Porsche Taycan tem fila de espera de até nove meses por conta de problemas de 2022

Porsche confirma que Taycan ainda possui uma longa fila de espera, que pode chegar a nove meses; sedã elétrico foi lançado em 2019 e ainda tem boa procura



A normalidade do lançamento de um carro é que ele cause uma alta procura no seu lançamento, correto? Sim, na grande maioria das vezes. Mas não que essa seja a regra. Lançado em 2019, o Porsche Taycan vai na contramão dessa lógica. De acordo com o CEO da Porsche, Oliver Blume, o sedã ainda continua com uma procura bastante alta. E, pelo fato dele ser o primeiro elétrico da marca alemã, surpreende que os consumidores estão querendo o sedã que antecipa o futuro da marca.

Em entrevista ao Automotive News, Blume confirmou que a fila de espera pelo Taycan ainda é muito grande, ao ponto de ter filas de espera que variam de seis a nove meses em alguns mercados. Em 2022, a marca vendeu, globalmente, 34.801 unidades do Taycan (nas carroceria sedã e Sport Turimo/Cross Turismo). O motivo dessa fila de espera tem certa explicação. Ano passado, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, a Porsche teve que suspender toda a produção do elétrico por várias semanas.

O motivo? "Cem por cento de todos os chicotes para a Taycan vieram da Ucrânia", destacou Blume. A crise dos semicondutores também foi outro fator que atrasou a produção do Taycan e criou as filas de espera. Tanto que, em 2022, as quase 35 mil unidades vendidas em todo mundo representaram uma queda de 16% em relação a produção de 2021. Em 2023, com menores problemas para gerenciar, a Porsche espera produzir cerca de 40.000 unidades em 2023 a fim de recuperar não só a fila de espera como a chegada de novos pedidos.

"Temos um banco de pedidos muito forte, uma entrada de pedidos muito forte neste momento. Mas temos que administrar a escassez da cadeia de abastecimento", disse o CFO Porsche Lutz Meschke, também em entrevista ao Automotive News. No final do ano passado, a Porsche comemorou a marca de 100.000 unidades produzidas do elétrico, que atualmente é feito em Zuffenhausen na Alemanha. A alemã prepara uma mudança de meia-vida para a dupla Taycan e Taycan Cross Turismo/Sport Turismo.

O lançamento deve ocorrer em alguns meses, porque o elétrico já roda com camuflagens em testes, na Europa. Visualmente, o Taycan deve receber mudanças sutis. São esperados que o sedã venha com novo layout interno dos faróis (que virão com tecnologia LED Matrix, que virão com quatro luzes menores de LED que afirmam iluminar objetos a 600 metros), além de mudanças no para-choque dianteiro, que deve perder o equipamento em plástico preto na dianteira, que é conectado aos faróis. Na traseira, as mudanças perceptíveis até o momento é que o sedã venha com novo para-choque traseiro com saídas de ar nas extremidades.

As lanternas também deve ter um novo layout. No interior, as mudanças ficam por conta de quadro de instrumentos digital com tela curva de 16,8 polegadas, além de uma nova central multimídia com tela de 10,9 polegadas. Uma terceira tela deve aparecer no painel, de 8,4 polegadas. Mecanicamente, o sedã vai trazer evoluções, principalmente relacionado a bateria, que terá maior alcance. O lançamento estreia entre o final de 2023 e o início de 2024.



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Primeira Quinzena, agosto de 2023: Ford Ranger avança e SUVs chineses surgem no Top 50

Lynk & Co revela mais um teaser do 10 EM-P na China, em testes finais de desenvolvimento

Hyundai revela primeiro teaser do reestilizado Ioniq 6 com a inédita versão esportiva N

GMW revela mais alguns teaser do Tank 300 nas redes e mais detalhes sobre o SUV surgem

Mercedes-Benz lança o novo EQA no Brasil, que estreia com melhorias e por R$ 399.900

Fábrica da Tesla no México tinha conseguido autorizações para construção, mas...