Hyundai apresenta o Ioniq 5 Robotaxi no CES 2023, que estará em operação ainda neste ano

Hyundai vai ao CES e apresenta o seu Ioniq 5 Robotaxi com a tecnologia de condução autônoma desenvolvida em conjunto com a Motional



A Hyundai confirmou as primeiras novidades em termos de condução autônoma com o Ioniq 5 no CES 2023. Criado em conjunto com a Motional (empresa que é da Hyundai em parceria com a Aptiv), a tecnologia foi apresentada com um Ioniq 5 Robotaxi. O sistema é uma condução autônoma de Nível 4, que está programado para ser lançado no final de 2023, em Las Vegas. O sistema quer atuar com segurança na cidade e confirmou o quanto de tecnologia que ele é equipado.

Segundo a Hyundai, o modelo possui 30 sensores avançados, juntamente de uma combinação de câmeras, radares e LiDAR. O carro que usar o sistema ainda vai ter um sistema de computação a bordo para navegar com segurança e confiança em um ambiente incomum habitado por veículos de formas estranhas, como limusines e caminhões outdoor. Além de Las Vegas, a Hyundai também quer apresentar o carro em Los Angeles, onde ele também deve funcionar como um Robotaxi.

A Hyundai ainda confirmou que a tecnologia está aprendendo a andar sob vias estreitas e sinuosas de Boston, além de navegar pelo serviço de metro de uma forma mais leve, no nível da rua e ciclovias protegidas de San Diego, além de gerenciar o tráfego do lado esquerdo em Cingapura. Outra novidade é que a marca possui uma ampla variedade de sensores e software para fornecer operação sem motorista segura e protegida, os EVs autônomos também são mais seguros para o meio ambiente.

Eventualmente, espera-se que o número crescente de serviços disponíveis por meio de software. O carro já andava em testes com condução autônoma de Nível 4, a partir de tecnologias que foram criadas pela Hyundai e que serão usadas por grandes empresas de mobilidades, como a Motional e a Lyft. A Motional, inclusive, já confirmou que os carros que vai adquiri vão poder ser usados pelo Uber Eats em Santa Monica, na Califórnia. Por lá, o carro vai poder ser usado como ‘telecar’, levando o alimento dos clientes. Ao chegar no seu destino, o carro abre a porta e receberá o cliente com um alerta de que ele pode destrancar a porta por meio do aplicativo do Uber Eats.



Flagras



Fotos: Hyundai / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

GAC apresenta o GOVE Concept como conceito de carro voador para um futuro distante