Ford confirma que seus carros terão nova plataforma e dedicada para elétricos em breve

Ford não vai usar a plataforma modular elétrica MEB, da Volkswagen, em todos seus carros; norte-americana já cria uma plataforma elétrica própria na Europa



A Ford confirmou que a plataforma modular MEB da Volkswagen será útil pelo menos nos próximos anos. Isso porque a norte-americana não quer depender da base da alemã por muito tempo. Isso porque até meados desta década, a Ford vai apresentar uma nova plataforma específica para carros elétricos, que deve ser apresentada em meados de 2025. Toda a engenharia da nova base está acontecendo nos Estados Unidos.

A informação foi confirmada por Martin Sander, Chefe da Divisão Model e da Ford, em entrevista ao Financial Times. De acordo com o executivo, A nova plataforma não terá “nenhum tipo de integração [com a VW], é muito versátil, muito capaz. Estamos explorando todos os tipos de oportunidades, até onde podemos ir, que tipo de segmentos podemos cobrir com isso.”, destacou Sander, em entrevista. As duas empresas, Ford e Volkswagen, ainda não confirmaram quais os futuros da sua parceria.

Para isso, a Ford já estava desenvolvendo sua própria base e o uso da MEB será limitado. Pelo planejamento, a estadunidense terá só dois elétricos com a base, sendo um SUV médio e um SUV médio cupê, conhecidos como ‘Medium-size Crossover’ e ‘Sport Crossover’, que serão lançados entre 2023 e 2024. Isso indica que a plataforma será apresentada em meados de 2024 ou 2025. Esses dois novos SUVs que vão matar o Focus vão conviver alguns meses com ele, de acordo com o site Foro Coches Electricos.

Isso porque o fim de linha do Focus está previsto para acontecer em meados de 2025, assim como o Fiesta, que sai de cena antes ainda. Com a maioria dos investimentos voltados para a eletrificação, o Focus já tinha um futuro incerto dentro da linha. Rumores apontam que o Focus sairia de linha em meados de 2025. E vai. A notícia do seu fim veio com o anúncio da Ford que vai encerrar a produção de carros na linha de Saarlouis, onde o Focus é feito hoje. Apesar de criar sua própria, a americana também disse que segue aberta para trabalhar com outras empresas e isso inclui também a Volkswagen.

Com isso, é provável que a parceria com a VW siga entre os comerciais leves, onde originalmente tudo começou, com picapes e vans. “Nós os mantemos funcionando enquanto nossos clientes os desejarem. Se virmos em 2028 que não há demanda por produtos [de motores de combustão interna], talvez façamos uma ligação. Mas, no momento, nosso plano é manter o Puma e o Kuga [seus dois modelos baseados em motor] funcionando até 2029, 2030.”, adiciona Sander. 



Fotos: Ford e Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok