Designer da Volkswagen confirma que desenhar compactos é mais difícil que superesportivos

Chefe de Design da Volkswagen, Andreas Mindt, confirma que desenhar compactos é muito mais difícil que desenhar superesportivos como os carros da Bentley



Desde de saiu da Bentley para cumprir função na Volkswagen, Andreas Mindt, atual Chefe de Design da Volkswagen e ex-Chefe de Design da Bentley, confirmou como é difícil a tarefa de desenhar um modelo que nascerá como um compacto, como foi a tarefa com o Volkswagen ID.2all Concept, apresentado em março deste ano. O executivo confirmou a informação durante entrevista no lançamento do ID.2all Concept, após assumir oficialmente o cargo máximo de design da Volkswagen, em fevereiro.

“Quando trabalhei na Bentley, era um trabalho fácil. Fiz o Batur baseado no Continental GT e isso foi incrível – é muito fácil de fazer porque é baixo, largo e tem um capô longo. É fácil. É como marcar um pênalti no futebol sem goleiro. É fácil de fazer. Muitas pessoas pensam que os designers de hipercarros são gênios, mas é tão fácil de fazer.”, destacou Mindt em entrevista ao Top Gear. De acordo com o executivo, o projeto do ID.2all Concept foi todo finalizado em meados de seis semanas.

“Para fazer um carro pequeno como o ID.2all é preciso trabalhar muito e as pessoas não entendem isso. É mais difícil projetar. Quando você olha para coisas como o Fiat Panda – esses são os designers geniais aos meus olhos, não aqueles que fazem hipercarros. Não quero machucar ninguém, mas conheço os dois lados disso.”, destacou Mindt. Um dos motivos é que o desenvolvimento de um carro compacto envolve uma série de pontos que precisam ser levados em consideração. O maior deles é desenhar o carro pensando no custo de produção.

Um super ou hiperesportivo não tem essas limitações. Um carro que briga para ser acessível como é o caso do ID.2all Concept, que aparece em sua versão de produção em meados de 2025 como o elétrico mais acessível da marca. Para isso, linhas precisam ser atenuadas, enquanto o design tem que ser mais simples (não pode ter faróis e lanternas muito elaboradas) e tudo deve ser lançado em conta, exatamente como Mindt destacou na entrevista. Uma constatação que, quando bem pensada, parece até óbvia.



Fotos: Volkswagen e Bentley / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos