Toyota muda da água para o vinho no discurso de elétricos após desmontar um Tesla Model Y

Toyota se espanta com a forma de como o Tesla Model Y é produzido, ao desmontar um; japonesa confirma que vai desenvolver plataforma dedicada aos elétricos



Líder dos modelos híbridos, a Toyota se viu por muito tempo congelada na ideia de criar um modelo elétrico. Depois de ser uma marca que inovou na década de 1990 com o Prius, um híbrido, a japonesa se vê na iminência de abandonar sua inovação em favor da criação de outras marcas, em especial, à Tesla. Considerada como uma das marcas que promoveram os elétricos, a Toyota confirmou que adquiriu uma unidade do SUV elétrico e desmontou o carro.

E, para a surpresa dos japonesas, a reação foi um espanto. Aplicando a engenharia reversa, a Toyota elogiou publicamente a forma de como a Tesla criou uma plataforma dedicada para carros elétricos. “Tirar a pele do Model Y, foi realmente uma obra de arte. É inacreditável.", disse um engenheiro que participou da desmontagem do Y, em entrevista ao Automotive News. "É uma filosofia de fabricação totalmente diferente", destacou outro engenheiro. "Precisamos de uma nova plataforma projetada para EV novinha em folha", disse um executivo que participou da experiência.

A Toyota também observou o uso de mangueiras mais simples e mais baratas de produzir, uma vez que os carros elétricos não precisam de uma refrigeração muito grande, diferente dos modelos a combustão. Só em mangueiras, foi confirmada que pode se economizar 100kg no peso e US$ 25 por carro produzido. A Toyota, que conta com a plataforma modular e-TNGA para seus elétricos da linha bZ, bZ4X e bZ3, terá que criar uma nova plataforma – e não a adaptação da plataforma TNGA para modelos elétricos.

O problema disso tudo é que a Toyota está muito atrasada em seu plano de elétricos, em voga que a empresa terá que criar uma nova plataforma antes. “Podemos mudar nossa situação de fabricação, que é uma espécie de obstáculo para o futuro? Temos que planejar os próximos 20 anos, não apenas os próximos cinco, e garantir que os veículos certos estejam no lugar certo e na hora certa.”, adicionou um executivo ao site americano.

 Recentemente, a Toyota Group confirmou que o papel maior da eletrificação da marca virá da Lexus, que tem a missão de atingir 1 milhão de carros elétricos por ano até meados de 2030, se transformando em puramente elétrica até 2035 – ano em que a Toyota também precisará ser puramente elétrica, ao menos na Europa. "A Lexus terá um papel de liderança nisso. Esta não é uma guinada para os carros elétricos a bateria", destacou o CEO da Toyota, Koji Sato, em entrevista para a agência de notícias.

"A nova equipe do próximo presidente Sato tem a missão de transformar a Toyota em uma empresa de mobilidade. Ele tem jovens companheiros de mentalidade semelhante. Espero que esta nova equipa ultrapasse os limites que não posso ultrapassar.", adicionou Sato. De acordo com Akio Toyoda, ex-Presidente e neto do fundador da Toyota, a japonesa foi pioneira na popularização dos carros híbridos com o Prius e foi se expandindo para toda a linha – narrativa que a Toyota sempre usou contra os carros elétricos.



Fotos: Toyota e Lexus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD revela teaser do Song Ultra EV para a China e confirma SUV com motores elétricos

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

BYD revela as primeiras imagens teaser de um novo SUV de grande porte, em sketch

Audi revela primeiro teaser dos novos RS5 Sedan e RS5 Avant como substitutos da RS4

Ford convoca um recall que envolve unidades do Mustang GT com falha em calibração de módulo

Volkswagen revela as primeiras imagens teaser de mais uma nova reestilização do Atlas

Audi apresenta o novo Q7 na Europa, que estreia segunda reestilização com até 507cv

Arcfox mostra as primeiras imagens oficiais em teaser da sua nova minivan, a Wendao V9

Mercedes-Benz revela plano estratégico para 2026 e 2027, com 30 lançamentos, em teaser

Zeekr revela novas imagens teaser do 8X e confirma dura bateria de testes de 30.000km