Bentley abandonará o motor W12 após o Batur, com fim de linha em abril de 2024

Bentley confirma o fim dos carros com motor W12 após o fim da produção do Batur, que vai terminar em abril de 2024 na fábrica de Crewe, Inglaterra



A Bentley confirmou que o fim da produção do motor W12 está próximo. A marca inglesa confirmou que, depois do fim da produção do Batur, em abril de 2024, a marca não produzirá mais nenhum carro com essa mecânica, avançando em seu plano de eletrificação. As informações foram confirmadas pela própria Bentley em comunicado, que depois de 100.000 unidades com essa mecânica, a marca deixará de fazer carros W12, apostando fortemente em projetos com motor V6 Hybrid e V8.

De acordo com o plano estratégico chamado de Beyond100, a marca vai eletrificar toda a sua linha até o início da próxima década, reduzindo as emissões para zero. Atualmente, além do Batur, Continental, Bentayga e Flying Spur usam o motor W12. Isso indica também que, além do cupê, o SUV e o sedã também terão a produção encerrada com essa mecânica no ano que vem. Tanto que, o Batur, é também uma homenagem à mecânica que será encerrada com ele no ano que vem, sendo mais um projeto feito pela Mulliner.

“Nossa jornada progressiva em direção à mobilidade de luxo sustentável significa fazer mudanças em todas as áreas da Bentley Motors. Quando lançamos o W12 pela primeira vez em 2003, sabíamos que tínhamos um motor poderoso que impulsionaria nossos carros e a marca em alta velocidade. 20 anos e mais de 100.000 W12s depois, chegou a hora de aposentar este agora icônico trem de força enquanto avançamos para a eletrificação - mas não sem dar a melhor despedida possível, com a versão mais potente do motor já criada.”, destacou o Presidente e Diretor Executivo da Bentley, Adrian Hallmark.



“O titã de 750cv que a Mulliner criou para o Batur marca o fim de uma jornada de desenvolvimento da qual nossos colegas de engenharia e manufatura devem estar extremamente orgulhosos, e quando a produção terminar em abril do próximo ano, pretendemos retreinar e redistribuir todos os artesãos qualificados que ainda constroem cada motor à mão.”, adicionou Hallmark. De acordo com 6.0 W12 Twin-Turbo a gasolina que desenvolve 750cv de potência com torque de 101,9kgfm, associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 8 marchas.

Ele ainda possui tração nas quatro rodas, tem vetorização de torque e um diferencial de deslizamento limitado eletrônico. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 3,5 segundos e chega a velocidade máxima de 335km/h. Em modelos como Continental GT, Bentayga e Flying Spur tem o 6.0 W12 entrega 608cv de potência com torque de 91,7kgfm de força máxima, disponíveis a 1.250rpm a 4.500rpm. A versão Speed conta com o 6.0 W12 Biturbo que desenvolve 635cv e 91,2kgfm.

Introduzido na Bentley pela primeira vez em 2003 para o Continental GT, o motor vem passando por uma série de melhorias de acordo com os anos. Desde então, ele se tornou mais potente, com mais torque, menores emissões e mais refinamentos. Nos últimos 20 anos, a potência aumentou 37% e o torque 54%, enquanto as emissões foram reduzidas em 25%. Construído à mão, o motor leva 6h30 para ser montado por uma equipe de artesãos antes de ser testado por cerca de uma hora. Cerca de 105 mil unidades de carros da Bentley já tiveram o motor.



Fotos: Bentley / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

GAC apresenta o GOVE Concept como conceito de carro voador para um futuro distante