Toyota apresentará novo SUV compacto emergente para o dia 15 de maio, na Ásia

Toyota prepara um novo SUV compacto para ser apresentado amanhã, 15 de maio; novo modelo pode antecipar, enfim, o nosso Yaris Cross emergente



A Toyota segue desenvolvendo um SUV compacto emergente para ser lançado em mercados onde o Yaris Cross europeu não vai ser vendido, ou seja, o Sudeste Asiático e a América Latina, por exemplo. Conhecido internamente como Projeto D90B/D03B, o modelo será apresentado amanhã, 15 de maio. Ele começa a ser vendido na Ásia ainda neste ano, chegando em novos mercados a partir de 2024. Desenvolvido a partir da plataforma modular DNGA, o SUV é conhecido na Ásia como D03B e aqui é conhecido como D90B.

Por lá, as vendas devem começar entre o terceiro e o quarto trimestre de 2023. A novidade foi antecipada para vir com um motor híbrido chamado de e-Smart, que será o conjunto 1.5 Hybrid a gasolina, que aqui será Flex. Esse novo modelo deve ser maior que o Yaris Cross europeu, com cerca de 4,30 metros de comprimento e 2,65 metros entre os eixos. O modelo faz parte do desenvolvimento de uma nova geração de compactos emergentes, que começou com o Yaris Activ, que antecipa o nosso novo Yaris Sedan.

Antecipado para mercados como Índia, Tailândia, Malásia e outros do continente asiático mais emergente, o novo modelo será o primeiro compacto de uma nova linha de novos produtos que os japoneses trabalham para lançar aqui. O começa a ser produzido em meados de dezembro de 2024 e terá um volume de 66.000 unidades ao ano, em Sorocaba (SP). Ainda em desenvolvimento, a novidade será lançada em outros mercados, assim como aconteceu com o Corolla Cross. Visualmente, ele deve se inspirar bastante nas linhas da nova geração do Yaris Ativ.



Recentemente, o Governo de São Paulo confirmou que a japonesa vai produzir um novo híbrido na unidade de Sorocaba (SP). De acordo com o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que esteve no encontro de Gill Pratt, CEO da Toyota Research Institute, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça), confirmou alguns detalhes. A marca ainda espera por uma nova proposta de reforma tributária no estado, onde a Toyota possui três fábricas. E a marca parece estar interessada em fazer investimentos em sua três fábricas, em especial em Sorocaba, onde fará um novo híbrido.

Aqui, é cotado para concorrer com os líderes do segmento como Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. Visualmente, ele deve beber na fonte de design de modelos como o Corolla Cross e Highlander. No interior, ele deve se inspirar no Yaris Ativ. Linhas mais modernas são complementadas pelo volante multifuncional com detalhes prateados, assim como um quadro de instrumentos com tela analógico-digital TFT de 7 polegadas, central multimídia de 9 polegadas com tela flutuante e linhas mais horizontais, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto.

Na mecânica, o nosso novo Yaris Cross vai vir com um novo motor. Fala-se que ele pode vir com um 1.5 12v Flex e que vai permitir que venha com uma opção de motor híbrido, que estreia na Ásia, o e-Smart, junto de um câmbio e-CVT. Esse motor vai desenvolver cerca de 120cv, em média. Ele ainda pode vir com um motor puramente a combustão nas suas versões mais simples, entregando algo em torno dos 130cv e um torque na casa dos 15kgfm ou 16kgfm, sempre com câmbio automático CVT.



Projeções: KDesign / reprodução

Foto: TheHeadlightMag / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa