Peugeot apresenta a nova 508 SW na Europa, que segue as mesmas mudanças do sedã
Além do novo 508, Peugeot também mostra como fica a nova 508 SW, que traz atualizações de meia-vida e com a opção da versão esportiva de até 360cv, a PSE
A Peugeot apresentou oficialmente a reestilização da segunda
geração da 508 SW na Europa, apresentada junto ao sedã, em 2018. E se a
station, ao ser lançada, se tornou uma das mais belas na opinião popular, a
reestilização chega para reforçar que a marca francesa sabe muito bem desenhar
uma bela station wagon, visto que ela manteve a elegância do design do 508/508
SW, algo que as vezes é um trabalho muito difícil de se manter, mantendo ela
com um carro harmônico, respeitando as linhas e adequando elas a filosofia de
design da marca.
Além de novidades em seu design, a nova 508 recebe motores
híbridas atualizados. Visualmente falando, a 508 SW 2024 se destaca pelas
mudanças que ficam mais concentradas em sua dianteira. A SW grande da marca
francesa passa a ser produzido com faróis mais afilados, que trazem os
projetores em LED Matrix (que são de série em todas as versões), enquanto que,
nas extremidades dos faróis, existe um prolongamento vertical com três barras
de iluminação diurna (DRL) em LED, que faz com que os faróis tenham um desenho
em ‘L’.
A grade dianteira também recebe um novo desenho, com uma grade que vai se confundindo com a carroceria em elementos 3D e que, ao centro, trazem o novo logotipo da Peugeot. Em relação à 508 anterior, a grade dianteira fica bem maior em altura. Em compensação, ainda falando do para-choque dianteiro, existe uma nova entrada de ar inferior com barras horizontais que fica levemente mais compacta, ganhando acabamento em preto brilhante nas extremidades. O nome ‘508’ ainda continua acima da grade dianteira.
O capô permanece o mesmo que conhecemos, enquanto as laterais da station receberam novas rodas de liga leve que variam de acordo com cada versão. De acordo com a marca, a 508 tem rodas que vão de 17 a 20 polegadas, de acordo com cada uma das versões. Já de traseira, a SW 2024 estreia com mudanças mais sutis que se destacam por conta do novo layout das lanternas, que continuam a ser de LEDs, com as três garras do leão e com acabamento escurecido. O acabamento em preto brilhante que interliga as duas lanternas passa a trazer o nome Peugeot escrito por extenso.
O para-choque traseiro manteve o mesmo desenho, com um acabamento em preto brilhante que traz refletores, luzes de ré e lanternas de neblina. A diferença é que esse acabamento não traz mais o espaço da placa em preto, enquanto a parte inferior dele ganha aletas verticais que ajudam, de alguma forma, na aerodinâmica. Partindo para o interior da nova 508, a Peugeot fez um trabalho muito sutil também. As novidades ficam por conta de uma nova alavanca de câmbio, que agora passa a ser por botões.
Outra novidade mais perceptível é o volante, que recebeu o novo logotipo da marca do leão, enquanto a central multimídia de 10 polegadas recebe atualizações Over-The-Air (OTA) e é personalizável com widgets e janelas roláveis, enquanto a central ainda ganha um sistema de reconhecimento de voz. O quadro de instrumentos de 12 polegadas recebeu novos grafismos, mostrando navegação, mídia e auxílios à direção. O quadro de instrumentos adota tecnologia 3D, sendo totalmente ajustável e personalizável, o painel reúne diversos modos de visualização (Navegação Conectada, Rádio/Mídia, Auxílios à condução, Fluxos de energia, entre outros) modificáveis a partir de botões no console.
Já abaixo da central possui o sistema é composto por i-toggles totalmente configuráveis. Dispostos sob a tela central como um livro aberto, eles conferem uma estética e um nível de tecnologia únicos no segmento. Cada i-toggle é uma tecla de atalho para as regulagens do ar-condicionado, um contato telefônico, uma estação de rádio, um aplicativo configurado pelo usuário. De acordo com a marca, a 508 possui 4,778 metros de comprimento, 2,793 metros entre os eixos, 1,859 metro de largura e 1,420 metro de altura.
Desenvolvido a partir da plataforma EMP2, a atual geração da 508 possui um porta-malas de 530 litros (que pode ser aumentado para 1.780 litros com o banco traseiro rebatido) e um tanque de 43 a 62 litros. Mecanicamente, eis que a Peugeot guarda uma das melhores notícias da linha 508. Ele traz melhorias em termos dos conjuntos híbridos. Em termos de motor, ele possui (quase) todos os motores com algum nível de eletrificação. A versão mais simples do 508 2024 é o 1.2 PureTech que desenvolve 130cv e 23,4kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas.
Ele ainda possui o motor 1.5 BlueHDi Turbo Diesel que desenvolve 130cv e 30,6kgfm, com câmbio automático de 8 marchas. Entre os motores híbridos, ele passa a ser vendido a partir do 1.6 Hybrid Plug-in 180. O conjunto é formado pelo motor 1.6 PureTech que desenvolve 150cv e 30,6kgfm junto de um motor elétrico de 110cv e 32,6kgfm que, combinados, entregam 180cv e 36,7kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas e-EAT8. Com esse conjunto, ele chega a velocidade máxima de 230km/h.
Outra opção é o motor 1.6 Hybrid Plug-in 225, que alia o 1.6 PureTech de 180cv e 30,6kgfm junto de um motor elétrico de 110cv e 32,6kgfm, que um está instalado no eixo dianteiro. Juntos, eles desenvolvem 225cv e 36,7kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas, a mesma e-EAT8. Em ambos os casos, a bateria de íons de lítio de 12,4kWh de capacidade e admite cargas completas de até 7,4kW em 1h30. A autonomia puramente elétrica nas duas versões híbridas é de 64km. Ele terá até cinco modos de condução, dependendo da mecânica: Electric, Eco, Hybrid, Normal e Sport.
Por fim, a versão Peugeot Sport Enfineering (PSE), que alia um motor 1.6 PureTech que desenvolve 200cv de potência com torque de 30,6kgfm, associado a dois motores elétricos que, juntos, desenvolvem 222cv e 49,6kgfm. É um motor elétrico de 110cv e 32,6kgfm no eixo dianteiro e um motor elétrico de 113cv e 32,6kgfm na traseira. Juntos, os três motores desenvolvem 360cv de potência e torque de 53,0kgfm. A transmissão é a mesma automática de 8 marchas e a tração é AWD. Todas as demais versões são tração dianteira. O PSE tem um desempenho bem empolgante, acelerando de 0 a 100km/h em 5,2 segundos e com máxima de 250km/h.
O PSE também vem com a mesma bateria de 12,4kWh, que oferece uma autonomia elétrica de 52km. A 508 esportiva também tem cinco modos de condução: Electric, que conta com condução 100% elétrica; Confort, que é um modo híbrido com suspensões macias; Hybrid é o modo automático de propulsão térmica ou elétrica dependendo da situação para otimizar o consumo; Sport, que exprime a máxima de 360cv neste modo também atua na direção, suspensão, pedal do acelerador e mapeamento do motor e; 4WD faz o carro ter tração máxima para situações de aderência precária.
A Peugeot Sport ainda confirmou que a linha 508 PSE tem chassi com amortecimento variável de três níveis, altura reduzida em relação ao solo em 2,4cm na frente e 1,2cm na traseira. Os freios ainda contam com discos de 380mm de diâmetro na dianteira e pinças fixas de quatro pistões. Visualmente, o PSE se destaca por trazer um design mais invocado. Na dianteira, ele possui um acabamento pintado em preto que une os faróis com a grade dianteira, enquanto a grade dianteira recebe uma grelha de barras verticais. Nas extremidades do para-choque dianteiro, ele ganha um apêndice aerodinâmico. De perfil, ele ganha novas rodas de 20 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S.
Ele ainda possui discos de freios pintados em verde, enquanto as saias laterais são novas e também ganham um apêndice aerodinâmico na frente da roda traseira. Na traseira, ele ganha um novo difusor de ar em preto brilhante, com saída de escape dupla. Nas extremidades, o para-choque também tem apêndices aerodinâmicos. De acordo com a Peugeot, ela será vendido com sete cores de carroceria, incluindo três novas: Branco Okenita, Azul Eclipse e Cinza Titânio. A lista de equipamentos de série também recebe novidades com a reestilização.
A francesa adicionou o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, frenagem automática de emergência até 140km/h, sistema Night Vision, controle de ângulo morto e o sistema de visão periférica, além de outros. Ele ainda poderá ser vendido com um sistema de som premium da linha premium Focal e conta com 10 alto-falantes com um subwoofer. Ele será produzido na fábrica de Mulhouse, na França. Os preços começam a partir de 44.720 euros e vão até 72.470 euros.
Fotos: Peugeot / divulgação
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário