Renault revela teaser do Rafale, um novo SUV médio cupê que estreia no dia 18 de junho

Renault trabalha em um novo SUV médio cupê, o Rafale, que será apresentado dentro de alguns meses; modelo não vai substituir o Arkana e estreia dia 18 de junho



A Renault revelou informações de um novo utilitário esportivo de porte médio que será apresentado dentro de alguns dias. Previsto para ser apresentado no mês que vem, o Rafale será um novo modelo que estreia com base no Austral e pode acabar substituindo o Arkana. Desenvolvido a partir da plataforma modular CMF-CD, o Rafale será um modelo híbrido E-Tech Hybrid que completa a nova linha de SUVs médios da marca, que tem não só o Austral como também o Espace.

O nome Rafale não é uma novidade e já foi usado pela marca francesa no passado, como o batismo de um avião da marca. Apresentado no início dos anos 1920, o modelo foi pioneiro em uma época em que a marca produzia motores de combustão para carros, trens e aviões. Em 1933, a Renault assumiu o controle da Caudron e criou a Caudron-Renault. Todos os aviões foram nomeados após um vento notável. Assim, o C460, um avião de corrida monolugar projetado para quebrar recordes, foi renomeado para Rafale em 1934.

Apesar do Arkana já ser um SUV médio de perfil cupê, o Rafale não deve substitui-lo. Isso porque o novo modelo é maior e deve atuar em um andar logo acima. Aliás, o Arkana ainda não recebeu mudanças de meia-vida, o que não demora muito para acontecer. Enquanto o Arkana possui seus 4,510 metros de comprimento, o Rafale deve ter na casa dos 4,722 metros, sendo uma versão mais cupê do Espace que do Austral.

Debaixo do capô, é fortemente cotado que ele venha com o motor 1.2 TCe junto de um motor elétrico que juntos entrega 160cv com tração dianteira ou 200cv com tração AWD, tendo um consumo de 21,7km/l, formando o conjunto E-Tech Hybrid. O interior deve ser o mesmo de Austral e Espace, ou seja, virá com quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas e a central multimídia possui tela de 12 polegadas. Nas versões mais simples, a central será de 9 polegadas. Ele ainda possui um Head-Up Display (HUD) com 9,3 polegadas.

Em ambos os casos, as telas possuem uma série de componentes e serviços digitais, além de ter acesso a alguns comandos do carro via smartphone. A central adiciona o novo sistema de entretenimento chamado de OpenR Link, com Google integrado e que possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, além de ter atualizações remotas. Mais detalhes devem ser revelados dentro de alguns dias, quando a marca francesa soltar mais informações sobre o novo SUV.



Vídeo-Teaser



Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok