BMW revela imagem do painel de um carro com base Neue Klasse e antecipa 'futuro sem telas'

BMW confirma desenvolvimento de tecnologias no interior que prometem mudar o painel dos carros e revela um teaser de como serão os painéis do futuro



A BMW segue apostando firme e forte em sua política de desenvolvimento de modelos eletrificados, principalmente elétricos. Além disso, a empresa ainda estaria focada na criação de um acabamento interno que converse com o futuro. E foi para isso que a alemã confirmou suas diferentes visões de painel. No CES 2023, a marca confirmou que seus carros do futuro terão uma nova geração de monitores, que estreiam a partir da geração Neue Klasse de carros.

"É mais do que uma visão. Nós trazemos esta inovação para a ‘Neue Klasse’. Já em 2025 – no ano seguinte – nossos clientes poderão experimentar esta tecnologia completamente nova em seus veículos”, disse Oliver Zipse na CES 2023 em Las Vegas. Em entrevista no evento, Zipse confirmou ainda que está “absolutamente convencido” que as telas, para o quadro de instrumentos e para a central multimídia, devam sucumbir em favor de um HUD, apesar de ainda ser cedo e otimista demais para confirmar que isso será uma tendência global.

“A distração do motorista é a principal fonte de acidentes, não a direção rápida. Em 10 anos, isso acabou. Provavelmente o regulador não permitirá isso. Se você tem que olhar para baixo para operar seu carro, achamos que é um grande erro”, disse Zipse ao Automotive News, no CES 2023. Recentemente, a BMW registrou patentes de telas com algumas configurações diferentes. A BMW estuda instalar uma câmera que rastreia os movimentos dos olhos do motorista e se eles estiverem voltados para a tela de entretenimento do passageiro, apagará a tela por um curto período.

Outra proposta para evitar isso é que a tela jamais seja vista pelo motorista, como escurecer o brilho ou reduzir a nitidez do vídeo para criar uma imagem difusa que eles não consigam assistir. Uma das tecnologias mais interessantes é fazer com que essa tela seja assistida apenas para a pessoa que está bem na sua frente, ou seja, o passageiro. O motorista vê uma tela preta, como se ela estivesse desligada. Batizado de Visteon, a tela tem uma tecnologia que permite que seja vista apenas por quem está na sua frente, como se houvesse uma película que impede a visão estando na diagonal. 



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado