobilwoche, o modelo estava programado para apresentar um sistema de direção autônoma de Nível 4. Ao site alemão, fontes afirmaram que o projeto “mostrou pouco progresso em meio a atrasos na criação de um novo software avançado na unidade Cariad do Grupo VW”. Segundo Oliver Blume, CEO da VAG, o projeto apresenta um “roteiro de software renovado”. Os modelos da Audi contarão com o software 1.2 da Cariad, que é mais sofisticado que o primeiro, 1.1.

Os modelos podem sofrer um atraso de até dois anos, podendo nascer a partir da plataforma SSP e nascendo em 2026. A equipe Artemis ainda deve contar com engenheiros próprios, liderados por Alex Hitzinger, Engenheiro Responsável pela Direção Autônoma Inteligente (AID). Segundo Duesmann, CEO da Audi, e equipe Artemis "terá um alto grau de liberdade" e funcionará globalmente, mas com sede no Centro de Alta Tecnologia do INCampus em Ingolstadt, na Alemanha, destacou o Automotive News.

O primeiro modelo desenvolvido pela Artemis seria apresentado em 2024, possivelmente como uma nova geração do A8. O Projeto Artemis dará vida a dois modelos, conhecidos previamente como Landjet e Landyacht. O sedã de produção será feito na unidade alemã de Hannover. A fábrica possui vários modelos comerciais leves em produção e deve passar a ter mais automóveis na unidade, todos elétricos. O modelo deve ser o sucessor de modelos como Audi A8, Bentley Flying Spur e Porsche Panamera.

De acordo com uma fonte, a escolha da fábrica de Hannover foi pela questão de a fábrica ser ampla, uma vez que os modelos do projeto Landjet não teriam espaço para produção em nenhuma outra fábrica da Alemanha. De acordo com outras informações, a VAG estaria tendo em alça de mira a Tesla, tida como atual referência e que os alemães querem superar. O Projeto Landjet deve ser o novo norte para os elétricos de luxo do projeto, que posteriormente vão trazer novas tecnologias e antecipar tendências entre os carros elétricos do grupo.



Fotos: Audi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok