Stellantis quer produzir 1 milhão de elétricos ao ano em 2024 e inaugura linha de motores BEV

Durante lançamento de linha de produção de motores elétricos da linha M3 da Stellantis, grupo confirma que quer produzir 1 milhão de BEVs em 2024



A Stellantis aumentou a capacidade de produção de motores elétricos na França, com a linha de motores M3, que estará em modelos subcompactos, compactos e médios na Europa. A nova linha de motores foi inaugurada na fábrica de Trémery, Lorraine, França. A unidade fabril foi inaugurada em joint-venture com a Emotors, para a produção dos motores M3. Fortemente focada em seu plano estratégico de transformar sua linha europeia em modelos elétricos, a Stellantis confirmou uma meta importante.

Em 2024, o grupo espera produzir seu primeiro 1.000.000 de unidades em apenas um ano. “Nosso compromisso de ser o campeão do setor automotivo na luta contra as mudanças climáticas se reflete em cada uma de nossas unidades, apoiando nossos funcionários no próximo passo da aventura elétrica”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. A nova linha de produção de motores elétricos vai produzir motores para subcompactos e compactos como DS 3, Peugeot e-208, Jeep Avenger e Opel Mokka.

O motor, no entanto, é o mesmo que vemos em modelos médios como Opel Astra Electric e Peugeot e-308. “Controlar nossa cadeia de valor de eletrificação garantirá nossa independência tecnológica no contexto de crises econômicas e geopolíticas, mitigando o impacto dessa mudança dramática em nossas instalações e funcionários, principalmente na França, onde somos e sem dúvida continuaremos sendo o líder comercial e industrial.”, acrescentou Tavares.



O motor elétrico de 156cv e 26,5kgfm, acoplado a um câmbio automático. Ele é o primeiro a ser equipado com o novo motor desenvolvido pela Emotors – uma joint venture da Stellantis e da Nidec Leroy-Somer Holding. Desenvolvido para a base e-CMP, o motor elétrico possui uma arquitetura elétrica de 400V e é equipado com uma bateria de 54kWh, de íons de lítio. A autonomia é superior a 400km. Ele é equipado com um cabo Modo 4 de 100kW que permite que ele possa ser carregado em estações de recarga rápida.

A unidade de Trémery, que já foi uma das maiores usinas de produção de diesel do mundo, está comprometida com a transição energética desde 2018 com o apoio de seus parceiros sociais e eleitos locais. Há mais de um ano, a fábrica da Trémery oferece 6.000 horas de treinamento para seus funcionários. A nível nacional, a Academia de Electrificação da Empresa apoiou a formação de 15.000 colaboradores franceses.

O investimento faz parte do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis. Como parte dessa liderança, estamos traçando o caminho para que 100% das vendas na Europa e 50% das vendas nos Estados Unidos sejam de veículos elétricos a bateria (BEVs) até o final desta década. Até 2030, a Stellantis confirmou 75 novos modelos elétricos, esperando vender cerca de 5 milhões de elétricos.



Fotos: Stellantis / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV