Surgem novas informações do Mercedes-Benz 'CLA Electric', com plataforma modular MMA

Mercedes-Benz segue trabalhando em um sedã elétrico menor que EQE e EQS, que ainda está em testes; novidade deve estrear até meados de 2024



A Mercedes-Benz trabalha no desenvolvimento de um novo sedã puramente elétrico da linha EQ, depois de EQE e EQS. Cotado para ser batizado de EQA Sedan ou EQC Sedan, a novidade deve aparecer como uma nova geração do CLA, possivelmente como um CLA Electric, que vai conviver um tempo com o modelo atual, que passará por uma reestilização ainda. O sedã segue em testes na Europa, onde parece se inspirar no Vision EQXX Concept, apresentado há alguns anos pela empresa alemã.

O sedã será criado a partir da plataforma modular Mercedes Modular Architecture (MMA), com previsão de lançamento em meados de 2024. Com inspiração em alguns elementos do EQXX, o sedã será uma forte inspiração nos sedãs EQE e EQS. Com a plataforma, a novidade virá com uma arquitetura elétrica de 800V, que vai permitir que o sedã recupere boa parte da autonomia em poucos segundos em uma estação de recarga rápida. O elétrico deve ser produzido na unidade ou de Rastatt, na Alemanha, e Kecskemét, na Hungria.

Os modelos com essa plataforma também vão estrear o entretenimento chamado de MB.OS. O Mercedes-Benz Operating System, ou MB.OS, que está em desenvolvimento com a Unity Technologies. Essa parceria fará com as centrais multimídia da marca alemã tenham uma plataforma 3D em tempo real e é responsável por cerca de 70% dos jogos de celulares. Esse sistema ainda vai permitir trazer a realidade aumentada para as telas, assim como a realidade virtual.

A nova MB.OS ainda vai fazer com que se tenha um design de experiência voltada para o usuário e com um cockpit que será todo digital. Essa central criada com a Unity vai conectar os carros da Mercedes com a Internet das Coisas, trazem pontos essenciais para seu desenvolvimento, como: powertrain, condução autônoma, infotainment e sistemas de carroceria e conforto. É possível ainda que o novo sistema possa ter plataformas de streaming de áudio e vídeo, jogos imersivos para quando o carro estiver parado, assim como só vai funcionar com aplicativos de mensagens de mesmo modo.

"A resposta curta é sim. Mas vamos nos concentrar nos modelos que acreditamos serem os de maior sucesso em todo o mundo. Podemos até mesmo antecipar este futuro ainda neste ano", disse o CEO da marca, Ola Källenius, em entrevista para o Automotive News Europe. E o CLA Electric parece ser a primeira aposta de uma nova linha de compactos da marca, que serão elétricos. O CLA Electric será o primeiro elétrico da marca a não vir mais com o nome da linha ‘EQ’, de acordo com informações do Handelsblatt.



Fonte: InsideEVs Brasil

Projeções: KDesign / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok