Atual geração do Jeep Cherokee sai de linha oficialmente e abre hiato até sexta geração

Jeep confirma oficialmente o fim de linha da atual geração do Cherokee, que deixa de ser produzido depois de 10 anos de mercado, após estreia em 2013



A Jeep confirmou oficialmente o fim de linha da quinta geração do Cherokee, que foi apresentado no Salão do Automóvel de Nova Iorque de 2013, ou seja, recém completou dez anos da sua estreia. O SUV grande da marca se tornou uma das gerações mais icônicas do Cherokee por conta do design bem ousado dessa geração, trazendo faróis divididos em dois andares. Depois disso, ele ganhou uma reestilização em 2018 e seguiu em linha até este ano.

O fim de linha aconteceu no final de fevereiro de 2023 e foi confirmado pela Jeep. De acordo com informações, a produção “estava paralisada desde o final de fevereiro e a produção do Cherokee 2023 terminou quando a fábrica estava paralisada”. A Jeep, no entanto, confirmou que existe uma solução para a unidade fabril de Belvidere, Illinois, nos Estados Unidos. “Temos planos para aquele veículo importante nesse importante segmento. Os detalhes serão revelados no devido tempo.”, destacou a marca norte-americana.

A crise na produção do Cherokee se tornou mais grave de 2021 para 2022, onde a Jeep passou de 80.000 para 40.000 unidades, uma perda gigante de 50% nas vendas. Só nos primeiros meses de 2023, as vendas ainda tiveram um tropeço de 61% nas vendas. Enquanto isso, a fábrica de Belvidere deve ficar fechada todo esse ano de 2023, de acordo com informações do site The Drive. Com isso, cerca de 1.350 funcionários devem ser demitidos, pelo menos da linha de produção – isso porque alguns deles devem ser integrados em outras partes da empresa.

“Estamos todos profundamente irritados com a decisão da Stellantis de desativar a fábrica de montagem de Belvidere sem um plano para produtos futuros. Existem muitas plataformas de veículos importadas de outros países que poderiam ser construídas em Belvidere com habilidade e qualidade pelos membros do UAW em Belvidere. A transição para a eletrificação também cria oportunidades para novos produtos. Empresas como a Stellantis recebem milhares de milhões em incentivos governamentais para fazerem a transição para energias limpas. É um insulto a todos os contribuintes que não estejam investindo esse dinheiro de volta em nossas comunidades.”, disse Cindy Estrada, Vice-Presidente do UAW e Diretora do Departamento da Stellantis ao The Drive.

Um substituto do Cherokee já está no forno e não se sabe se a unidade de Belvidere vai ser a responsável pela produção. “Até o momento, a Stellantis confirmou apenas que uma nova geração vai nascer. A marca Jeep está totalmente empenhada em ampliar a sua presença no segmento de SUVs médios, um dos maiores do mundo. A marca anunciou recentemente o lançamento de dois novos SUVs de médio porte totalmente elétricos que iniciarão a produção em 2024. Faremos um anúncio sobre a próxima geração do Jeep Cherokee oportunamente. Todos os veículos da marca Jeep oferecerão uma variante eletrificada até 2025, incluindo quatro veículos com emissão zero na América do Norte e na Europa.”, confirmou o grupo ao Jalopnik.



Fotos: Jeep / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio