Volkswagen trabalha em um Tiguan elétrico para 2026, que conviverá com a nova geração

Volkswagen prepara o lançamento de uma versão elétrica da nova geração do Tiguan para meados de 2026, já com a nova terceira geração que estreia em breve 



A Volkswagen já trabalha na parte final da terceira geração do Tiguan, que será apresentado ainda neste ano de 2023. No entanto, o Tiguan estreia com uma versão 100% elétrica dentro de alguns anos de acordo com informações do Automobilwoche. O ‘ID. Tiguan’ foi apresentado dentro da empresa e antecipa uma versão de produção que vai aparecer em meados de três anos.

O ‘ID. Tiguan’ deve ser o primeiro produto elétrico de um modelo de produção e antecipa como serão as movimentações da marca alemã para eletrificar seus modelos mais conhecidos. O que se sabe até o momento é que o Tiguan elétrico em nada terá a ver com a terceira geração (será algo como a Chevrolet tem feito com Equinox e Equinox EV, por exemplo). Construído a partir de uma nova plataforma, o SUV médio elétrico já poderá usar a SSP ou pode acabar sendo feito a partir de uma base MEB modernizada.

Já o Tiguan que estreia neste ano será feito a partir da plataforma modular MQB-Plus, uma evolução da MQB. O elétrico ainda será produzido a partir da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha. Os modelos não devem fugir muito um do outro, mas o elétrico deve trazer mais espaço interno por conta de não ter o túnel central. É possível ainda que o elétrico tenha uma relação entre os eixos maior. O ‘ID. Tiguan’ não deve ser o único Volkswagen a combustão a se tornar elétrico.

O ‘ID. Golf’ também é cotado, inclusive com uma versão esportiva GTI, que não adotará o nome GTX. Recentemente, a Volkswagen confirmou que a dupla continuará em linha e puramente elétrica (veja aqui). A informação foi confirmada durante conferência da Volkswagen, que aconteceu em Berlim, na Alemanha. Muito curiosamente, a Volkswagen já confirmou o desenvolvimento de um novo SUV médio menor que o ID.4. Esse modelo em questão deve ser lançado até meados de 2026 e pode ser, na verdade, a versão elétrica do novo Tiguan.

Já um ‘ID. Golf’ deve aparecer em meados de 2025, vindo com a plataforma modular MEB-Plus. A Volkswagen deve manter o atual Golf em linha até meados de 2027 ou 2028. O modelo elétrico pode chegar um pouco antes justamente para fazer essa transição, assim como deve acontecer com o Tiguan a combustão e o elétrico. Conviverão alguns anos, até que um substitui o outro.



Projeções: Kolesa / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa