Honda lança oficialmente o Civic Type-R no Brasil, que chega com 297cv por R$ 429.900

Pela primeira vez na história, Honda traz o Civic Type-R no mercado brasileiro que alia o motor 2.0 Turbo a gasolina de 297cv com câmbio manual de 6 marchas



A Honda apresentou oficialmente o Civic Type-R no Brasil depois de muitos anos de espera. Apresentado pela primeira vez no final da década de 1990, o Type-R nunca tinha chegado ao Brasil – pelo menos não de maneira oficial. Agora, sem o Si no caminho, a Honda resolveu que era momento do Type-R chegar ao Brasil e, ao mesmo tempo, trouxe novamente o Civic Hatchback ao país, depois dele ter saído de cena ainda nos anos 1990.

Basicamente, o Civic Hatch é igual ao Civic até a coluna B. Mas, tratando da versão esportiva Type-R, ele é quase outro carro. Com um caimento mais suave no teto, o Civic Hatch tem faróis retangulares, finos e compridos, conectados a grade dianteira que fica menor e os faróis são escurecidos e uma grade dianteira com acabamento em preto brilhante, com grelha com estilo colmeia, logotipo da Honda vermelho e o logo que identifica a versão Type-R no lado direito da grade. O para-choque dianteiro possui uma entrada de ar inferior maior, com um estilo trapezoidal e com grelha em colmeia, assim como um acabamento em ‘L’ conectado com a entrada central.

Nas extremidades, esse acabamento tem uma entrada de ar vertical do para-choque. O capô também é novo e se destaca por vir com uma discreta entrada de ar, que ajuda na refrigeração do motor, com vincos mais nas extremidades. Nas laterais, se percebe como o Civic não seguiu como uma nova geração revolucionária, mas sim manteve um design mais próximo do décimo Civic, de perfil cupê. Isso pode ser visto pelos vidros laterais do modelo, que se assemelha bastante com o do modelo anterior. Além disso, a traseira deve manter o estilo fastback do Civic 10. O caimento de teto deve ser bem acentuado e, assim como na frente, o balanço traseiro é maior também, assim como aconteceu com o Civic.

Isso permitiu que essa geração tenha ganho uma janela espia. A parte inferior das laterais possui um vinco que nasce na porta dianteira e morre na porta traseira. Nas laterais, as novidades fica por conta de novas rodas de liga leve de 19 polegadas que possui pinças de freio da Brembo com quatro pistões, rotores de aço perfurados e com ranhuras, com pneus Michelin Pilot Sport 4S 265/30 R19. As pinças de freios foram convertidas em unidades de duas peças para reduzir a massa não suspensa do freio e aprimorando o desempenho mais duradouro, enquanto o servofreio foi reajustado para trazer maior controle sobre o carro.



Ele ainda possui para-lamas levemente alargado (o que faz com que a porta traseira seja um pouco diferente das versões civis) e uma nova saia lateral, com acabamento em preto brilhante na parte inferior. Antena de teto, retrovisores e rodas possuem um acabamento escurecido. Na traseira, ele lembra o Insight nas lanternas, com um estilo retangular e que invadem a tampa do porta-malas de maneira mais notória, sendo interligadas por meio de uma barra que percorre a tampa do carro e guarda o brake-light. A tampa do porta-malas possui ainda um amplo espaço para a placa traseira e tem o logotipo Type-R no lado direito.

De traseira, a versão esportiva do Civic se destaca por vir com um aerofólio em preto brilhante, assim como recebe lanternas escurecidas. O para-choque traseiro é diferente das versões civis do hatch. Esse possui um difusor de ar diferente com quatro aletas verticais e três saídas de escapes centrais, sendo a saída central levemente maior que as demais Por fim, ele possui ainda um refletor vertical nas extremidades, com um acabamento em preto brilhante. Ele é 15 milímetros maior de largura e ficou 28 milímetros mais baixo em relação à geração anterior do Civic Type R. No interior, o novo Civic Type-R é basicamente o mesmo Civic, mas que se destaca por contar com bancos, carpete e acabamento em vermelho.

Os bancos contam com um acabamento que imita Suede, com estilo em camurça, que evitam que motorista e passageiro deslizem em manobras mais acentuadas. Além disso, o painel traz novidades. O volante recebe o logotipo da Honda em vermelho, enquanto o quadro de instrumentos possui uma tela digital de 10,2 polegadas com instrumentos adaptados para a versão esportiva e com o modo +R, que traz um indicador de rotação inspirado em carros de corrida e que auxilia na troca de marchas. A central multimídia tem tela de 9 polegadas e recebe melhorias como informações adicionais de cronômetro, medidor de força G e outras informações no Honda LogR, que traz informações e tempo real do carro.



Ao todo, 12 itens podem ser selecionados pelo motorista: temperatura da água, ângulo da direção, taxa de Yaw (direção de rotação), pressão atmosférica, posição do pedal do acelerador, temperatura do ar de admissão, pressão de freio, temperatura externa, pressão do óleo do motor, posição do pedal de embreagem, pressão do turbo e temperatura do óleo do motor. O Honda LogR também calcula e exibe a força máxima de atrito que cada um dos quatro pneus pode exercer no momento, bem como a magnitude da força longitudinal e lateral à qual o pneu é submetido, calculadas a partir dos dados de aceleração e carga do pneu. Tudo é exibido em tempo real na tela multimídia.

Uma das novidades é um gráfico de movimento em 3D circular que indica a máxima fricção que podem alcançar os pneus do veículo e uma nova função de pontuação que ajuda o condutor a melhorar sua técnica de condução na pista. Outro destaque é o novo console central com o câmbio manual de 6 marchas com um acabamento prateado, mesmo acabamento que é visto no próprio console. Os painéis das portas ainda trazem uma faixa vermelha. Na mecânica, o novo Civic Type-R possui motor 2.0 Turbo a gasolina que desenvolve 330cv e 42,8kgfm, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas. Pelo menos, no exterior.

De acordo com a Honda, o nosso Civic Type-R entrega 297cv, mas manteve o mesmo torque de 42,8kgfm, com transmissão manual de 6 marchas. Pesando 1.430kg (14kg mais pesado que o antecessor), o Civic Type-R se torna o Civic mais potente, superando o anterior em 10cv. Para isso, a Honda confirmou que trouxe um turbocompressor que gera mais pressão em uma faixa de rotação mais ampla, graças a um aumento do fluxo de entrada de ar e um sistema de escape mais eficiente, com válvulas ativas. O hatch ainda será vendido com três modos de condução: Comfort, Sport e R, além do Individual.



Por fim, o hatch virá com maior controle da temperatura graças a um novo radiador que garante um desempenho ótimo sustentado durante um uso contínuo. Ele ainda ganha uma suspensão dianteira com suporte de eixo duplo, uma configuração para minimizar o torque steer (mudança de convergência das rodas em fortes acelerações), se vale de braços de suspensão inferiores rígidos, que contribuem para a manutenção de uma exata geometria, aumentando a rigidez de cambagem, ampliando a área de contato dos pneus com o asfalto. A suspensão traseira é multilink e os quatro amortecedores adaptativos.

Eles têm ajuste que limita a rolagem da carroceria, assim como seu curso ante fortes demandas de aceleração e frenagem. Outra novidade é que ele ganha pneus desenvolvidos sob medida, de 265/30ZR19, capaz de atender às mais exigentes solicitações em piso seco. A Honda confirma que o Type-R terá quatro modos de condução: Comfort, Sport, +R e, a grande novidade, o modo Individual. Há ainda seis parâmetros que podem ser alterados, de acordo com o modo de condução pré-selecionado: gerenciamento do motor, assistência do volante, rigidez dos amortecedores, ronco do escapamento, punta-taco nas reduções e layout do painel.

De acordo com a Honda, ele será vendido nas cores Racing Blue Pearl, Rallye Red, Championship White e Crystal Black Pearl. Ele será produzido na unidade de Yorii, no Japão. O motor é produzido em Anna Engine Plant em Sidney, Ohio, Estados Unidos. De acordo com a Honda, ele chega muito bem equipado de série. 



Civic Type-R

De acordo com a Honda, o Civic Type-R é equipado com o pacote Honda Sensing, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência à condução, que se baseia nas imagens da câmera frontal com amplo ângulo de visão horizontal e 8 sensores do tipo sonar (4 frontais e 4 traseiros). O pacote adiciona ACC (Controle de cruzeiro adaptativo) – auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente, CMBS (Sistema de frenagem para mitigação de colisão) – aciona os freios automaticamente ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes; LKAS (Sistema de permanência de faixa) – detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação; RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista) – detecta a saída da pista e ajusta a direção para corrigir a trajetória, com o objetivo de evitar acidentes; AHB (Ajuste automático de farol) – alterna automaticamente entre os fachos baixo e alto de acordo com a condição à frente. A lista ainda possui 10 airbags (dois frontais, dois de cortina e quatro laterais e dois de joelhos - para motorista e passageiro da frente), assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em subida (HSA), sistema de frenagem de emergência (ESS), sensor de pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré com linhas dinâmicas multivisão, entre outros. Os equipamentos ainda trazem o pacote Traffic Alert, com os equipamentos Blind Spot Information System (sistema de alerta de veículo em ponto cego) e Cross Traffic Monitor (monitoramento de tráfego cruzado na traseira). A lista aumenta com central multimídia com tela de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, o sistema de som Bose com 12 alto-falantes, o painel digital TFT de alta definição, o ar-condicionado digital dual zone, as pedaleiras esportivas e central com myHonda Connect. Este, reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone. O myHonda Connect oferece um menu completo de serviços, dos quais podemos destacar: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, localização do veículo estacionado, painel de informações, rastreamento do veículo em movimento, controle geográfico, alerta de velocidade, assistência 24h, controles remotos, dados de últimas viagens, manual digital do proprietário, agendamento de serviços na concessionária, entre outros. O hatch ainda é equipado com dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, já o pacote Plus será pago e dará acesso a mais funcionalidades. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, uma vez que a Honda está oferecendo um ano de degustação aos seus clientes.



Preço

  • Honda Civic Type-R 2.0 Turbo MT – R$ 429.900




Fotos: Honda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Foton lança Aumark por R$77.900!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!