Porsche Taycan tem fila de espera de até nove meses por conta de problemas de 2022

Porsche confirma que Taycan ainda possui uma longa fila de espera, que pode chegar a nove meses; sedã elétrico foi lançado em 2019 e ainda tem boa procura



A normalidade do lançamento de um carro é que ele cause uma alta procura no seu lançamento, correto? Sim, na grande maioria das vezes. Mas não que essa seja a regra. Lançado em 2019, o Porsche Taycan vai na contramão dessa lógica. De acordo com o CEO da Porsche, Oliver Blume, o sedã ainda continua com uma procura bastante alta. E, pelo fato dele ser o primeiro elétrico da marca alemã, surpreende que os consumidores estão querendo o sedã que antecipa o futuro da marca.

Em entrevista ao Automotive News, Blume confirmou que a fila de espera pelo Taycan ainda é muito grande, ao ponto de ter filas de espera que variam de seis a nove meses em alguns mercados. Em 2022, a marca vendeu, globalmente, 34.801 unidades do Taycan (nas carroceria sedã e Sport Turimo/Cross Turismo). O motivo dessa fila de espera tem certa explicação. Ano passado, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, a Porsche teve que suspender toda a produção do elétrico por várias semanas.

O motivo? "Cem por cento de todos os chicotes para a Taycan vieram da Ucrânia", destacou Blume. A crise dos semicondutores também foi outro fator que atrasou a produção do Taycan e criou as filas de espera. Tanto que, em 2022, as quase 35 mil unidades vendidas em todo mundo representaram uma queda de 16% em relação a produção de 2021. Em 2023, com menores problemas para gerenciar, a Porsche espera produzir cerca de 40.000 unidades em 2023 a fim de recuperar não só a fila de espera como a chegada de novos pedidos.

"Temos um banco de pedidos muito forte, uma entrada de pedidos muito forte neste momento. Mas temos que administrar a escassez da cadeia de abastecimento", disse o CFO Porsche Lutz Meschke, também em entrevista ao Automotive News. No final do ano passado, a Porsche comemorou a marca de 100.000 unidades produzidas do elétrico, que atualmente é feito em Zuffenhausen na Alemanha. A alemã prepara uma mudança de meia-vida para a dupla Taycan e Taycan Cross Turismo/Sport Turismo.

O lançamento deve ocorrer em alguns meses, porque o elétrico já roda com camuflagens em testes, na Europa. Visualmente, o Taycan deve receber mudanças sutis. São esperados que o sedã venha com novo layout interno dos faróis (que virão com tecnologia LED Matrix, que virão com quatro luzes menores de LED que afirmam iluminar objetos a 600 metros), além de mudanças no para-choque dianteiro, que deve perder o equipamento em plástico preto na dianteira, que é conectado aos faróis. Na traseira, as mudanças perceptíveis até o momento é que o sedã venha com novo para-choque traseiro com saídas de ar nas extremidades.

As lanternas também deve ter um novo layout. No interior, as mudanças ficam por conta de quadro de instrumentos digital com tela curva de 16,8 polegadas, além de uma nova central multimídia com tela de 10,9 polegadas. Uma terceira tela deve aparecer no painel, de 8,4 polegadas. Mecanicamente, o sedã vai trazer evoluções, principalmente relacionado a bateria, que terá maior alcance. O lançamento estreia entre o final de 2023 e o início de 2024.



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok